quarta-feira, 26 de outubro de 2011

COPEL PROPOSTA DA EMPRESA

SINDICATO DAS SECRETÁRIAS E SECRETÁRIOS DO ESTADO DO PARANÁ SINSEPAR EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A Presidente do SINSEPAR, no uso das atribuições que lhe conferem o Estatuto Social e a legislação trabalhista vigente, convoca toda a categoria profissional de sua base territorial Estadual, que atua na área de Secretariado na Companhia Paranaense de Energia COPEL, para a Assembléia Geral que será realizada no dia 26 de outubro de 2011, das 11h45min (onze horas e quarenta e cinco minutos) às 13h30min (treze horas e trinta minutos), em segunda convocação, no Hotel Harbor, na Av. Batel, 1162, Curitiba-PR, para deliberação da seguinte pauta: 1) Apreciação, discussão e deliberação da proposta da empresa COPEL (anexo) visando a assinatura ou não do ACT/2011-2012; 2) indicação de representante do SINSEPAR na empresa; 3) Discussão e deliberação sobre a taxa de manutenção sindical-Contribuição Assistencial; 4) autorizar o ajuizamento do dissídio coletivo caso não haja o acordo. De conformidade com o Estatuto Social do SINSEPAR, as Secretárias que atuam em outras localidades do Estado poderão enviar o seu voto SIM ou NÃO à proposta da Empresa, para o email sinsepar@gmail.com até as 11 (onze) horas do dia 26/10/2011 e informamos que não serão aceitas Procurações. Curitiba 20 de outubro de 2011. Neuralice Maina, SRTE/021 Presidente SINSEPAR - 8841.4949. Secretariado é Profissão Leis 7377/85 e 9261/96 - WWW.jornaldassecretarias.blogspot.com WWW.coins.sinsesp.com.br Participe do melhor evento de 2011! "A tarefa da liderança é alinhar as forças de tal forma que as fraquezas se tornem irrelevantes." Drucker”.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE SECRETARIADO

Olá, estamos aguardando a sua inscrição no melhor evento de 2011! participe! Valores diferenciados para estudantes de secretariado e associadas(os). www.coins.s
insesp.com.br

terça-feira, 25 de outubro de 2011

ASSEMBLEIA GERAL EXTRADORDINARIA

SINDICATO DAS SECRETÁRIAS E SECRETÁRIOS DO ESTADO DO PARANÁ SINSEPAR EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA A Presidente do SINSEPAR, no uso das atribuições que lhe conferem o Estatuto Social e a legislação trabalhista vigente, convoca toda a categoria profissional de sua base territorial Estadual, que atua na área de Secretariado na Companhia Paranaense de Energia COPEL, para a Assembléia Geral que será realizada no dia 26 de outubro de 2011, das 11h45min (onze horas e quarenta e cinco minutos) às 13h30min (treze horas e trinta minutos), em segunda convocação, no Hotel Harbor, na Av. Batel, 1162, Curitiba-PR, para deliberação da seguinte pauta: 1) Apreciação, discussão e deliberação da proposta da empresa COPEL (anexo) visando a assinatura ou não do ACT/2012-2013; 2) indicação de representante do SINSEPAR na empresa; 3) Discussão e deliberação sobre a taxa de manutenção sindical-Contribuição Assistencial; 4) autorizar o ajuizamento do dissídio coletivo caso não haja o acordo. De conformidade com o Estatuto Social do SINSEPAR, as Secretárias que atuam em outras localidades do Estado poderão enviar o seu voto SIM ou NÃO à proposta da Empresa, para o email sinsepar@gmail.com até as 11 (onze) horas do dia 26/10/2011 e informamos que não serão aceitas Procurações. Curitiba 20 de outubro de 2011. Neuralice Maina, SRTE/021 Presidente SINSEPAR - 8841.4949. Secretariado é Profissão Leis 7377/85 e 9261/96 - WWW.jornaldassecretarias.blogspot.com WWW.coins.sinsesp.com.br "A tarefa da liderança é alinhar as forças de tal forma que as fraquezas se tornem irrelevantes." Drucker”.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE SECRETARIADO

