quinta-feira, 23 de junho de 2011

ENCONTRO ANUAL

ENCONTRO ANUAL DE
SECRETÁRIAS & ASSISTENTES
Reunimos neste evento tudo o que você precisa para garantir mais produtividade, assertividade e agilidade nas suas tarefas do dia-a-dia.

De 18 de agosto de 2011 a 20 de agosto de 2011

http://www.informagroup.com.br/pt/event/list/sector_id/25

EVENTO

Gerenciamento de Múltiplas Tarefas para Secretárias

O mercado exige novas, eficientes e múltiplas responsabilidades no gerenciamento de: escritório, carreira, liderança, qualidade de vida, recepção de executivos, criatividade ,inovação e pessoas
De 21 de julho de 2011 a 22 de julho de 2011
Clique aqui para baixar esse arquivo http://www.informagroup.com.br/pt/event/show/id/1495/evento/LZ0712311

SEMINARIO DESIGUALDADES RACIAIS NOBRASIL E IMPACTOS NA EDUCAÇÃO

Apresentação e lançamento do RELATÓRIO ANUAL DAS DESIGUALDADES RACIAIS NO BRASIL
Data: 28/06/2011
Local: Auditório da Faculdade de Direito – UFRGS, Av.João Pessoa,80
Horário: 9/12h e 13/18h
Inscrições no local

SORTEIO DE LIVRO

Participe da promoção que temos no blog.
Acesse o link abaixo e saiba mais Blog: Arte de Secretariar
Postagem: Sorteio do livro "Secretária, uma parceria de sucesso"
Link: http://blogartedesecretariar.blogspot.com/2011/05/sorteio-do-livro-secretaria-uma.html - Fabiola Luz Blog Arte de Secretariar

EVENTO

Ciclo de Debates na Força Sindical
O evento faz parte das comemorações de 20 anos da Central
O calendário do Ciclo de Debates é o seguinte:
1º de julho(das 14h às 17h) - Globalização: organização sindical internacional e atuação da Força Sindical
08 de julho (das 14h às 17h)- Evolução das Negociações Coletivas e suas Conquistas
15 de julho (das 14h às 17h) - Atuação Sindical e Formação dos Trabalhadores
22 de Julho (das 14h às 17h) - Lançamento do livro 20 anos da Força Sindical
Visite o site da Força Sindical para saber mais sobre a Central: www.fsindical.org.br
Envie seu Artigo ou Opinião sobre tema relevante nas relações de trabalho.
Informe seu cargo e anexe uma foto para publicação na coluna de Artigos e Opiniões.
Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres - Força Sindical
Maria Auxiliadora dos Santos, Secretária Nacional -
Rua Rocha Pombo, 94 - 8º andar - Liberdade - 01525-010- São Paulo - SP - Brasil
tels.: 5511-3348-9016 / 7267-6575

EVENTO

10. I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ
COMPROMISSOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO SEC XXI
PUC-PR, TOLEDO-PR, 15 a 17 de julho 2011 (inscrições até 10julho)
http://www.congresso.institutounni.com.br/fixeds/2



11. Education Forum & Annual Meeting

Submitted by iaap on Tue, 12/21/2010 - 21:58
Event Date: Sun, 07/24/2011
Location: Montreal
Hotel: Hyatt Regency Montreal
Registration: http://www.iaap-hq.org/events/conferences/efam
The Education Forum & Annual Meeting will be held July 24-27 in Montreal.



ENCONTRO ANUAL DE
SECRETÁRIAS & ASSISTENTES
Reunimos neste evento tudo o que você precisa para garantir mais produtividade, assertividade e agilidade nas suas tarefas do dia-a-dia.

De 18 de agosto de 2011 a 20 de agosto de 2011
http://www.informagroup.com.br/pt/event/list/sector_id/25

EVENTO

12ª CONFERÊNCIA SECRETÁRIA EXECUTIVA
data: 7 e 9 de outubro
Local:São Paulo

No contexto atual do mercado, a Secretária Executiva é uma profissional essencial e estratégica na estrutura corporativa de uma organização. Mais do que uma facilitadora de tarefas, é exigido das secretárias e assistentes uma posição executiva, capaz de compreender sobre os negócios da empresa e possuir uma visão analítica das informações que recebe.
Nosso objetivo é promover um evento que permita que as secretárias e assistentes executivas possam desenvolver suas habilidades e competências para atuar nos projetos estratégicos da empresa, aproveitando essa oportunidade para se atualizar e aprender com os principais executivos e especialistas no tema.

Education Forum & Annual Meeting - IAAP


Submitted by iaap on Tue, 12/21/2010 - 21:58
Event Date: Sun, 07/24/2011
Location: Montreal
Hotel: Hyatt Regency Montreal
Registration: http://www.iaap-hq.org/events/conferences/efam
The Education Forum & Annual Meeting will be held July 24-27 in Montreal.

Feedback

Uma pesquisa desenvolvida pela Missel Capacitação Empresarial revela que os gestores das empresas brasileiras estão ainda despreparados para dar retornos aos funcionários, o chamado Feedback. A pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar as dificuldades e prejuízos que sofrem as pessoas e as organizações pela baixa freqüência e qualidade da troca de informações entre gestores e profissionais, a respeito das atividades e relacionamentos no dia-a-dia do trabalho.

Uma das maiores dificuldades relatadas pelos gestores é a pouca abertura para discussão de problemas e dificuldades. O levantamento também mostrou que quase metade dos profissionais temem que possam magoar o funcionário ao darem o feedback. Segundo Simoni Missel, estudiosa no assunto há 13 anos, diretora da Missel Capacitação Empresarial e professora do MBA e Pós Graduação da ESPM, uma das vantagens do feedback é a diminuição das fofocas e a “rádio peão” porque esclarece mal-entendidos. “Além disso, favorece a reflexão e estimula a análise frequente das situações, estimula o aprendizado individual e a percepção dos pontos fortes e das oportunidades de melhorias no desempenho”.

A ferramenta também auxilia a comunicação no setor, a motivação e interação da equipe, o conhecimento mercadológico e até o planejamento no dia-a-dia. Os relatos de gerentes e diretores que participaram da pesquisa realizada pela Missel Capacitação Empresarial, mostram que muitos líderes organizacionais gestores já descobriram a técnica do feedback como ferramenta de gestão para o aperfeiçoamento de profissionais.

Na opinião destes gestores, os resultados no dia-a-dia do trabalho são evidentes permitindo que sejam modificadas a maneira de encarar e lidar com assuntos e ideias, e permitindo também trabalhar com mais empenho na busca de melhores resultados. Os dados fornecidos pela pesquisa revelam que praticamente a totalidade (99%) destes gestores e executivos concordam que o feedback é uma forte ferramenta de motivação e aumento da produtividade dos funcionários.

Porém, um dado que chamou a atenção é que pouco mais da metade dos entrevistados (53%) afirmam que quando recebem feedback positivo, sentem que o elogio lhes deixa mais motivado. Muito aplicado hoje para aperfeiçoar as competências interpessoais, indispensáveis à carreira dos profissionais no mundo corporativo e para alcançar a excelência na performance, “o feedback on the job” tem se apresentado como uma das ferramentas mais potentes na mudança de comportamento.

Esta técnica, quando fornecida pelos gerentes e diretores das organizações, visa orientar e encorajar os profissionais a melhorar, continuar ou desenvolver determinadas atitudes por meio da informação específica de seu desempenho. “O sucesso ou o fracasso do feedback está diretamente relacionado com a forma de como este é dado. Cabe ao gestor construir seus alicerces, de forma que a equipe perceba os retornos como algo positivo e reconheça-o como uma prática que pode contribuir muito para a melhoria de desempenho. Competências específicas para o sucesso da técnica precisam ser desenvolvidas pelos líderes das organizações”, comenta Simoni.

Sobre a pesquisa
Dos 237 profissionais em cargos de liderança pesquisados, constatou-se que aqueles considerados “geração Y”, com menos de 30 anos, estão menos preparados quanto as habilidades exigidas para um feedback efetivo, do que os líderes de 31 a 45 anos ou com mais de 45. As habilidades menos desenvolvidas pelos “Y” foram:

• Escolha de hora e local: que se refere à agilidade em que o retorno deve ser dado e ao local apropriado para isto. As críticas nunca devem ser feitas em público.

• Abordagem específica: mostra que o feedback eficiente apresenta exemplos claros e compreensíveis, sem ter que ficar levantando suposições.

• Foco em comportamento: concentrando-se apenas em comportamentos específicos que podem ser analisados e mensurados.

• Capacidade de ouvir: consiste em encorajar a outra pessoa a expressar o seu ponto de vista e então escutar atentamente o que ela diz.

Profissionais com 45 anos ou mais, apresentaram a melhor performance nas habilidades requeridas para a prática do feedback bem sucedido. Descrição dos sentimentos é outra habilidade necessária para esta prática. No ranking das competências ficou classificada em último lugar (10º), com média de 6,78, identificada como a habilidade de maior dificuldade dos líderes pesquisados.

É importante considerar, que a menor pontuação corresponde a gestores de 31 a 45 anos, com média de 5,9, seguida dos gestores até os 30 anos, com média de 6,2 e dos quarentões com média de
6,3. A descrição dos sentimentos é uma competência que pode ser difícil para gerentes e executivos com restrições em demonstrarem o que sentem. Os sentimentos além de serem importantes, são poderosos e impactantes quando combinamos com uma mensagem de feedback.

“Foco em comportamento” foi a 9ª classificada das 10 habilidades, com média de 6,85, considerada abaixo da média, demonstrando a limitação apresentada pelos gestores em fornecer feedbacks focados em comportamentos específicos. Feedback equilibrado, corresponde ao equilíbrio entre o retorno positivo e o corretivo. Muitos gerentes não conseguem equilibrar os dois tipos, preferindo dar o corretivo.

Segundo dados da pesquisa, esta habilidade classificou-se em 1º lugar, tanto para homens como para as mulheres, com média de 8,47 e 8,21 respectivamente. Os diversos métodos de como lidar com as pessoas muitas vezes dificulta a aplicação destas ferramentas e até desestimula líderes, que percebem nas pessoas o principal valor da companhia, o mais complexo de ser desenvolvido. Transformações radicais nas atividades dos executivos obrigam gestores de áreas essencialmente técnicas como engenharia, informática, medicina, logística, contabilidade, vendas, além de muitas outras, a buscarem
aperfeiçoamento na gestão das pessoas para reter e gerenciar melhor seus colaboradores.

Esta preocupação em relação a necessidade de aperfeiçoamento na gestão das pessoas já ultrapassou as paredes do departamento de recursos humanos e agora atinge todos os setores e gestores das empresas, de uma forma ou de outra. As áreas já não delimitam relacionamentos, e para alcançar
resultados através das pessoas é explícito que todos desenvolvam habilidades de comunicação. Se não recebem um retorno apropriado as pessoas tendem a criar problemas no trabalho e a empresa perde tempo e dinheiro tentando resolvê-los.

Por outro lado, com um feedback adequado as pessoas tendem a fazer as coisas que os livros sobre produtividade tentam ensinar. Ganha quem se antecipa a estas necessidades e descobre as melhores ferramentas a serem aplicadas no ambiente de trabalho.

Simoni Missel (Diretora de treinamento da Missel Capacitação Empresarial, Presidente da Associação Gaúcha de Desenvolvimento de Carreira (AGDC). É consultora de carreira com formação em Psicologia (PUCRS), MBA Executivo (ESPM) e Coach Executiva e Mestranda em Psicologia. Colaborou Marcelo Matusiak.

Fonte: http://br.hsmglobal.com

Abertas inscrições para o 16º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal

O concurso estimula a implementação, em órgãos do governo federal, de experiências de gestão capazes de contribuir para a melhoria dos serviços públicos
Tamanho do texto:
Por Diego Rocha , MEC
Estão abertas até 5 de agosto as inscrições para o 16º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal. Idealizado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o concurso premiará as dez melhores práticas inovadoras apresentadas.
O concurso estimula a implementação, em órgãos do governo federal, de experiências de gestão capazes de contribuir para a melhoria dos serviços públicos. Outra meta é disseminar soluções que inspirem ou sirvam de referência ao avanço da capacidade de governo. Podem participar equipes de servidores de órgãos e entidades do Poder Executivo federal e de organizações sociais que atuem de forma criativa em novos processos de gestão.
Os projetos inscritos devem estar em vigência, apresentar resultados já mensurados e contar com no mínimo um ano de implementação até o fim do período de inscrições. Estão impedidas de concorrer iniciativas premiadas em edições anteriores.
Os vencedores farão visitas técnicas a países como França, Alemanha e Noruega. Poderão conhecer também nações da África e da América do Sul. Além disso, participarão de cursos da Enap, ganharão assinatura da Revista do Serviço Público e terão os relatos publicados em livro. Por fim, receberão certificado e o Selo Inovação.
O 16º Concurso Inovação na Gestão Pública Federal é uma parceria da Enap com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão e tem o apoio da Embaixada da França, da Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e da Embaixada da Noruega.
O regulamento, o manual de orientações e a ficha de inscrição estão na página eletrônica da Enap.

Siga os posts do Administradores no Twitter: @admnews.

EMPLEO - ARGENTINA

EL ROL DE LAS SECRETARIAS SE COTIZA CADA VEZ MAS ALTO

Por MARIANA PERNAS
ESPECIAL PARA CLARIN

Además de asistir a los ejecutivos manejan información sensible y confidencial. Algunas llegan a cobrar sueldos de hasta $ 9000.

Muchas de ellas ya no suelen asistir a un solo jefe, tienen más responsabilidades y cada vez se les exige mayor formación profesional. Quizá por esto, y porque también siguen siendo la persona de confianza con manejo de información confidencial, las secretarias en particular, aquellas de más experiencia pueden llegar a cobrar sueldos muy cercanos al de un jefe o al de un profesional altamente especializado.

"Es un puesto que tradicionalmente se paga bien, sobre todo en los niveles de secretarias bilingües de Dirección, donde el idioma desempeña una herramienta fundamental", señala Valeria Bohórquez, analista de la consultora Mercer. "Más allá de su formación, es clave su rol sobre todo en puestos altos, ya que se desempeñan como asistentes de los principales ejecutivos de las empresas", añadió la especialista.

"El profesionalismo y la confianza son centrales en este tipo de perfiles. Y eso se paga, agrega. Una secretaria de Dirección, por ejemplo, cobra un salario de $ 9000, que equivale a la remuneración de un nivel de jefatura o de un profesional muy especializado de las áreas de Finanzas o Recursos Humanos. Es que se trata de un puesto muy valorado."

Según el relevamiento de Mercer, una secretaria ejecutiva bilingüe tiene una remuneración mensual base de $ 8.978, en tanto que una secretaria de Dirección (también bilingüe) gana mensualmente $ 6.651 y una asistente sin dominio de idioma percibe $ 4.060 de sueldo base.

La encuesta de Mercer revela que en las compañías del mercado general, el puesto de secretaria recibió hasta mediados de año un aumento salarial que varió entre el 18% y 20%, solo un 2% por encima del promedio para el resto del personal. "Y se que las empresas cierren la segunda mitad del 2010 con un aumento adicional del 5%", expresa Bohórquez.

Al momento de compensar, lo que más se valora de una asistente ejecutiva además del dominio de un idioma como el inglés es el profesionalismo y la confianza, "ya que se trata de una persona que cuenta con información valiosa de la empresa y de sus ejecutivos", señala la analista de Mercer.

Las secretarias cobran mejores sueldos en las empresas de consumo masivo, petróleo y banca, principalmente, se caracterizan por haber otorgado este año importantes ajustes de convenio, algo que suele repercutir en los aumentos que luego se aplican al personal fuera de convenio, como es el caso de las secretarias.

El sector bancario, por caso, este año obtuvo para su personal dentro de convenio un ajuste del 21,6%; el sector de seguros, un aumento del 20%; petróleo, del 22,5%; y la farmaceútica, un 20,3%.

Bonos y compensaciones

En la mayoría de las empresas, las secretarias reciben los mismos beneficios que los puestos de staff. Los más comunes son el seguro de vida, equivalente a 24 salarios que en la Argentina otorga casi el 70% de las empresas y el plan médico, a cargo de la empresa, para todo el grupo familiar. "En algunos casos también reciben préstamos personales a tasa subsidiada y asistencia para el almuerzo", acota la analista de Mercer.

Los programas de bonos tienen igual comportamiento para este puesto ya que a medida que se extienden a la mayor parte de la dotación también los perciben las secretarias. Con excepción de las asistentes de nivel junior, la encuesta de Mercer reveló que cobran un bono anual que oscila entre el 8% y el 10% del salario base anual. "Esto representa, en general, un bono con un valor algo mayor a un sueldo", concluyó Bohórquez.

06 de enero de 2011
http://www.mundodesecretarias.com.ar/noticias_libros.php?subaction=showfull&id=1265764612&archive=&start_from=&ucat=4&

Os temores de dar e receber Feedback

Uma pesquisa desenvolvida pela Missel Capacitação Empresarial revela que os gestores das empresas brasileiras estão ainda despreparados para dar retornos aos funcionários, o chamado Feedback. A pesquisa foi realizada com o objetivo de investigar as dificuldades e prejuízos que sofrem as pessoas e as organizações pela baixa freqüência e qualidade da troca de informações entre gestores e profissionais, a respeito das atividades e relacionamentos no dia-a-dia do trabalho.

Uma das maiores dificuldades relatadas pelos gestores é a pouca abertura para discussão de problemas e dificuldades. O levantamento também mostrou que quase metade dos profissionais temem que possam magoar o funcionário ao darem o feedback. Segundo Simoni Missel, estudiosa no assunto há 13 anos, diretora da Missel Capacitação Empresarial e professora do MBA e Pós Graduação da ESPM, uma das vantagens do feedback é a diminuição das fofocas e a “rádio peão” porque esclarece mal-entendidos. “Além disso, favorece a reflexão e estimula a análise frequente das situações, estimula o aprendizado individual e a percepção dos pontos fortes e das oportunidades de melhorias no desempenho”.

A ferramenta também auxilia a comunicação no setor, a motivação e interação da equipe, o conhecimento mercadológico e até o planejamento no dia-a-dia. Os relatos de gerentes e diretores que participaram da pesquisa realizada pela Missel Capacitação Empresarial, mostram que muitos líderes organizacionais gestores já descobriram a técnica do feedback como ferramenta de gestão para o aperfeiçoamento de profissionais.

Na opinião destes gestores, os resultados no dia-a-dia do trabalho são evidentes permitindo que sejam modificadas a maneira de encarar e lidar com assuntos e ideias, e permitindo também trabalhar com mais empenho na busca de melhores resultados. Os dados fornecidos pela pesquisa revelam que praticamente a totalidade (99%) destes gestores e executivos concordam que o feedback é uma forte ferramenta de motivação e aumento da produtividade dos funcionários.

Porém, um dado que chamou a atenção é que pouco mais da metade dos entrevistados (53%) afirmam que quando recebem feedback positivo, sentem que o elogio lhes deixa mais motivado. Muito aplicado hoje para aperfeiçoar as competências interpessoais, indispensáveis à carreira dos profissionais no mundo corporativo e para alcançar a excelência na performance, “o feedback on the job” tem se apresentado como uma das ferramentas mais potentes na mudança de comportamento.

Esta técnica, quando fornecida pelos gerentes e diretores das organizações, visa orientar e encorajar os profissionais a melhorar, continuar ou desenvolver determinadas atitudes por meio da informação específica de seu desempenho. “O sucesso ou o fracasso do feedback está diretamente relacionado com a forma de como este é dado. Cabe ao gestor construir seus alicerces, de forma que a equipe perceba os retornos como algo positivo e reconheça-o como uma prática que pode contribuir muito para a melhoria de desempenho. Competências específicas para o sucesso da técnica precisam ser desenvolvidas pelos líderes das organizações”, comenta Simoni.

Sobre a pesquisa
Dos 237 profissionais em cargos de liderança pesquisados, constatou-se que aqueles considerados “geração Y”, com menos de 30 anos, estão menos preparados quanto as habilidades exigidas para um feedback efetivo, do que os líderes de 31 a 45 anos ou com mais de 45. As habilidades menos desenvolvidas pelos “Y” foram:

• Escolha de hora e local: que se refere à agilidade em que o retorno deve ser dado e ao local apropriado para isto. As críticas nunca devem ser feitas em público.

• Abordagem específica: mostra que o feedback eficiente apresenta exemplos claros e compreensíveis, sem ter que ficar levantando suposições.

• Foco em comportamento: concentrando-se apenas em comportamentos específicos que podem ser analisados e mensurados.

• Capacidade de ouvir: consiste em encorajar a outra pessoa a expressar o seu ponto de vista e então escutar atentamente o que ela diz.

Profissionais com 45 anos ou mais, apresentaram a melhor performance nas habilidades requeridas para a prática do feedback bem sucedido. Descrição dos sentimentos é outra habilidade necessária para esta prática. No ranking das competências ficou classificada em último lugar (10º), com média de 6,78, identificada como a habilidade de maior dificuldade dos líderes pesquisados.

É importante considerar, que a menor pontuação corresponde a gestores de 31 a 45 anos, com média de 5,9, seguida dos gestores até os 30 anos, com média de 6,2 e dos quarentões com média de
6,3. A descrição dos sentimentos é uma competência que pode ser difícil para gerentes e executivos com restrições em demonstrarem o que sentem. Os sentimentos além de serem importantes, são poderosos e impactantes quando combinamos com uma mensagem de feedback.

“Foco em comportamento” foi a 9ª classificada das 10 habilidades, com média de 6,85, considerada abaixo da média, demonstrando a limitação apresentada pelos gestores em fornecer feedbacks focados em comportamentos específicos. Feedback equilibrado, corresponde ao equilíbrio entre o retorno positivo e o corretivo. Muitos gerentes não conseguem equilibrar os dois tipos, preferindo dar o corretivo.

Segundo dados da pesquisa, esta habilidade classificou-se em 1º lugar, tanto para homens como para as mulheres, com média de 8,47 e 8,21 respectivamente. Os diversos métodos de como lidar com as pessoas muitas vezes dificulta a aplicação destas ferramentas e até desestimula líderes, que percebem nas pessoas o principal valor da companhia, o mais complexo de ser desenvolvido. Transformações radicais nas atividades dos executivos obrigam gestores de áreas essencialmente técnicas como engenharia, informática, medicina, logística, contabilidade, vendas, além de muitas outras, a buscarem
aperfeiçoamento na gestão das pessoas para reter e gerenciar melhor seus colaboradores.