COINS 2011 - CONGRESSO INTERNACIONAL DE SECRETARIADO! Aproxima-se o dia do CONGRESSO INTERNACIONAL DE SECRETARIADO, que realizaremos em 28 e 29 de Outubro – no Sheraton WTC Hotel, em São Paulo. Oportunidade para networking e conhecer mais sobre os assuntos: Globalização, Sustentabilidade e Inteligência Competitiva. As diferenças de atuação do Secretariado e Assistentes/Assessores será abordado no Painel Internacional, com a presença de: Marina Higdon (EUA), Lee Chapman (África do Sul), Connie Eastman (Argentina), Maria da Graça Gomes (Portugal) e Isabel Cristina Baptista (Brasil), com tradução simultânea. Além das palestras magnas, o evento oferecerá também 9 atividades em painéis científicos, técnicos e comportamentais, para que sejam escolhidos 3 deles que entenda sejam de maior importância para reciclar, inovar, desenvolver as competências. As inscrições ainda estão abertas e você pode efetivá-la através de nosso site: http://www.coins.sinsesp.com.br/inscricao, possibilidade de pagamento por boleto bancário ou ainda cartão de crédito. Queremos que você, que valoriza pelo futuro da nossa profissão, seja nosso convidado especial, neste momento único, com a presença de personalidades secretariais de vários continentes. Atenciosamente, Isabel Cristina Baptista Presidente SINSESP - gestão 2008/2012 SE SRTE/SP 73/86 (11) 3662 0241 - (12) 3962 1636

CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO E SUSTENTABILIDADE

09, 10 e 11 /11/2011 Congresso Brasileiro de Direito e Sustentabilidade e III Fórum Brasileiro de Altos Estudos e Direito Público Bourbon Curitiba Convention Hotel www.editoraforum.com.br

DIÁLOGOS LATINO AMERICANOS

“Diálogos Latino-Americanos" será no dia 9 de novembro O Senge-PR realizará no próximo dia 9 de novembro o terceiro evento do ciclo Diálogos Latino-Americanos, cujo objetivo é aproximar a realidade dos diferentes países que compõem a América Latina, de maneira a permitir ações políticas articuladas pelo viés do pensamento latino americano. Sob o tema Revoluções na América Latina, será realizada uma palestra com os seguintes convidados: Antonio Goulart, diretor do Senge-PR, Ricardo Pazello, professor de Antropologia Jurídica da UFPR e Pedro Carrano, repórter do jornal Brasil de Fato. O evento começa às 18h30, e será realizado no auditório do Senge-PR. A entrada é gratuita. www.senge-pr.org.br

CURSO ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS E GESTÃO DE DOCUMENTOS

SINDIB-PR - SINDICATO DOS BIBLIOTECÁRIOS DO ESTADO DO PARANÁ e ABPR, ASSOCIAÇÃO BIBLIOTECÁRIA DO PARANÁ, PROMOVEM: CURSO ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS - GESTÃO DE DOCUMENTOS DATA: 29 e 30/11/2011, 01/12/2011 – das 18h às 22h LOCAL: FESP – FUNDAÇÃO DE ESTUDOS SOCIAIS DO PARANÁ Rua Dr Faivre, 141 – Centro (próximo ao Hospital de Clínicas) – Curitiba – PR PRE-RESERVAS: Já estão disponíveis no fone/fax 3323-4694, por e-mail (sindib@ibest.com.br /abpr@abrp.org.br ) ou na sede do SINDIB/PR das 9h – 12h e 14h –17h. http://www.sindib.pr.gov.br/