Esta preocupação em relação a necessidade de aperfeiçoamento na gestão das pessoas já ultrapassou as paredes do departamento de recursos humanos e agora atinge todos os setores e gestores das empresas, de uma forma ou de outra. As áreas já não delimitam relacionamentos, e para alcançar
resultados através das pessoas é explícito que todos desenvolvam habilidades de comunicação. Se não recebem um retorno apropriado as pessoas tendem a criar problemas no trabalho e a empresa perde tempo e dinheiro tentando resolvê-los.

Por outro lado, com um feedback adequado as pessoas tendem a fazer as coisas que os livros sobre produtividade tentam ensinar. Ganha quem se antecipa a estas necessidades e descobre as melhores ferramentas a serem aplicadas no ambiente de trabalho.

Simoni Missel (Diretora de treinamento da Missel Capacitação Empresarial, Presidente da Associação Gaúcha de Desenvolvimento de Carreira (AGDC). É consultora de carreira com formação em Psicologia (PUCRS), MBA Executivo (ESPM) e Coach Executiva e Mestranda em Psicologia. Colaborou Marcelo Matusiak.

Fonte: http://br.hsmglobal.com

Pela primeira vez, mulher presidirá o Parlamento português

Depois de rejeitar Fernando Nobre, deputados elegem Assunção Esteves

Esteves, ex-integrante da Corte Constitucional e deputada por Lisboa, foi eleita já no primeiro turno, com 186 votos, de um total de 230. (Francisco Leong / AFP)
A social-democrata Assunção Esteves, de 54 anos, se tornará a primeira mulher a presidir o Parlamento de Portugal. Esteves, ex-juíza da Corte Constitucional e deputada por Lisboa, obteve o voto de 186 parlamentares, de um total de 230. Ela sucederá ao socialista Jaime Gama, que tinha sido reeleito em outubro de 2009, com 204 votos.
Em Portugal, o presidente do Parlamento pertence tradicionalmente ao partido vencedor das eleições legislativas, neste caso o Partido Social Democrata (PSD), de centro-direita. É ele - ou, no caso, ela - quem substitui o presidente, se o poder ficar vago.
A votação - O PSD havia proposto, originalmente, o nome de Fernando Nobre para o cargo. Mas, o candidato não obteve os votos suficientes em duas eleições consecutivas, o que beneficiou Assunção. Ela foi, então, apresentada pela legenda como uma candidata alternativa.
Ao contrário do que ocorreu na segunda-feira, quando o Parlamento rejeitou a liderança de Nobre, Assunção recebeu os votos favoráveis do partido CDS-PP, parceiro governamental do PSD. A sigla não havia chegado a um consenso sobre a candidatura de Nobre.
Histórico - O PSD venceu as eleições legislativas antecipadas de 5 de junho em Portugal com 38,65% dos votos. Com isso, a legenda conquistou 108 das 230 cadeiras do Parlamento, contra 74 do Partido Socialista. O premiê apontado, como de costume, foi o líder do partido vencedor, Pedro Passos Coelho.
(Com agências EFE e France-Presse)
Tags: assunção esteves, parlamento, portugal.

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/mulher-presidira-o-parlamento-pela-primeira-vez-em-portugal

I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ PUC-TOLEDO-PR

FAQ - perguntas frequentes
Até quando posso me inscrever no evento?
Até o prazo limite de 10/07/2011.

Até quando posso inscrever trabalhos?
Até 31/05/2011. Prorrogado para 20.06.2011

O que faço primeiro: a inscrição do evento ou do trabalho?
Para apresentar trabalho no evento é necessário estar inscrito no Congresso. Então faça primeiro a inscrição no Congresso.

Como faço a inscrição no Congresso?
A inscrição no Congresso pode ser feita, preenchendo o formulário de inscrição. Após a escolha dos cursos, escolha a opção de pagamento e clique em imprimir ou salvar os dados da inscrição. Somente depois clique em confirmar sua inscrição. Se optar por depósito bancário, ao imprimir a inscrição, constará os dados da conta para depósito.

Quando posso enviar os resumos?
Pode enviar os resumos após fazer sua inscrição no Congresso.

Como saberei se meu trabalho foi aceito?
Os inscritos no Congresso que submeterem trabalhos para avaliação receberão, via e-mail, a carta de aceite referente ao seu trabalho.

Quais são os temas que posso apresentar trabalhos?
Os temas devem estar ligados a um dos eixos temáticos do congresso que se encontram na página do evento, lembrando que os trabalhos devem estar nas normas também descritas na mesma página.

Posso me inscrever com mais de um trabalho?
Não. Cada autor pode se inscrever como primeiro autor e apresentador em um trabalho somente e numa modalidade específica e como co-autor em até 3 trabalhos.

Em qual extensão de arquivo deve estar o meu trabalho?
Em formato aberto .doc para microsoft word.

Preenchi minha ficha com um dado errado. O que fazer?
Envie um e-mail para contato@institutounni.com.br, com o título correção de dados cadastrais.

Posso retirar certificado em nome de um amigo?
Não. Só receberá certificado o inscrito presente no evento. Em hipótese alguma certificado e material serão entregues a terceiros ou coautores.

Paguei a inscrição do congresso e meu resumo não foi aceito. O valor pago será devolvido?
Não. Inscrições pagas em que os trabalhos não foram aceitos não serão devolvidos. Valores pagos indevidamente também não serão devolvidos.

Como efetuo o pagamento por depósito em conta? Quais os dados bancários?
As informações necessárias para efetivação e confirmação de pagamento estão disponíveis na página do evento Congresso.institutounni.com.br. Caso não visualize o link, segue as informações para depósito bancário:
BANCO COOPERATIVO SICREDI SA, número 748 - agência 0704 c/c 18861-1 em nome de Instituto Unni de Educação Ltda. Após o depósito envie cópia do comprovante via e-mail. Pode ser cópia digital.

Como efetuo o pagamento parcelado no cartão de crédito?
O pagamento feito por cartão de crédito é pelo sistema Pag Seguro, é só escolher a opção no momento da inscrição que você será direcionado para site do Pag Seguro e poderá fazer sua opção de pagamento.

Posso efetuar pagamento com cheque pré-datado?
Não, você pode pagar apenas com cartão de crédito, boleto ou depósito bancário.

Posso realizar o pagamento através de empenho?
Não. Esta modalidade de pagamento não pode ser realizada. Dúvidas envie e-mail para contato@institutounni.com.br

Posso me inscrever em mais de um mini-curso?
Os mini-cursos acontecem simultâneamente em horários previamente programados pela organização do evento, durante os dias do evento. A inscrição no Congresso garante um minicurso, para se inscrever em mais de um, voce deverá consultar a grade de valores. Você pode se inscrever em até dois mini-cursos.

O mini-curso está incluso no valor da inscrição?
Sim, todos os pacotes de inscrições no evento estão inclusos um mini-curso, só vale lembrar que temos dois pacotes: um com um curso e outro com dois cursos.

O minicurso tem vagas limitadas?
Sim. As vagas dos minicursos estão limitadas em 50 inscritos.

Só tenho interesse em participar de minicursos é possível?
Não. Somente inscritos no Congresso podem participar dos minicursos.

Só tenho interesse em participar das palestras, é possível?
Sim. As palestras são para um público maior de pessoas e por isto existe a possibilidade de fazer a inscrição só para as palestras. Voce pode escolher se inscrever em uma, duas ou nas tres palestras oferecidas no Congresso.

Receberei certificado se participar somente das palestras?
Sim. Será emitido um certificado para quem se inscrever nas 3 palestras.

Como faço para receber certificado se vou fazer somente uma palestra?
Quem quiser receber certificado por fazer uma palestra, deverá enviar e-mail à Organização do Congresso, contato@institutounni.com.br, solicitando o certificado.

Temos interesse em fazer as palestras e em grupo, existe uma diferença?
Sim. Para grupos de 10 pessoas e acima, o congresso oferece 10% de desconto. Todos devem fazer a inscrição nas palestras, fazer o pagamento via depósito em conta corrente e após enviar o comprovante digitalizado para o e-mail contato@institutounni.com.br, juntamente com a lista dos inscritos contendo: nome, endereço completo, área de formação, endereço de e-mail de todos os participantes do grupo.
BANCO COOPERATIVO SICREDI SA, número 748 - agência 0704 c/c 18861-1 em nome de Instituto Unni de Educação Ltda. Após o depósito envie cópia do comprovante via e-mail. Pode ser cópia digital.

Sou sócio da ACIT. Tenho desconto?
Como a ACIT é um dos nosso parceiros, todos aqueles que são sócios da ACIT tem um pacote especial, com preços diferenciados. Confira a tabela de valores. Devem enviar por e-mail, um documento que comprova ser associado ACIT, com data atualizada.

Em caso de inscrições de grupos o preço é diferente?
Sim. Para grupos de no mínimo 10 participantes os valores também são diferenciados. Confira a tabela de valores.

Sou aluno de graduação, o preço do congresso para mim é o mesmo que para os profissionais?
Não, para alunos de graduação e/ou pós graduação que apresentarem o comprovante de vínculo com a instituição de ensino superior terão os preços diferenciados também, conforme tabela de preços que aparece no momento da inscrição.

Como devo confeccionar o pôster?
As normas para apresentação de pôsteres estão disponíveis na página do Congresso.

Como será a apresentação dos trabalhos?
Os trabalhos serão apresentados na forma de Comunicação Oral e Poster.

Como será a apresentação na forma de Comunicação Oral?
O apresentador que escolher Comunicação Oral receberá um e-mail com informações sobre ensalamento. deverá fazer um poster conforme as normas e na data e hora definida apresentar seu trabalho oralmente.

Como será a apresentação na forma de Poster?
O apresentador receberá informações por e-mail, sobre o local a ser fixado seu poster.

Onde e quando serão publicados e entregues os anais?
Os Anais do evento serão publicados de forma digital (CD) e entregues junto com o credenciamento e retirada de materiais.

I CONGRESSO DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO OESTE DO PARANÁ - COMPROMISSOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO DO SEC XXI

O Evento
O 1 Congresso de Educação da Região Oeste do Paraná traz a Toledo o primeiro grande encontro da área no município. O evento reunirá palestrantes renomados nacionalmente, professores de todos os níveis, pesquisadores, profissionais e estudantes para discutir os desafios da educação no século XXI e as modificações que ela vem sofrendo ao tentar se adequar à nova linguagem utilizada pelos jovens. A comunicação acontece hoje através de várias ferramentas como a web e as mídias sociais. O desafio está em oferecer ao aluno o conhecimento utilizando essas novas formas de comunicação tão ligadas à velocidade de aprendizagem atual, e minimizar o desinteresse na metodologia tradicional de ensino. A facilidade de acesso a esses meios de comunicação ampliou os limites da criança e do adolescente dificultando assim o papel do professor no processo ensino-aprendizagem.

Venha participar você também desta grande oportunidade de crescimento profissional e pessoal!

O evento terá uma carga horária de 40h e será realizado nas dependências da PUC - Pontifícia Universidade Católica campus Toledo-PR.
SAC - Atendimento ao Congressista - (45) 3054 5631

Local: PUC - Pontíficia Universidade Católica - Campus Toledo
Av. da União, 500 - Vila Becker, Toledo - PR, 85902-550

http://www.congresso.institutounni.com.br/fixeds/2

Twitter: @cong_educação
Orkut:

IV Encontro Nacional dos Estudantes de Secretariado – ENESEC

IV Encontro Nacional dos Estudantes de Secretariado – ENESEC
IV ENESEC – TENDÊNCIAS E OPORTUNIDADES
16 a 18 de novembro de 20011
Universidade Federal de Roraima
PACOTE PROMOCIONAL PARA O
IV ENESEC clique aqui: www.ufrr.br/enesec
INSCRIÇÕES ABERTAS !!
Primeira fase das inscrições até 31/07/11
Segunda fase das inscrições a partir de 01/08/11 até o dia do evento
Inscrições de trabalhos acadêmicos até 31 de julho
contato com a equipe organizadora do ENESEC pelos
e-mails enesec@ufrr.br / enesec4@gmail.com ou pelo tel (95) 3621-3157.