COPEL - MAIS UMA PROPOSTA FRUSTANTE

Depois de uma primeira proposta decepcionante, rejeitada ontem pelos sindicatos em unanimidade, a Copel volta à mesa de negociação com quase nada para os trabalhadores, numa proposta frustrante para todas as categorias. Após a apresentação da proposta, os dirigentes trouxeram argumentos claros e embasados pelo Dieese: o objetivo era o de continuar os esforços junto à diretoria para que os valores fossem revistos. Foram lembradas ainda as cláusulas administrativas, às quais houve poucas respostas positivas; entende-se que é preciso mostrar compromisso com a situação do empregado e suas expectativas. A representação da Copel respondeu que a proposta da empresa é final e considerada boa pela diretoria, que aposta no plano de cargos (que também não traz avanço, atingiu à base de forma heterogênea e é um ajuste em salários que estavam defasados e precisavam ser atualizados) e no abono: este na verdade acaba sendo pouco representativo. Para quem recebe até R$ 2 mil, ele na prática será menor do que o do ano passado. A realidade é que cada vez mais o empregado é colocado em segundo plano. Em 1999, a empresa destinava 17,25% de seu valor agregado (ou seja, a riqueza gerada pela companhia) para sua folha de pagamento. Em 2010 este percentual caiu para 12,9%, conforme dados do Dieese. Confira a proposta feita na manhã desta sexta-feira, 21/10: • Reajuste salarial – mantém em 7,3% • Aumento real – Não • Indenização Compensatória – 2 remunerações • Portadores de necessidades especiais - R$ 420,00 • Alimentação – R$ 625,00 • Creche de 0 a 6 meses – retira o benefício • De 7 a 72 meses – R$ 305,00 • Férias – mantém o procedimento atual • Educação – mantém os créditos como estão. Teto vai para R$ 540,00 • Abono de férias – segue inalterado 21/10/2011 - CSMEC - Boletim eletrônico - Ano 3 - número 9

São Paulo (SP): Nota das mulheres das centrais e dos movimentos sociais

Qua, 19 de Outubro de 2011 As centrais sindicais – Força Sindical- FS, União Geral dos Trabalhadores-UGT, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil -CTB, Nova Central Sindical dos Trabalhadores- NCST e a Central Geral dos Trabalhadores do Brasil –CGTB – e os movimentos sociais representados: União Brasileira de Mulheres –UBM, Ação Mulher Trabalhista – AMT - União de Negros e Negros pela Igualdade -UNEGRO, Confederação de Mulheres do Brasil –CMB, Confederação Nacional Afro Brasileiro -CNAB, Federação das Associações Comunitárias do Estado de São Paulo- FACESP e a União da Juventude Socialista- UJS consideram que a organização da Conferência Estadual de Políticas para as Mulheres, realizada em São Paulo nos dias 8, 9 e 10 de outubro , transcorreu conforme a programação em um processo rico de debates e formulação de propostas a serem encaminhadas a conferencia nacional . Representamos parcela significativa de mulheres e sabemos do tamanho de nossa responsabilidade. Nossa conduta foi pautada pela democracia, ética e transparência, não podemos, portanto, assistir passivamente a ação de entidades que desejam impor suas opiniões de maneira arrogante e antidemocrática. Os temas foram debatidos e aprovados democraticamente nos trabalhos de grupo por todos os segmentos em prol de um projeto estadual e nacional de políticas publicas para as mulheres. As organizações participantes devem primar pela construção coletiva deixando de lado as vaidades e diferenças de lado para não se desviarem do objetivo central. Lamentavelmente o evento não conseguiu eleger as delegadas da capital de São Paulo em função da discordância de critérios o que forçou a suspensão do trabalho da eleição que deverá ocorrer em um outro momento, a partir de critérios construídos coletivamente entre as entidades participantes. Consideramos que os problemas que as mulheres enfrentam e as soluções não têm DNA partidário e nem se ajustam a entidades que alegam serem diferentes e querem impor suas opiniões e políticas. Acreditamos que o Brasil possui na sua formação social uma enorme diversidade cultural e política e tem potencial para construir de forma ampla e democrática um processo eleitoral que contemple as mais diferentes forças políticas www.fsindical.org.br