LIBROS CONCURSO

CONCURSO "DE SECRETARIA A GERENTE"

Contesta a una breve encuesta y participa del sorteo del libro "De Secretaria a Gerente" del Dr. Claudio Fabián Rodríguez Agüero.

1) ¿Cuáles son tus principales miedos laborales y/o profesionales?

2) ¿Qué le demandarías o exigirías a tu jefe?

3) ¿Cuál consideras que es el principal obstáculo a la hora de pensar en tu desarrollo de carrera?

Escríbenos a contacto@mundodesecretarias.com.ar con tus respuestas y el asunto "Concurso de Secretaria a Gerente", indicando tu nombre, edad, tipo de empresa en la que trabajas (pequeña/mediana/grande, rubro o industria, etc.) y lugar donde vives.

Entre todas las concursantes sortearemos el día 30/06/11 un ejemplar del libro. Además, por el solo hecho de participar, recibirás sin cargo nuestro e-book "Curso de computación para la oficina".

¡No te pierdas la oportunidad de ganar este interesante libro que será de gran utilidad para comenzar a planificar tu desarrollo profesional!
www.secretariagerente.com contacto@secretariagerente.com

ADVOGADOS EM CURITIBA

ADVOGADOS EM CURITIBA:
http://www.jusbrasil.com.br/advogados/pr-curitiba/lista?p=1

CURSOS GRATUITOS NA FGV

A Fundação Getulio Vargas é a primeira instituição brasileira a ser membro do OCWC (Open Course Ware Consortium), o consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem conteúdos e materiais didáticos de graça pela internet.

Para ter acesso ao que o FGV Online oferece a você nesse Consórcio, veja as opções abaixo. Em caso de dúvidas, consulte a página de Dúvidas Frequentes.
http://www5.fgv.br/fgvonline/CursosGratuitos.aspx

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional se reúne em Brasília

Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional se reúne em Brasília
Finalidade é discutir a Aprendizagem Profissional, com o objetivo de sensibilizar empregadores para o cumprimento da lei, com foco na qualificação da formação profissional


Brasília, 21/06/2011 - O Fórum Nacional da Aprendizagem Profissional (FNAP) se reuniu hoje em Brasília (21). A reunião teve o objetivo de estabelecer novas metas de aprendizagem no Plano Plurianual (PPA) que vigorará entre 2012 e 2015, além de apresentar a proposta de alteração do regimento interno do FNAP.

De acordo com o Secretário Executivo Substituto do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Nilton Fraiberg Machado, “existe a meta ambiciosa de inserir mais de 600 mil aprendizes sob ação fiscal no mercado de trabalho, além de atingir um milhão e duzentos mil adolescentes e jovens, com idade entre 14 e 24 anos e pessoas com deficiência a qualquer tempo, admitidos em contratos de aprendizagem”.

A finalidade do FNAP, de acordo com Vera Lúcia Sousa, Coordenadora Substituta de Preparação e Intermediação da Mão-de-Obra Juvenil (CGPI/SPPE), é “discutir e articular questões vinculadas à aprendizagem profissional, com o objetivo de sensibilizar os diversos atores envolvidos, para o cumprimento da lei, com foco na qualificação da formação profissional”.

Somente em 2011, de acordo com dados disponíveis no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e apresentados na reunião, foram incluídos 42.780 novos aprendizes no mercado de trabalho, numa elevação de 22,2% do número de aprendizes de 2010.

A aprendizagem profissional envolve, no MTE, ações da Secretaria de Políticas Públicas do Emprego (SPPE), da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT), além da Secretaria Executiva do MTE.

O FNAP – O Fórum Nacional da Aprendizagem Profissional (FNAP) cumpre papel estratégico na condição das políticas voltadas para o tema da aprendizagem. O FNAP é coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com a composição de membros representantes do Ministério da Educação (MEC), Ministério Público do Trabalho, Secretaria Nacional de Juventude, Centrais Sindicais, Confederações, Conselhos, Serviços Nacionais de Aprendizagem e demais instituições formadoras, além do apoio da sociedade civil.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br
fonte:www.mte.gov.br

terça-feira, 21 de junho de 2011

Dilma anuncia aceleração do programa de bolsas no exterior - Educação - Notícia - VEJA.com

Dilma anuncia aceleração do programa de bolsas no exterior - Educação - Notícia - VEJA.com
http://veja.abril.com.br/noticia/educaca...
A presidente Dilma Rousseff mandou acelerar o programa do governo federal que vai conceder 75.000 bolsas de estudo para graduação, pós-graduação e doutorado no exterior.

SINDICALIZE-SE NO SINSEPAR

SINSEPAR
Rua Saldanha Marinho, 66, 2 andar, sl.205, centro, 80410-150 Tel:41 - 8841.4949 –3095.5549(14/18h) Fundação: 27/10/1987
CNPJ: 80.328.370/0001-91 – Código Sindical: 02829-1 www.jornaldassecretarias@blogspot.com - sinsepar@gmail.com - www.soleis.adv.br
Filiado: Força Sindical – CMS/PR – ASSEMPA – FETRALCOS


Prezadas(os) Dirigentes, Profissionais de Secretariado, Educadores e Estudantes:

Solicitamos o seu apoio na campanha de ampliação dos registros profissionais na SRTE, uma ação conjunta para normatizar o mercado de trabalho, uma vez que estamos na expectativa da aprovação, em 2011, do Conselho de Classe, orientando as(os) profissionais que atuam sem registros e estudantes dos cursos de secretariado e também o apoio para a importante campanha de sindicalização no SINSEPAR, sendo que a anuidade 2011 continua no valor de R$100,00 (cem reais) e as(os) estudantes dos cursos de secretariado, anexar comprovante, terão desconto especial de 50%, podendo depositar na Caixa Econômica Federal, Agência Rua das Flores, 377 código 003, conta corrente número 1655-7 ou em lotéricas, repassando o cadastro e o recibo por email para sinsepar@gmail.com .
A Diretoria do SINSEPAR agradece a sua especial atenção e breve retorno.
Neuralice Maina, SRTE/PR/021
ATUALIZAÇÃO DE DADOS/SINDICALIZAÇÃO NO SINSEPAR - 2011

NOME COMPLETO (SEM ABREVIAR):_______________________________________

Data Nascimento ___/___/___ RG:____________ UF:___ CPF:_________________

Número do PIS ou PASEP:_______________________________________________

Residência: Rua ____________________________________________ No. _______

Bairro: ______________________Cidade: __________________________UF:____

CEP: ________-_____ Telefone (___) _______________Celular: _________________

E-mail _______________________________________________________________

Site:_________________________________________________________________

EMPRESA/EST.ENSINO_________________________________________________

Rua__________________________________________________________________

Bairro: _____________________________________ _______CEP: ________ -____

Telefone: (___)_____________________________ Fax: (___) __________________

Cidade:_______________________ UF:____

Cargo registrado na CTPS ________________________________________________

Número do Registro na DRT___________ Ano:____

Escolaridade: 2 Grau em:_______________ Graduação:___________________________

Pos- Graduação:______________________ - ________________________________

Mestrado/ano de conclusão:______________________________________________

Doutorado/ano de conclusão:_____________________________________________

Como docente, quais as disciplinas:______________________, ______________________

Se Professor(a)/Instrutor(a), favor nos informar quais disciplinas/cursos que ministra ou temas para palestras, anexando uma foto e o breve currículo:
____________________________, ______________________, __________________

Para os eventos, quais temas você sugere: _________________, __________________

Local, Data e Assinatura:_________________, __/__/____ _________________________
Nós defendemos a urgente criação do Conselho de Secretariado.

ATENÇÃO: CAMPANHA DE REGISTRO PROFISSIONAL NA SRTE
Se você atua ou pretende atuar na profissão de Secretariado, observe que o registro profissional é obrigatório na SRTE – Ministério do Trabalho (Leis 7377/85 e 9261/96) gratuito, por gentileza verificar o procedimento e documentos necessários no site do Ministério do Trabalho:
http://www.mte.gov.br/delegacias/pr/secretaria.pdf
SINSEPAR 41-88414949 – 3095.5549
Outros links: www.coins.sinsesp.com.br - http://www.felicidadeinternabruta.org.br/
REVISTAS E LIVROS:
http://www.mte.gov.br/revista/edicao9/digital/default.html - www.revistagestaoesecretariado.org.br
http://www.betedelia.com.br

EVENTOS - LIVROS - REVISTAS - LINKS

www.coins.sinsesp.com.br

http://www.felicidadeinternabruta.org.br/

REVISTAS E LIVROS:
http://www.mte.gov.br/revista/edicao9/digital/default.html
www.revistagestaoesecretariado.org.br
http://www.betedelia.com.br

Conferencista Internacional e autor do livro: De secretaria a gerente
Dr. Claudio Fabián Rodríguez Agüero
, Director Institucional Instituto de Alta Capacitación, Conferencista Internacional , Experto en Habilidades Gerenciales Misiones- Argentina, Facebook: De Secretaria a Gerente, Skype: secretariagerente
Capacitação em Gerenciamento de Projetos: Guia de Referência Didática
Marcus Possi -

O livro promove o aperfeiçoamento técnico dos profissionais
Arte do Gerenciamento de Projetos, A
Scott Berkun

Editora: Artmed - ISBN: 9788577801701 Ano: 2008
Categoria: Gestão de Projetos
Numero de páginas: 388 www.ogerente.com.br

”BREVÍSSIMO TRATADO CONCEITUAL DA ASSESSORIA: PARA ENTENDER O SECRETARIADO” Unicentro
saulo alberto

Dicas para identificar uma pessoa invejosa

Nada pior do que descobrir que aquela amiga, na qual você vinha confiando há tempos, não é tão gentil e inofensiva quanto parecia. Acontece o tempo todo: a gente se aproxima, começa a confiar e depois vê que a guria não passava de uma “chupa-cabra”!

Não há arruda que aguente esse tipo! A única solução é identificar a praga e erradicar da sua vida o quanto antes. Vamos às dicas para reconhecer essa vampira e dar um chega pra lá nela:

• Se você faz algo admirável (no trabalho ou no curso) e ela não, ela não consegue dar parabéns e fica visivelmente incomodada;

• Ela fica chateada se você sai com outra amiga e não a convida;

• Sente-se mal se for tratada da mesma maneira que outras pessoas, pois acha que é mais especial que todo mundo;

• Quando encontra a turma, ela quer ser o centro das atenções e passa por cima de qualquer um para conseguir;

• Ela critica pessoas famosas ou que não conhece;

• Quando você emagrece ou muda o visual, ela é a única que não comenta nada (ou fala com desdém);

• Quando você usa uma roupa legal, logo ela pergunta onde comprou e na semana seguinte aparece com a mesma peça ou uma parecida;

• Ela nunca está contente com o que tem e vive reclamando da vida;

• Fica incomodada quando você fala bem de outra amiga;

• Não compete se não tiver certeza que vai ganhar.

Brasil, quem tem esse tipo de amiga, não precisa de inimigo! Se você identificou alguém com muitos dos hábitos citados acima, cuidado! Manter uma relação como essa pode não valer a pena, avalie!

Esse post foi inspirado no livro GENTE TÓXICA, Como Lidar Com Pessoas Difíceis e Não Ser Dominado Por Elas, de Bernardo Stamateas.

Mais posts de comportamento no Dica do Dia

Imagem: ThinkStockPhotos

Origem: http://meme.zenfs.com/u/26060e66a8cc8de95350250baf663e9ba18a84f8.jpeg

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Pronatec é debatido na Câmara


Na ultima terça-feira, dia 14, foi tratado em audiência pública na Câmara dos Deputados em Brasília, o projeto de lei 1209/11, que institui o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco, apresentou as ações de formação de mão de obra qualificada previstas no programa. Dentre essas ações, foram faladas três modalidades de bolsa planejadas para o programa: bolsa de formação do estudante; bolsa de formação do trabalhador e seguro desemprego; bolsa de formação do trabalhador e inclusão produtiva. “O Pronatec é o primeiro momento de mobilização de todos os atores da educação profissional, reunindo, num mesmo projeto, rede federal, estadual, instituições privadas, sistema S e organizações comunitárias da sociedade”, afirmou o secretário.

Bolsas servirão como forma de expandir o ensino da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica do país, sendo distribuídas em 555 escolas e alcançará 720 mil matrículas até 2014; o Fundo de Financiamento ao Estudante (Fies); os programas Brasil Profissionalizado e E-Tec Brasil; e a continuidade do acordo com o Sistema S, que prevê até 2014, dois terços dos recursos aplicados em gratuidade, e a ampliação da capacidade de atendimento do sistema S, com recursos fornecidos pelo BNDES, a serem aplicados na infraestrutura e equipamentos. O intuito das medidas apresentadas, seria de oferecer formação a 8 milhões de pessoas. “Sempre tivemos no Brasil muitas pessoas procurando emprego, mas estamos num momento em que muitos empregos procuram pessoas qualificadas. Esse é um bom problema a ser resolvido”, disse Eliezer.

Boletim eletrônico semanal da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Ministério da Educação - Brasília - DF
Redação: (61) 2022-8579 / 2022-8582 - Envie sua sugestão de pauta para: comunicacaosetec@mec.gov.br

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Institutos abrem 6 mil vagas
Os 23 institutos federais de educação, ciência e tecnologia que participam da atual edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) oferecem 6.090 vagas de graduação, distribuídas em cursos de licenciatura, bacharelado e tecnológico. Esses institutos têm vagas em campi em cerca de cem municípios, principalmente em cidades do interior, cobrindo 19 das 27 unidades da Federação.

Já os dois centros federais de educação tecnológica (Cefet) que participam desta etapa do Sisu oferecem 639 vagas. O Cefet Celso Sukow da Fonseca, que fica no Rio de Janeiro, e o de Minas Gerais, com sede em Belo Horizonte, abrem vagas em nove municípios. Dos 27 cursos nos dois Cefets, 18 são de engenharias.

No conjunto, o Sistema de Seleção Unificada do segundo semestre deste ano abre 26.336 vagas, distribuídas entre 19 universidades federais, 23 institutos federais de educação, ciência e tecnologia, quatro universidades estaduais e dois centros de educação federal e tecnológica (Cefet).

As inscrições podem ser feitas, pela internet, até o próximo domingo, 19. Para concorrer, o estudante precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010. Todas as informações para a inscrição estão na página eletrônica do Sisu.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Novo Centro Cultural Vilinha resgata história de Curitiba

http://www.youtube.com/watch?v=XMHgTFjHlXA
A Prefeitura de Curitiba entregou, às 13h30, o Centro Cultural Vilinha, no Bairro Alto. O investimento na obra é de R$ 509 mil, com recursos do Município e do governo federal. Localizado no Parque Histórico da Vilinha, onde se fixaram os primeiros colonizadores portugueses, no século 17, é o mais novo espaço cultural e turístico da cidade.
"Esta obra resgata a história de Curitiba e cria um espaço para cursos, oficinas e exposições, além de ser mais um local de apoio aos turistas que visitam a cidade", diz o prefeito Luciano Ducci.

O Centro Cultural Vilinha marca a história do povoado do Bairro Alto e da própria fundação de Curitiba. No século 17, desbravadores portugueses saíam de Paranaguá em direção ao primeiro planalto paranaense, para buscar ouro além da Serra do Mar, por um caminho batizado de Queretiba.

Depois de atravessar a serra, os portugueses se acomodavam no povoado chamado de Vilinha, às margens dos rios Atuba e Bacacheri, conforme registros históricos, onde se encontram as raízes do Bairro Alto e do vizinho, Atuba
O Parque Histórico de Curitiba foi criado em 23 de março de 1972. A área destinada ao parque foi doada à Prefeitura em 1967.

Centro Cultural Vilinha
Investimento: R$ 509 mil.
Área construída: 275 metros quadrados.

OIT adota Convenção para proteção de trabalhadores domésticos

Os 183 membros da Organização Internacional do Trabalho (OIT) aprovaram ontem (16) em Genebra uma histórica Convenção sobre o trabalho doméstico, que pretende garantir condições de trabalho decentes a milhões de pessoas, em sua maioria mulheres.
A Convenção, discutida desde e início da 100ª Assembleia da OIT, foi aprovada por 396 votos a favor, 16 contra e 63 abstenções.
A Assembleia da OIT conta com a participação de representantes governamentais, das federações patronais e dos sindicatos de cada país integrante da organização que tem sede em Genebra, na Suíça.
A Convenção entrará em vigor assim que for ratificada por dois países. Uruguai e Filipinas já anunciaram a intenção de ratificar o texto de maneira rápida.
Para a OIT, a aprovação do texto é “histórica”, já que constitui o primeiro instrumento jurídico internacional para os trabalhadores domésticos, que representam pelo menos 52,6 milhões de pessoas no mundo.
Fonte: Agência AFP

RESOLUÇÕES SEMINARIO “MULHERES UNIDAS PELA PROMOÇÃO DA IGUALDADE”

RESOLUÇÕES SEMINARIO “MULHERES UNIDAS PELA PROMOÇÃO DA IGUALDADE”Reunidas nos dias 27 e 28 de maio de 2011 no Seminário “MULHERES UNIDAS PELA PROMOÇÃO DA IGUALDADE” as cinco Centrais Sindicais e suas respectivas representantes dos 27 Estados da federação na luta pela promoção da igualdade. Debateram temas relevantes que versaram sobre a vida das mulheres e as vicissitudes no mundo do trabalho, assim como a busca pela proteção, garantia de direitos e oportunidades iguais entre homens e mulheres com o intuito de prevenir e coibir a discriminação de gênero, considerando oportuno e especial o momento que vivemos.No momento em que se elege uma mulher para o mais alto cargo de poder da nação, entende-se que um pais só pode se desenvolver se tiver um projeto nacional de desenvolvimento que vise a valorização do trabalho, dos trabalhadores e das trabalhadoras, com distribuição de renda e o fortalecimento dos direitos fundamentais do ser humano e de proteção a vida.Considerando que as mulheres são hoje mais da metade da população, cerca de 48 % da população economicamente ativa, se faz urgente e necessário que se aprove lei que estabeleça a igualdade no mundo do trabalho, para tanto RESOLVEM:
1. SOLICITAR AUDIENCIA COM A PRESIDENTA DILMA ROUSSEF, ATRAVÉS DE OFICIO ASSINADOS PELOS PRESIDENTES DO FORUM DAS CENTRAIS SINDICAIS;
2. INCLUIR NA AGENDA DO FORUM DOS PRESIDENTES DAS CENTRAIS COM A PRESIDENTA O PROJETO DE LEI QUE VISA A IGUALDADE NO MUNDO DO TRABALHO;
3. FORMALIZAR O FORUM NACIONAL DAS MULHERES DAS CENTRAIS SINDICAIS E CONVIDAR A CUT A COMPOR COM AS DEMAIS.
4. CONSTRUIR FORUNS ESTADUAIS DAS MULHERES DAS CENTRAIS SINDICAIS;
5. MOBILIZAR AS SECÇÕES ESTADUAIS DAS CENTRAIS PARA CONHECER O PROJETO DE IGUALDADE DA CAMARA E DO SENADO;
6. REPRODUZIR O SEMINÁRIO “MULHERES UNIDAS PELA PROMOÇÃO DA IGUALDADE” NOS ESTADOS;
7. MOBILIZAR AS SECÇÕES ESTADUAIS PARA ARTICULAR JUNTO AOS PARLAMENTARES DE SEUS ESTADOS, AUDIENCIAS PUBLICAS, DANDO CONHECIMENTO A SOCIEDADE SOBRE O PL DA IGUALDADE ;
8. ARTICULAR JUNTO AOS PARLAMENTARES ESTADUAIS PROJETOS DE LEI SEMELHANTES AO NACIONAL QUE VISE A IGUALDADE;
9. MOBILIZAR OS SINDICATOS E ENTIDADES PARCEIRAS PARA A AUDIENCIA PUBLICA SOBRE PROJETO DE LEI DO SENADO PSL- 136;
10. ENVOLVER AS ENTIDADES SINDICAIS, FEMINISTAS E COMUNITARIAS NO PROCESSO DE PRESSÃO PELA APROVAÇÃO DO PROJETOS DE LEI EM ANDAMENTO NO SENADO E NA CAMARA ;
11. BUSCAR PARCERIA JUNTO AO INSPIR E DIEESE
.12. DAR VISIBILIDADE A LUTA PELA IGUALDADE NO MUNDO DO TRABALHO NA MARCHA DAS MARGARIDAS QUE OCORRERÁ DE 16 A 17/08;
13. DIVULGAR NA REDE SOCIAL OS PROJETOS DE LEI, BUSCANDO VISIBILIDADE NA MÍDIA;
14. VISITAR OS GABINETES NA CAMARA E NO SENADO APRESENTADO A OPINIÃO DA BANCADA DOS TRABALHADORES SOBRE O PL DA IGUALDADE .
15. PARTICIPAR DAS ETAPAS MUNICIPAL E ESTADUAL DA CONFERENCIA NACIONAL DA MULHER, CONFERÊNCIAS DE SAUDE E OUTRAS;
16. CONSTRUIR UM MOVIMENTO EM PROL DA CONSTITUCIONALIDADE DA LEI MARIA DA PENHA.
WWW.fsindical.org.br

terça-feira, 14 de junho de 2011

VIDEOS

Coleção Gestão de PessoasO Líder tem que conquistar a mente e o coração das pessoas.

Coleção Funcionário EficienteFazer a diferença é vender na dificuldade, levar as missões até o fim, vender caro uma derrota, cumprir o prometido, fazer mais do que o feijão com arroz.


Coleção Trabalhando a Atitude
dos seus Colaboradores
Ter iniciativa, fazer tudo da melhor maneira possível, tentar ser especial para não sobrar na TURMA DO RESTO.
Coleção Trabalhando em Equipe
Colocar todo mundo remando no mesmo barco é fácil. Difícil é fazer com que remem na direção certa.


Coleção Pequenos Acertos,
Grandes Resultados
A soma de pequenos acertos, todos os dias, pode trazer grandes resultados para a sua empresa.
Coleção Atendimento
Nota 10 ao Cliente
Como atender bem o cliente antes, durante e depois da venda.