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Oficina de Mapas Mentais

Oficina de Mapas Mentais Os mapas mentais podem ser utilizados em qualquer aplicação, tanto de caráter pessoal, educacional e organizacional. ________________________________________ MINDMAPS | MAPAS MENTAIS É a representação gráfica da arquitetura do pensamento humano. Por meio de imagens e palavras associadas, em uma estrutura conectada e hierárquica, simula a forma que o cérebro humano conduz o pensamento. Utilizando as habilidades de ambos os hemisférios do cérebro, o lógico e o intuitivo, a metodologia ajuda a desenvolver de forma natural o potencial humano. DATA 20 de outubro HORÁRIO 8h30 às 17h30 LOCAL CIETEP - Sala de Convenções Av. Comendador Franco, 1341, Jardim Botânico, Curitiba PR INVESTIMENTO R$ 350,00 á vista 10% de desconto ou parcelamento em 2 vezes POLÍTICA DE DESCONTO • R$ 290,00 para inscrições até 30 de setembro • Desconto especial para grupos • Para mais informações e inscrições entrar em contato com Aline Ferreira pelo ferreira.aline@sesipr.org.br | 3271-7798 ou 3271-7700 OBJETIVOS • Reduzir o tempo para planejar, implantar e controlar projetos • Gerar uma síntese de um grupo de informações • Preparar apresentações de forma objetiva, simples e agradável • Visualizar o todo e as partes ao mesmo tempo • Compilar e armazenar um grande volume de informações • Gerar alternativas e tomar decisões ao visualizar as interações entre as diversas opções • Motivar a solução de problemas ao mostrar novos conjuntos de alternativas e suas repercussões • Desenvolver a criatividade de forma natural ao permitir a geração de ideias e múltiplas associações e relações entre elas CONTEÚDO • A arquitetura e linguagem do pensamento humano • Princípios da sinergia cerebral • Leis e sintaxes dos mapas mentais • Planejamento de projetos e atividades • Exercícios para gerar criatividade • Técnicas para desbloqueio criativo INSTRUTOR Jorge Castañeda (México) Diretor-presidente da Buzan Latin America, mestre em Administração Científica. É um dos quatro mestres do curso Buzan Trainers que existem no mundo e que combina metodologias de vanguarda como os MindMaps. Autor de livros sobre MindMaps e Inteligências Múltiplas. INFORMAÇÕES GERAIS (41) 3271-9177 carlos.baptista@fiepr.org.br

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Isabel C. Baptista Enviadas: Terça-feira, 11 de Outubro de 2011 14:00 Assunto: Esteja presente no Congresso de SP - faça sua inscrição! O Congresso Internacional de Secretariado será o evento voltado para Secretárias e Assistentes, Docentes e Estudantes, que abordará amplamente o assunto Globalização, contando com a presença de Portugal, EUA, África do Sul, Argentina e com participantes da maioria dos Estados do Brasil. Esperamos vê-las no evento. Diretoria SINSESP Adicione sinsesp@sinsesp.com.br aos seus contatos, para sempre receber nossos emails. Isabel Cristina Baptista Presidente SINSESP - gestão 2008/2012 SE SRTE/SP 73/86 (11) 3662 0241 - (12) 3962 1636 www.coins.sinsesp.com.br www.sinsesp.com.br www.revistagestaoesecretariado.org.br www.develop.org.br

MAPAS MENTAIS

www.mapasmentais.com.br

VIDEO sobre superação

http://youtu.be/Bpv48BOKSUk

IFPR publica edital do Processo Seletivo 2012

Foi publicado nesta sexta-feira (7) o edital do Processo Seletivo do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Em 2012, os 14 câmpus em funcionamento ofertarão 3005 vagas em 70 cursos técnicos. As inscrições têm início na terça-feira (11) e seguem até o dia 10 de novembro. A taxa é de R$ 35. Podem solicitar isenção da taxa os candidatos que participam de programas sociais de renda, estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que realizaram todos os estudos em escolas públicas. Das vagas oferecidas, 40% serão de inclusão social, disponibilizadas para estudantes que realizaram todo o Ensino Fundamental e/ou o Ensino Médio exclusivamente em escolas mantidas pelo Poder Público e 20% serão de inclusão racial, para alunos de cor preta ou parda que possuam traços fenotípicos que os caracterizem como pertencentes ao grupo racial negro. Também haverá reserva de vagas para candidatos indígenas (5%) e com deficiência (5%). À concorrência geral, serão destinadas 30% das vagas. O Processo Seletivo será realizado simultaneamente em Assis Chateaubriand, Campo Largo, Cascavel, Curitiba, Foz do Iguaçu, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Londrina, Paranaguá, Palmas, Paranavaí, Umuarama e Telêmaco Borba, em uma única fase no dia 11 de dezembro de 2011, no turno da tarde. A prova para os cursos técnicos de nível médio nas modalidades integrado e concomitante (para candidatos que concluíram o Ensino Fundamental) será composta por conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Naturais, História e Geografia. Já para os cursos na modalidade subsequente (para candidatos que já concluíram o Ensino Médio) serão exigidos conhecimentos nas áreas Linguagens, Códigos e suas tecnologias (Língua Portuguesa); Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias (Matemática, Física, Química e Biologia) e Ciências Humanas e suas Tecnologias (História e Geografia). O IFPR O IFPR é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular, multicâmpus e descentralizada, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino. “Nosso diferencial é que estamos interiorizados, o que oportuniza facilidade de acesso e a criação de cursos voltados às realidades regionais”, afirma o reitor do IFPR, Irineu Colombo. Mostra de Cursos Nos meses de outubro e novembro, praticamente todos os câmpus do IFPR promovem mostras para explicar aos candidatos todos os detalhes sobre cada curso oferecido. O calendário desses eventos em cada cidade está disponível no hotsite ifpr.edu.br/mostra/. Cursos A relação completa dos cursos técnicos para 2012, divididos por câmpus, está disponível em um Guia, disponível para download http://www.ifpr.edu.br/mostra/guia.php . Edital e formulário de Inscriçõeshttp://201.90.76.136/ps_generico/