Coleção Pessoa Melhor,
Empresa Melhor

Quanto mais equilibrado, quanto melhor preparado emocionalmente estiver um funcionário, maior será a sua produtividade, a sua criatividade e o seu resultado para a empresa.
Coleção O Custo do Erro
O mercado não perdoa uma empresa que comete pequenos erros todos os dias, como se fossem furos em um navio. Um dia ele afunda.


Coleção Para Pensar e Agir
Mudança Comportamental
Você só muda o comportamento quando muda o pensamento. Esse é o objetivo dessa coleção, mudar o pensamento.

Coleção Planejamento Estratégico
e Orçamentário
Você já sabe o quê vai fazer em 2010? Por quê? Quando? Como vai fazer? Que cenários a sua empresa vai criar e como vai se preparar para cada um deles?


Coleção Vendendo pelo TelefoneQuanto mais ligações, mais vendas. Dedicação e técnicas de abordagem Quanto mais técnicas de abordagem e de contorno de objeções, mais vendas ainda.

Coleção Vendedor de LojaDezenas de técnicas para o vendedor vender mais e fidelizar o cliente.

http://www.linkqualitydireto.com.br/emm/emm_colecoes.php?parceiro_id=122
Aguardo um retorno
Luiz Carlos Campos - Vendas
Link Quality - Vídeos de Treinamento
Tel.: 21 2523-5197 - 7833 4384
NEXTEL: 82*124641
Fax.: 21 2523-2219
MSN: luiz030376@hotmail.com - ATENDIMENTO ON-LINE
SKYPE: luiz030376

”BREVÍSSIMO TRATADO CONCEITUAL DA ASSESSORIA: PARA ENTENDER O SECRETARIADO”

Compartilho esse fato com a comunidade acadêmica brasileira de Secretariado Executivo, colocando meu contato a disposição caso haja o desejo em adquirir o livro para a biblioteca de sua instituição de trabalho (faculdade, Universidade), biblioteca do departamento ou a sua biblioteca particular.

Este livro esta dividido em duas partes, a primeira trata de assuntos pertinentes ao berço da assessoria e seus caminhos percorridos até a atualidade. A segunda baseia-se no conceito de assessoria no cotidiano do profissional de secretariado. E tudo isso, para entender o secretariado histórico e contemporâneo...

Convido-os a refletir comigo neste livro, os vários aspectos relevantes ao futuro da área de Secretariado Executivo.


Para maiores informações:
estou a disposição no e-mail: sauloalbertoass@hotmail.com,
ou pelo fone: 42- 88075729 - Guarapuava- PR

Saulo Alberto

MINUTA DE DISCURSO DO MINISTRO DO TRABALHO E EMPREGO DO BRASIL, CARLOS LUPI

98ª REUNIÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO DA OIT
Palais des Nations - Sala das Assembléias, ONU

Genebra – Suíça. 13 de junho de 2011
MINUTA DE DISCURSO DO MINISTRO DO TRABALHO E EMPREGO DO BRASIL, CARLOS LUPI À 98ª REUNIÃO DA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DO TRABALHO DA OIT
Palais des Nations - Sala das Assembléias, ONU
Genebra – Suíça, 14 de junho de 2010

Senhor Presidente,
Em primeiro lugar, por ocasião da 100ª Conferência Internacional do Trabalho, gostaria de externar minha honra e felicidade de estar aqui, pelo quinto ano consecutivo, participando de discussões em tal alto nível e que mexe diretamente com o dia-a-dia do povo trabalhador ao redor do mundo. Digo aos senhores e senhoras que esta experiência, sem dúvidas, me torna não só um homem público mais preparado, por dialogar com pessoas de tão alto gabarito, mas também me ajuda a aguçar cada vez mais a sensibilidade social em torno da questão do trabalho. Só tenho a agradecer esta oportunidade.

Ao mesmo tempo, esta 100ª CIT é o registro da evolução de uma sociedade, do mundo que já passou pro crises, por guerras e que venceu desafios outrora impossíveis, confirmando o compromisso da OIT com o bem-estar coletivo do nosso povo trabalho, onde quer que esteja. Parabéns à OIT e principalmente parabéns à todos os países membros da organização. Aqui, discutimos o futuro de gerações.

Senhor Presidente,
A possibilidade de aprovação nesta 100ª CIT, de uma Convenção que proteja o trabalho doméstico, uma das categorias profissionais historicamente mais negligenciadas do mundo do trabalho, representará sem dúvida um importante passo à frente nesta trajetória.

A trabalhadora e o trabalhador doméstico encontram-se expostos a um sem número de vulnerabilidades, abusos e discriminações - em virtude de gênero, raça, cor, etnia.

No Brasil, o setor dos trabalhadores domésticos ocupa aproximadamente 7 milhões de trabalhadoras e trabalhadores, desprotegidos em sua imensa maioria, pela ausência de um contrato formal de trabalho e submetidos a jornadas de trabalho excessivas e sem proteção social.

Nesse sentido, queremos apoiar a adoção de uma norma que extenda às trabalhadoras e trabalhadores domésticos o direito a uma vida digna com trabalho decente. Estou certo de que a aprovação deste instrumento representa para todos, uma oportunidade histórica de preencher uma das mais graves lacunas no conjunto normativo da OIT.


O compromisso do Brasil com o fortalecimento da proteção social e a extensão da sua cobertura aos grupos mais vulneráveis é uma luta permanente.

Tenho a satisfação de destacar que o governo federal acaba de lançar o plano Brasil sem Miséria, uma das principais bandeiras da presidente Dilma Rousseff, cuja finalidade primordial é de retirar da extrema pobreza, 16,2 milhões de brasileiros.
Permito-me abrir um parêntesis para recordar as palavras de nossa Presidenta Dilma Roussef, ao eleger a erradicação da pobreza extrema como prioridade central do seu Governo.

Cito: "A luta mais obstinada do meu governo será pela erradicação da pobreza extrema e a criação de oportunidades para todos. Não vou descansar enquanto houver brasileiros sem alimentos na mesa, enquanto houver famílias no desalento das ruas, enquanto houver crianças pobres abandonadas à própria sorte. O congraçamento das famílias se dá no alimento, na paz e na alegria”.

Um dos pilares do Plano Brasil sem Miséria é a inclusão social por meio da qualificação profissional, com o objetivo de gerar emprego e renda para os mais pobres no processo de atendimento das demandas públicas e privadas.
A meta é alcançar 1,7 milhão de pessoas entre 18 e 65 anos de idade, por meio de ações articuladas como o Sistema Público de Trabalho, Emprego e Renda; o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem); o Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica (Pronatec); as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Minha Casa Minha Vida; coleta de materiais recicláveis e Rede de Equipamentos de Alimentos e Nutrição.
O objetivo da qualificação de mão de obra é inserir os beneficiários do Bolsa Família no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos de formação que estejam em sintonia com a vocação econômica de cada região.
Para esta finalidade, as escolas técnicas, o Sistema S e outras redes serão mobilizadas, de modo a proporcionam mais de 200 diferentes tipos de cursos gratuitos. Para garantir a participação do público alvo, além do material pedagógico, o Plano prevê a oferta de alimentação e transporte aos alunos.
Em linha com esta iniciativa, tenho a satisfação de registrar que estamos em pleno processo preparatório da Primeira Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente, a realizar-se em maio de 2012 cujo lema é: “Gerar Emprego e Trabalho Decente para Combater a Pobreza e as Desigualdades Sociais”.

Neste sentido considero indispensável avançar na melhoria da coordenação entre as políticas macroeconômicas, de produção e políticas sociais de modo a criar condições para que o emprego seja elevado à condição de objetivo macroeconômico.

E No Brasil, os avanços nos últimos oitos anos de Governo Lula, com a continuidade da Presidente Dilma Roussef, são nítidos. Foram mais de 15 milhões de brasileiros que conseguiram ingressar no mercado de trabalho formal, aquele com a carteira de trabalho assinada – O Brasil hoje é considerado o país com uma das mais avançadas leis trabalhistas do mundo. Somente este ano, já foram gerados mais de 1 milhão de novos empregos, o que reforça a política acertada dos últimos anos. O crescimento de quase 60% do salário mínimo acima da inflação neste período, injetando dinheiro na economia brasileira e colocando o país em um círculo de crescimento virtuoso e robusto, gerando emprego e renda, mostra o trabalho que vem realizado em nosso país, que sempre é importante lembrar, possui mais de 200 milhões de habitantes. Mas o crescimento nos trouxe desafios. Um deles. o desafio de qualificar o trabalhador para esta nova realidade. E este é o foco que temos definido em nossa nação.



Para concluir, Senhor Presidente, quero parabenizar a OIT pela realização desta 100ª reunião da Conferência, com a consciência de que um dos nossos grandes desafios é a preservação de valores imutáveis em um mundo em rápida transformação.

Por isso estamos certos de que a aprovação do pacote de reformas do Conselho de Administração contribuirá de modo decisvo para que possamos dispor das estruturas adequadas essa finalidade.
Muito obrigado.

Ministro Lupi participa da 100ª Conferência Internacional do Trabalho da OIT

Evento ocorre em Genebra, na Suíça, entre os dias 10 e 17 de junho. Carlos Lupi participará de reuniões com ministros do Trabalho de toda a América e G-20


Brasília, 13/12/2011 – O ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, participa, entre os dias 10 e 17, da 100ª Conferência Internacional do Trabalho, realizada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Genebra, na Suíça. Nesta segunda-feira (13) se reuniu com países integrantes do BRICS ( formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) para debater os marcos no desenvolvimento da segurança social e a ampliação da cobertura nesses países.

Em seguida, o ministro fez discurso na sessão plenária da conferência, ressaltando a importância da aprovação, durante o evento, de uma convenção que proteja o trabalhador doméstico.

“Essa é uma das categorias profissionais historicamente mais negligenciadas do mundo do trabalho. Essa convenção representará sem dúvida um importante passo à frente nesta trajetória. A trabalhadora e o trabalhador doméstico encontram-se expostos a um sem número de vulnerabilidades, abusos e discriminações. Queremos apoiar a adoção de uma norma que estenda às trabalhadores domésticos o direito a uma vida digna com trabalho decente. O compromisso do Brasil com o fortalecimento da proteção social e a extensão da sua cobertura aos grupos mais vulneráveis é uma luta permanente”, disse.

Lupi também falou aos presentes sobre o Programa “Brasil Sem Miséria”, lançado recentemente pela presidente Dilma Rousseff com o objetivo de retirar da extrema pobreza mais de 16 milhões de brasileiros.

“Um dos pilares do Plano Brasil sem Miséria é a inclusão social por meio da qualificação profissional, com o objetivo de gerar emprego e renda para os mais pobres no processo de atendimento das demandas públicas e privadas. A meta é alcançar 1,7 milhão de pessoas entre 18 e 65 anos de idade. Dessa forma, iremos inserir os beneficiários do Bolsa Família no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos de formação que estejam em sintonia com a vocação econômica de cada região”, explicou.

Ao finalizar, o ministro lembrou os avanços conquistados no Brasil com o Governo Lula, que estão tendo continuidade com a presidenta Dilma Rousseff.

“Foram mais de 15 milhões de brasileiros que conseguiram ingressar no mercado de trabalho formal, o que reforça a política acertada dos últimos anos. O Brasil hoje é considerado o país com uma das mais avançadas leis trabalhistas do mundo. O crescimento de quase 60% do salário mínimo acima da inflação neste período, injetando dinheiro na economia brasileira e colocando o país em um círculo de crescimento virtuoso e robusto, gerando emprego e renda, mostra o trabalho que vem realizado em nosso país. Mas o crescimento nos trouxe desafios. Um deles é o de qualificar o trabalhador para esta nova realidade. E este é o foco que temos definido em nossa nação”.

No fim do dia Carlos Lupi se reúne com ministros do Trabalho das Américas e, logo após, com ministros do Trabalho do MERCOSUL. Na terça-feira (14) participa de reunião com Ministros do Trabalho do G-20.

Na quarta-feira (15) Lupi se encontra com o Ministro do Trabalho e Imigração da Espanha, com o Ministro do Trabalho dos Países Baixos e participa de reunião participa de reunião anual para avaliação da cooperação Brasil/ OIT. Na quinta-feira (16) participa das votações das propostas apresentadas durante a conferência e na sexta-feira (17) do encerramento do evento.

Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br


Arquivos Relacionados:
Discurso do ministro Carlos Lupi na Conferência Internacional do Trabalho - Arquivo DOC





--------------------------------------------------------------------------------
Todos os direitos reservados MTE © 1997-2006
Esplanada dos Ministérios / Bloco F - CEP: 70059-900 / Brasília - DF / Telefone: (61) 3317-6000

Universidade Livre do Comércio

Universidade Livre do Comércio
Agenda de Cursos – Junho 2011Faça já sua inscrição!
Palestra: Cadeia Produtiva da Economia da Música2119:30 às 21:30HsEntrada FrancaEntrada Franca
Técnicas de Cobrança27 a 3019 às 22HsR$ 100R$ 200
Atenda o Cliente como Ele quer ser Atendido 27 a 30 19 às 22HsR$ 120R$ 240
Vitrinismo27,29/06 e 01,04 e 06/0719 às 22HsR$ 160R$ 320
Palestra Cênica: Um Atendimento Espetácular3019:30 às 21:30HsR$ 35R$ 65


Associação Comercial do Paraná
Universidade Livre do Comércio
Rua XV de Novembro, 621 - 4º andar
Informações: (41) 3320-2990 - ulc@acp.org.br
Inscrições: www.acpr.com.br
Siga-nos no Siga-nos no Twitter

CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO

Para obter as Convenções Coletivas de Trabalho e Acordos firmados pelo SINSEPAR:
siga o passo a passo:
1) acesse: www.mte.gov.br
2) sistema mediador
3) consultar instrumentos coletivos registrados
4) consulta avançada
5) primeiro clik no CNPJ depois digite o numero: 80.328.370/0001-91
6) pesquisar.

domingo, 12 de junho de 2011

FORUM II

A primeira edição do Fórum Mundial ocorreu em novembro de 2009, em Brasília, onde mais de 15 mil pessoas de 16 países debateram a educação profissional e tecnológica no Brasil e no mundo. Confira fotos, vídeos e matérias da primeira edição no site do evento. http://sitefmept.mec.gov.br/

setec@mec.gov.br

MEC oferece R$ 320 milhões para estados qualificarem suas redes

O programa Brasil Profissionalizado do Ministério da Educação dispõe este ano de R$ 320 milhões para investir na melhoria das redes estaduais de educação profissional em todo o país. Para receber os recursos, os estados e o Distrito Federal devem assinar convênios com o MEC. As verbas públicas são para reforma, ampliação, construção de escolas técnicas e aquisição de recursos pedagógicos.
O valor deste ano é superior ao de 2010 que foi de R$ 263,4 milhões. Parte do orçamento do Brasil Profissionalizado de 2011 será utilizada para novos convênios com o Distrito Federal, Amazonas, Rio de Janeiro e Rondônia, unidades da Federação que ainda não aderiram ao programa.
Os 23 estados que já assinaram convênios com o MEC podem apresentar novas propostas à medida que executarem os recursos repassados que somam R$ 1,5 bilhão. "A primeira meta é terminar as obras em andamento e consolidar as ações em curso", ressalta o secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Eliezer Pacheco.
Das 176 escolas técnicas estaduais previstas para serem construídas com recursos do programa, 22 já foram entregues. Cada escola tem capacidade para atender, em média, 1,2 mil alunos.
Quando todas as escolas estiverem em pleno funcionamento serão geradas mais de 210 mil vagas, além daquelas que serão criadas pelas 532 obras de reforma e ampliação programadas. O objetivo é alcançar meio milhão de matrículas.
Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Nº 282

ENCONTRO ANUAL DE SECRETÁRIAS E ASSISTENTES EM SÃO PAULO

Reunimos neste evento tudo o que você precisa para garantir mais produtividade, assertividade e agilidade nas suas tarefas do dia-a-dia.
De 18 de agosto de 2011 a 20 de agosto de 2011
http://www.informagroup.com.br/pt/event/list/sector_id/25

Aberta seleção para contratação de empresa de design gráfico

Aberta seleção para contratação de empresa de design gráfico
AA ONU Mulheres Brasil e Cone Sul recebe até o dia 16 de junho propostas de empresas especializadas em design gráfico para a confecção de peças para a divulgação das atividades da entidade nos Jogos Mundiais Militares, que acontecerão na cidade do Rio de Janeiro, de 16 a 24 de julho de 2011.
A avaliação das propostas obedecerá ao critério de menor preço global para propostas que atendam completamente as especificações do serviço. Ambas solicitações exigem propostas com validade mínima de 30 (trinta) dias, a contar da data de apresentação.

Mais informações no Termo de Referência.

Faça aqui o download do Formulário Anexo II - Modelo de Apresentação das Propostas

http://monicaaguiarsouza.blogspot.com/2011/06/aberta-selecao-para-contratacao-de.html

Alunos podem se candidatar para intercâmbio no Ipea

Serão 28 os selecionados para realizarem atividades de pesquisa na sede do Instituto, em Brasília, por 12 dias




O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada convida estudantes de graduação entre o sexto e o penúltimo semestre do curso a se candidatarem a vagas de intercâmbio no Ipea, no âmbito do Programa de Incentivo às Novas Gerações (PROING). Os 28 selecionados terão a oportunidade de realizar diversas atividades na sede do Instituto, em Brasília, durante 12 dias. Durante esse período, deverão realizar pesquisas bibliográficas, participar em reuniões, debates e seminários sobre temas relevantes à pesquisa científica, poderão interagir com renomados pesquisadores e conhecer o processo decisório governamental.
A intenção do programa é proporcionar aos estudantes uma possibilidade de iniciação na prática de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Os selecionadores serão lotados nas diretorias e assessorias do Ipea (para mais detalhes, consulte a íntegra da Chamada Pública Simplificada Ipea/PROING nº 001/2011, abaixo). Os candidatos devem apresentar carta de recomendação da coordenação do curso superior, ter Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) igual ou superior a 7, estar disponível para atuação presencial na sede do Ipea e não ter participado anteriormente de intercâmbio de estudantes de graduação no Instituto. As inscrições já estão abertas e vão até 22 de junho de 2011.


Acesse a Chamada Pública "Intercâmbio de Estudantes de Graduação"
Modelo de Carta de Intenção
Modelo de Carta de Recomendação
Modelo de Declaração de Baixa Renda
Acesse aqui para cadastrar seu currículo
VER: http://monicaaguiarsouza.blogspot.com/2011/06/alunos-podem-se-candidatar-para.html

Rio de Janeiro adota cotas para negros e índios em concursos públicos

Ministra da Igualdade Racial, Luiza Bairros, participou ontem (06/06), às 10h, da solenidade de assinatura do Decreto que regulamenta a decisão do governo carioca, no prédio anexo do Palácio Guanabara
Negros e índios terão reserva de 20% das vagas destinadas à ocupação de cargos efetivos nos concursos realizados pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.
A determinação, que corrige desigualdades raciais no acesso a empregos públicos, será oficializada hoje, com a assinatura de Decreto do governador Sérgio Cabral, em ato com a presença da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros.


Na opinião da ministra Luiza Bairros, “a política de reserva de vagas é uma ação afirmativa que cria condições para a superação da cultura histórica do preconceito contra a população negra”.


O evento contará também com a participação do vice governador e secretário de Obras, Luiz Fernando de Souza Pezão, e do secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves. O Decreto evoca o artigo 39 da Lei 12.288, que institui o Estatuto da Igualdade Racial, que “impõe ao poder público a promoção de ações para assegurar a igualdade de oportunidades no mercado de trabalho para a população negra, inclusive mediante a implementação de medidas, visando à promoção da igualdade nas contratações do setor público”.


O Decreto traz ainda o disposto na Lei Estadual 3.730, que autorizou o poder executivo a instituir o Conselho Estadual dos Direitos do Negro (Cedine), vinculado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. Ao órgão, é descrita a finalidade de elaborar e implementar, em todas as esferas da administração governamental, políticas públicas sob a ótica das populações negras, destinadas a garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre todos, de forma a assegurar ao segmento o pleno exercício da cidadania.


Histórico
Outros Estados adotaram sistemas de cotas para negros e índios em concursos públicos. Em 2003, o Paraná reserva 10% e, este ano, o Mato Grosso do Sul destina 10% das ocupações para negros e 3% para índios. Entre os municípios brasileiros que incorporaram essa política, Piracicaba – SP, em 2002, reserva de 20% para negros, Porto Alegre, RS, em 2003, 12%, Vitória, ES, em 2004, 30%, Criciúma, SC, em 2004, 20%, Betim, MG, em 2005, 15%, e o município paranaense de Colombo, em 2007, assegura que 10% das vagas sejam ocupadas por afrodescendentes.


Agenda da ministra
Ainda na capital carioca, a ministra discutirá parcerias com a Petrobras em reunião às 15h, com o Executivo Institucional, Wilson Santarosa, e o gerente de Responsabilidade Social da empresa, Luís Fernando Maia Nery. Às 17h, a pauta será o Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento, que visa destacar conteúdos jornalísticos que contribuam para a prevenção, o combate às desigualdades raciais e a extinção de todas as formas de racismo no Brasil. A iniciativa será tema de discussão no Hotel Novo Mundo, com a Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira-RJ), entidade a promotora do prêmio.


Fonte : SEPPIR

Ano Internacional dos Afrodescendentes é comemorado, em Cuba, durante seminário sobre equidade racial nas Américas

Evento vai reunir grandes nomes da diáspora africana nas Américas, como o ator-americano Danny Glover. ONU Mulheres vai apresentar iniciativas como produção e análise de dados desagregados de gênero e raça, incidência em políticas públicas e visibilidade positiva das mulheres negras.