IFPR formará técnicos para reabilitação de dependentes químicos

fonte: http://reitoria.ifpr.edu.br/2011/10/07/ifpr-formara-tecnicos-para-reabilitacao-de-dependentes-quimicos/#more-22937 IFPR formará técnicos para reabilitação de dependentes químicos O núcleo de Educação a Distância do Instituto Federal do Paraná (EAD-IFPR) realiza nesta sexta-feira (7) a aula inaugural do Curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos. A iniciativa é pioneira, pois o curso é o primeiro do Brasil na modalidade a distância. O curso, produzido em Curitiba, têm mais de dois mil alunos matriculados em cinco estados: Roraima, Bahia, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina. “O curso é inteiramente gratuito para o aluno e tem no seu quadro de professores os melhores profissionais que hoje atuam na reabilitação de dependentes químicos”, disse o professor José Carlos Ciccarino, diretor geral do EAD-IFPR. Ciccarino explicou que o curso terá a duração de dois anos e formará técnicos que devem atuar principalmente nas comunidades terapêuticas. Em todo o Brasil, há mais de três mil comunidades terapêuticas, atendendo cerca de 60 mil pessoas. “Sabemos que o governo Federal pretende criar condições para a abertura de pelo menos mais 40 mil vagas nesse sistema voltado para a recuperação do dependente químico”, comentou Ciccarino. O diretor geral do EAD-IFPR observa que o governo da presidenta Dilma Rousseff está enfrentando o problema das drogas no Brasil em várias frentes – segurança, educação e saúde – melhorando a segurança nas fronteiras, formando gente especializada para lidar com o problema e organizando uma grande rede de cuidados em saúde mental para usuários de crack, álcool e outras drogas, composta por comunidades terapêuticas, unidades de acolhimento, enfermarias especializadas e consultórios de rua. “Isso para garantir ao cidadão e à sua família alternativas de atenção e cuidados, 24 horas, conforme explicou a presidenta, em seu discurso de 7 de setembro”, disse Ciccarino. De acordo com o coordenador do Curso Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos (pós-médio), professor Rubens Gomes Corrêa, o curso possui estágio obrigatório de 200 horas – 100 horas no hospital, clínica, ou Centros de Assistência e Promoção Social (Caps) e outras 100 horas dentro de comunidades terapêuticas. O profissional formado poderá atuar como um co-terapeuta, ajudando os psicólogos, psiquiatras, clínicos e assistentes sociais. “Ele também estará apto para atender grupos e exercer atividades na gestão administrativa”, informou Corrêa. As aulas serão com professores mestres e doutores nas áreas de psicologia, psiquiatria, clínica, terapia ocupacional, direito, enfermagem, farmácia, bioquímica, serviço social, filosofia, sociologia e antropologia. Com informações EAD -IFPR

IV Jornada Científica Sul - Instituto Federal Catarinense

IV Jornada Científica Sul - Instituto Federal Catarinense A pesquisa como prática inovadora no processo educacional. http://ivjornadasul.ifc.edu.br/

As três mulheres distinguidas hoje com o Premio Nobel da Paz

As três mulheres distinguidas hoje com o Prémio Nobel da Paz (DR) O comité norueguês decidiu atribuir o Nobel a estas três mulheres - as liberianas Ellen Johnson Sirleaf e Leymah Gbowee e a iemenita Tawakkul Karman - pela sua luta pacífica em nome dos direitos das mulheres. "Não podemos alcançar a democracia e a paz duradoura no mundo a menos que as mulheres tenham as mesmas oportunidades do que os homens", escreve o comité em comunicado. Ellen Johnson Sirleaf foi a primeira mulher africana a ser eleita, democraticamente, Presidente. Desde então "tem contribuído para a paz na Libéria, para a promoção do desenvolvimento económico e social e para reforçar a posição das mulheres". Por seu lado, Leymah Gbowee conseguiu "mobilizar e organizar as mulheres de etnias e religiões diferentes a fim de conseguir acabar com a guerra na Libéria e garantir a sua participação nas eleições". E nas circunstâncias mais difíceis, tanto antes como depois da "Primavera Árabe", Tawakkul Karman teve um papel de liderança na luta pelos direitos das mulheres e pela democracia e paz no Iémen. Nas suas primeiras declarações, Karman disse estar "feliz e surpreendida" por ter recebido o Prémio, que dedica aos activistas da "Primavera Árabe". "É uma honra para todos os árabes, muçulmanos e para todas as mulheres", acrescentou, citada pela estação de televisão Al-Arabiya, sediada no Dubai. No ano passado, o Nobel da Paz foi atribuído a Liu Xiaobo pela sua "luta em nome dos direitos humanos fundamentais na China". Até agora, apenas 12 mulheres receberam o Nobel da Paz, em 110 anos de história. A última foi a ecologista queniana Wangari Maathai que faleceu no final de Setembro. A cerimónia de entrega do Nobel está marcada para 10 de Dezembro, em Oslo. Vencedores do Prémio Nobel da Paz nos últimos dez anos: 2010: Liu Xiaobo (China) 2009: Barack Obama (Estados Unidos) 2008: Martti Ahtisaari (Finlândia) 2007: Al Gore (Estados Unidos) e Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC) 2006: Muhammad Yunus (Bangladesh) e Grameen Bank 2005: Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) e Mohamed ElBaradei (Egipto) 2004: Wangari Maathai (Quénia) 2003: Shirin Ebadi (Irão) 2002: Jimmy Carter (Estados Unidos) 2001: Organização das Nações Unidas (ONU) e Kofi Annan (Gana) Fonte: http://www.publico.pt/Mundo/leymah-roberta-gbowee-a-guerrilheira-da-paz-1515410

2º Enasec - reunião dos professores‏

Caros colegas do secretariado: O 2º Enasec (20-22 de outubro) está se aproximando. Reforçamos o convite aos professores, pesquisadores e coordenadores dos cursos do país a participarem da reunião que faz parte da programação do Enasec. Será na sexta-feira, dia 21/10, no turno da manhã, enquanto os demais participantes estarão participando de minicursos. A reunião acontecerá no próprio local do evento, no IFCH/UPF. Terá como pauta: - Enade (com a participação da profa. Marilena Zanon, membro da comissão Assessora da Avaliação - MEC)- Sociedade Brasileira de Pesquisa em Secretariado: a comissão designada em Toledo/2010 fará a exposição. Para otimizar os trabalhos, é desejável que os participantes tenham lido o regulamento já disponibilizado pela comissão.- 3º ENASEC Estamos aguardando por vocês e desejamos boa viagem. Abraço, Daniela Giareta DuranteSecretária Executiva RP/DRT -1700 Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo-UPF

PRÊMIO PROFESSORES DO BRASIL

http://www.premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br/index.php?pagina=inscricao Prêmio Foram prorrogadas até o dia 15 de outubro as inscrições para o Prêmio Professores do Brasil, que objetiva reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas e dar visibilidade às boas experiências pedagógicas. Os interessados podem obter mais informações, bem como se inscrever na página do prêmio.

2º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Fórum Está liberada para consulta o ementário do 2º Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica. O evento será realizado em Florianópolis, Santa Catarina, de 28 maio a 1º de junho de 2012. Com versão inicial em português, o documento terá tradução para inglês, espanhol e francês. Fonte: Boletim eletrônico semanal da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Ministério da Educação - Brasília – DF Redação: (61) 2022-8579 / 2022-8582 - Envie sua sugestão de pauta para: comunicacaosetec@mec.gov.br

PISOS SALARIAIS - CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO DO SINSEPAR