Discutir a importância de mulheres e homens afrodescendentes para a cultura e a história de Cuba é a proposta do seminário “Cuba e os povos Afrodescendentes na América”, que acontece entre os dias 13 e 17 de junho, em La Havana, capital cubana. O evento é organizado pelo Instituto Cubano de Investigação Cultural Juan Marinello em comemoração ao Ano Internacional das e dos Afrodescendentes. A data foi instituída pelas Nações Unidas, em 2009, durante a Assembleia Geral da ONU.
A cerimônia de abertura acontecerá nesta segunda-feira (13/6), das 9h30 às 10h30, e contará com as presenças da coordenadora-residente do Sistema das Nações Unidas em Cuba, Barbara Pesce-Monteiro, e do diretor geral do Instituto Juan Marinello, Fernando Martinez Heredia. Em seguida, Ana Carolina Querino, coordenadora de Direitos Econômicos da ONU Mulheres Brasil e Cone Sul, participará do primeiro painel do dia. Na mesa serão apresentadas as ações das agências das Nações Unidas em relação ao enfrentamento do racismo e superação das desigualdades raciais.
Na ocasião, Ana Querino contará a experiência do Programa Regional de Incorporação das Dimensões de Gênero, Raça e Etnia nos Programas de Combate à Pobreza no Brasil, Bolívia, Guatemala e Paraguai para o enfrentamento das discriminações contra as mulheres negras e indígenas da região. Ela também vai distribuir os materiais produzidos pela ONU Mulheres para dar visibilidade à liderança das mulheres latino-americanas para a conquista de direitos, como registrado nos documentários “Mulheres no Cone Sul”, “As Américas têm cor: Afrodescendentes nos Censos do Século XXI” e “A situação das Mulheres Afrodescendentes”, e também a agenda Mulheres Afrodescendentes, produzida para celebrar o Ano Internacional das e dos Afrodescendentes.
Na terça-feira, 14/6, sob a moderação de Gisela Arandia, os especialistas James Early (Estados Unidos), Jesús Garcia (Venezuela), Romero Rodríguez (Uruguai), Roberto Zurbano (Cuba) e Mariela Castro (Cuba) vão avaliar os mecanismos regionais para o combate às desigualdades raciais no painel “Oportunidades, dificuldades e estratégias para consolidar um acordo regional para alcançar a equidade racial dos povos afrodescendentes”.
No dia 15/6, quarta-feira, Ana Carolina Querino, participará da mesa “Processos de criação de conhecimento na desconstrução do modelo pós-colonial para assumir a discriminação racial: educação e sociedade”. Ana Carolina vai utilizar as experiências das publicações Dossiê Mulheres Negras e Retratos das Desigualdades de Gênero e Raça para abordar a importância dos dados desagregados para o retrato fiel das realidades das populações negra e indígena na América Latina e Caribe. Também participarão das discussões Tomas Fernandez Robaina, Lídia Turner e Rodrigo Espina.
No dia 16/6, quinta-feira, o ator norte-americano Danny Glover e os especialistas em mídia Rafael Acosta de Arriba, Lizette Vila, Mário Mas Vidal, Isabel Moya, Rigoberto Lópés e Yolanda Wood participarão da mesa “O papel das identidades culturais nos meios massivos de comunicação e seu impacto na criação de um novo paradigma cultural de equidade racial”. As discussões se encerrarão na sexta-feira, 17/6, com o painel “Conceitos e reflexões sobre a epistemologia do racismo”.

Seminário “Cuba e os povos afrodescendentes na América”
Data: 13 a 17 de junho de 2011
Local: Instituto Cubano de Investigación Cultural Juan Marinello (Ave. Boyeros Nº 63 e/ Bruzón y Lugareño) - La Habana/Cuba

Mais informações: comunicacion@cubarte.cult.cu
http://monicaaguiarsouza.blogspot.com/2011/06/ano-internacional-dos-afrodescendentes.html

Líder juvenil angolano considera satisfatório intercâmbio entre jovens

http://monicaaguiarsouza.blogspot.com/2011/06/lider-juvenil-angolano-considera.html
Luanda - O intercâmbio entre os jovens da Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) é satisfatório nos mais variados domínios, disse esta sexta-feira, em Luanda, o presidente do Conselho Nacional da Juventude de Angola, Cláudio Aguiar.

Em declarações à Angop, no âmbito da II Mostra de Jovens Criadores da CPLP, que decorre desde quinta-feira na capital angolana, Cláudio Aguiar disse que os jovens da comunidade têm sabido manter fluida as linhas de contacto, partindo desde os domínios académico, cultural, empresarial, e de outras áreas.
"Nós acreditamos que a relação entre os jovens da comunidade é satisfatório, pois é notório o nível de circulação e de cooperação existente entre os jovens na CPLP", disse o líder juvenil, acrescentando que a juventude tem feito o possível para que se conheça mutuamente, bem como interagir para melhor concertação de ideias na resolução de problemas comuns.
Disse que a juventude da comunidade tem procurado primar pelo exercício do debate e de ajuda mútua, de modo a que ela se posicione sempre na vanguarda de defesa e aproximação dos povos que preenchem o espaço CPLP.
Deste modo, Cláudio Aguiar disse esperar que a nível político se intensifiquem os debates e que os Estados fomentem mecanismos legais e não só para que a comunidade seja de facto um espaço privilegiado de verdadeira união e de relacionamento de povos.
Quanto ao encontro, Cláudio Aguiar disse que a feira vai contribuir para uma maior aproximação dos jovens e desfazer equívocos quanto ao grau de interactividade.
O líder do conselho da juventude angolana reconheceu também o empenho e a importância que o chefe Estado, José Eduardo dos Santos, tem atribuído à causa da CPLP, de modo a que seja de facto um espaço de união, fortuita cooperação e de forte interacção entre os povos.
A feira de jovens criadores da CPLP, evento aberto pelo ministro da Educação MPinda Simão, tem com objectivo a troca de experiências entre os jovens empreendedores e criadores desses países.
Os jovens empreendedores e criadores estão a demonstrar as suas potencialidades no ramo das inovações a todos os níveis.
Participam do evento cerca de 180 criadores “expositores”, de todos os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Durante a feira serão realizadas exposições, workshops, oficinas profissionais, espectáculos de dança de música e desfiles de moda.

Fonte : ANGOP

2º Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo da UFPF-RS

2º Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo-
Data do evento: 20 a 22 de outubro -
Local: Centro de Eventos
http://www.upf.br/enasec/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=1
Tema “A evolução da profissão por meio da pesquisa”. Trata-se de um evento de cunho científico, promovido pelo curso de Secretariado Executivo Bilíngue da UPF, cujo objetivo central é reunir docentes, acadêmicos e profissionais da área secretarial para debater a investigação científica no processo evolutivo da profissão bem como promover a própria pesquisa no meio.

17h00min Recepção e entrega de material
19h30min Abertura oficial
20h30min Conferência
A evolução da profissão por meio da pesquisa
Profª. Ms. Fabiana Regina Veloso Bíscoli
21h30min Coquetel
22h30min Encerramento
Dia 21 de outubro - Sexta-feira
Local: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)
8h30min Aos docentes e coordenadores de secretariado: reunião

Aos demais participantes: minicursos
12h00min Almoço.
13h30min Conferência
Decifra-me ou te devoro: a pesquisa na sociedade do conhecimento
Prof. Dr. Altair Alberto Fávero
14h30min Grupos de trabalho: apresentação oral
16h30min Painel sobre Conselho Federal de Secretariado
Maria Bernadete Lira Lieuthier – Presidente da Fenassec
17h30min Encerramento
19h30min Local: CTG Lalau Miranda
Secretariado na contemporaneidade: desdobramentos da profissão
Profª. Ms. Simone Dias de Azevedo (UFPE)

Jantar de Integração - Churrasco Típico da Região - Valor Incluso na Inscrição do Evento
Dia 22 de outubro - Sábado
Local: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH)
08h30min Mesas coordenadas
MESA 1
A pesquisa em secretariado: debate acerca da inter e multidisciplinaridade do conhecimento em secretariado, métodos e técnicas de pesquisa em secretariado, desafios de investigações na área, definição de linhas de pesquisa norteadoras.

Debatedores
Prof. Dr. Erivaldo Pereira do Nascimento (UFPB), pesquisador CNPq
Profª. Drª. Rúbia Nara Rinaldi (UNIOESTE)
Profª. Doutoranda Marlete Beatriz Maçaneiro (UNICENTRO)
Profª. Doutoranda Cibele Barsalini Martins (UNINOVE)
Coordenador: Prof. Doutorando Raimundo Nonato Júnior
MESA 2
Formação acadêmica X Atuação profissional: discussão da inserção do profissional no mercado de trabalho, área de atuação, valorização/ reconhecimento da formação, perspectivas e desafios da profissão.

Debatedores:
Profª. Ms. Magda Tyska Rodrigues (Unisinos)
Profª. Ms. Rosimeri Ferraz Sabino (UFS)
Márcia Siqueira (Fenassec)
Coordenador: Profª. Ms. Vera Elosi Estrasulas Daneli
10h30min Intervalo
11h00min Premiação melhores trabalhos completos, sorteio de brindes
11h30min Encerramento oficial




Inscrições
• As inscrições estarão abertas no período de 01 de maio a 15 de outubro de 2011 ou até o limite de vagas, devendo ser efetuadas somente online.
• O valor da inscrição inclui a participação no evento, a realização de um minicurso e o jantar do dia 21 de outubro de 2011.
• A escolha do minicurso deve ser feita no ato da inscrição de acordo com a existência de vaga. Para consultar os minicursos oferecidos, clique aqui.
• Não há diferença de valores entre as categorias de participantes.
• Formas de pagamento: boleto bancário ou cartão de crédito (a ser escolhido no ato da inscrição).

De 01 de maio até 30 de junho R$ 50,00 (cinquenta reais)
De 01 de julho a 30 de setembro R$ 70,00 (setenta reais)
De 01 a 15 de outubro R$ 90,00 (noventa reais)


Para fazer sua inscrição no evento, clique aqui: http://www.upf.br/enasec/index.php?option=com_content&view=frontpage&Itemid=1

Ou acesse o site da UPF em Eventos e Cursos.

Atendendo as sugestões recebidas e visando potencializar a Iniciação
Científica, o 2º Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo
- ENASEC - recebe também trabalhos em forma de RESUMOS EXPANDIDOS para
avaliação do comitê científico. Os aprovados serão publicados nos
anais do evento e apresentados na modalidade de pôster.

A submissão tanto de resumos quanto de trabalhos completos seguem até
o dia primeiro de agosto. Mais informações podem ser obtida no site do
evento www.upf.br/enasec, no ícone SESSÃO DE TRABALHOS.

Lembramos que o custo da inscrição até o dia 30 de junho é de R$50,00.
Neste valor está incluso a apresentação de trabalhos, um minicurso,
jantar/churrasco do dia 21 de outubro, pasta e materiais do evento,
certificado.

As informações detalhadas encontram-se no site oficial do evento
> www.upf.br/enasec
> Acessem e participem!
> Potencializem a evolução da profissão secretarial! Potencializem a pesquisa!
> Daniela Giareta Durante
> Secretária Executiva RP/DRT 1700
> Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo-UPF.


Minicursos
Cada minicurso terá um limite máximo de 40 vagas. Assim, no ato da inscrição deverá ser escolhido somente um minicurso, pois os mesmos ocorrerão de forma simultânea na manhã do dia 21 de outubro de 2011. A inscrição no minicurso dará direito ao material a ser utilizado.

Minicursos
Ministrante
1. Consultoria secretarial: desafios e tendências
Susana Neumann

2. Empreendedorismo Social
Rodrigo da Luz

3. Gestão documental
Carmem Merlo

4. Liderança e trabalho em equipe
Olivo Tiago Giotto

5. O profissional de secretariado e os concursos públicos
Fernanda Fonseca Machado

6. Qualificando as relações humanas no secretariado: uma vivência grupal
Rosani Sgari Szilagyi

7. Redação oficial e empresarial: vamos escrever bem?
Hercílio Fraga de Quevedo

8. Tradução em língua espanhola
Gisele Benck

9. Tradução em língua inglesa
Edson Trescastro

10. Tratado conceitual da assessoria: para entender o secretariado
Saulo Alberto