SINDICATO DAS SECRETÁRIAS E SECRETÁRIOS DO ESTADO DO PARANÁ Rua Saldanha Marinho, 66, 80410-150 CURITIBA PR Fundação: 27/10/1987 CNPJ: 80.328.370/0001-91 Código Sindical: 005.000.02829-1 www.jornaldassecretarias@blogspot.com - sinsepar@gmail.com. 41-8841.4949 Filiado: FORÇA SINDICAL – CNTC - ASSEMPA – CMS/PR CONVENÇÕES E ACORDOS COLETIVOS DE TRABALHO Para obter as Convenções Coletivas de Trabalho e Acordos firmados pelo SINSEPAR: siga o passo a passo: 1) acesse: www.mte.gov.br 2) sistema mediador 3) consultar instrumentos coletivos registrados 4) consulta avançada 5) primeiro clik no CNPJ depois digite o numero: 80.328.370/0001-91 6) pesquisar. Neuralice Maina, SRTE/021, Presidente SINSEPAR 41 – 8841.4949 sinsepar@gmail.com ATENÇÃO: CAMPANHA DE REGISTRO PROFISSIONAL NA SRTE - O REGISTRO É A SUA IDENTIDADE PROFISSIONAL . saiba mais: http://portal.mte.gov.br/delegacias/pr/ http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812C2C7051012C2C87ACA911A7/secretaria.pdf

OUTUBRO ROSA

OUTUBRO 01- Associação Comercial do Paraná iniciam, através do Conselho da Mulher Executiva, a Jornada do Movimento Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama – 10:00h. com diversas atividades – Rua XV de Novembro – sede. 20:00h iluminação do prédio sede 03 a 30 – Apresentação teatro da Guarda Municipal de Curitiba nas escolas Municipais 03 - Palestra - Celebrando a vida cor de Rosa - Palmeira 05 - Abertura Oficial do Movimento Outubro Rosa - Memorial de Curitiba Praça Iguaçu – “Nós somos o espetáculo”. 19:30h 05 - Instalação de Laço Cor de Rosa com 20m de altura – Ed. Rio Juruá – Rua Cel. Dulcídio, nº 1.079 06 – Evento Celebrando a Vida Cor de Rosa - Regional do Pinheirinho – 14:30h 07 – Evento Celebrando a Vida Cor de Rosa - Regional Santa Felicidade – 14:30h 07 - Oficina Chaveiro da Vida – Empresa Votorantim – 9hs às 15hs 08 - Evento Celebrando a Vida Cor de Rosa – Comunidade Escola SME – 14hs 10 - Evento Celebrando a Vida Cor de Rosa - Regional CIC – 14:30h 11 - Palestra FGVTN 11 – Palestra Prevenir é o Alvo - Construtora Laguna – 15hs 13 - Evento Celebrando a Vida Cor de Rosa - Regional Bairro Novo – 14:30hs 14 - Evento Celebrando a Vida Cor de Rosa - Regional Matriz – 14:30h. 15 – Torneio Anual pelo Combate ao Câncer – Club Las Palmas/Complexo Paraná Golf (SJPinhais) – Taça Tânia Gomez – 8hs – 17hs 16 - Corrida pela Cura – Rio de Janeiro – RJ 17 - Palestra Prevenir é o Alvo – Campo Largo – 10hs 17 - Evento Celebrando a Vida Cor de Rosa - Regional Boqueirão – 14:30h 17 – Evento Celebrando a Vida Cor de Rosa – Araucária – 17hs 18 - SMEL Programa Pedala Curitiba – Pedalando a Vida com Saúde – Concentração Praça Garibaldi às19:45 saída às 20:15hs 18 – Evento Celebrando a Vida Cor de Rosa - Regional Boa Vista - 14:30h 19 - Evento Celebrando a Vida Cor de Rosa - Regional Portão – 14:30h 19 - Atividade artística Campo largo – 20hs 20 - Oficina Chaveiro da Vida – Conselho Regional de Contabilidade – 9:30 às 16:30hs 21 - IX Encontro Brasileiro de Instituições Filantrópicas e Grupos de Apoio à Saúde da Mama – Goiânia – GO 22 - Caminhada - Campo Largo 22 - Encontro Jovem Curitibano – C.E. Avelino Vieira – Regional Boa Vista – das 13hs às 17hs 22 - SME - Sábado Cor de Rosa – Comunidade Escola – 9hs às 17hs ESCOLAS E.M. TANIRA REGINA SCHMIDT – END: Rua Victor Kotovis, s/n Abranches – Regional Boa Vista/ 3585-1286 E.M. NEWTON BORGES DOS REIS – END: Rua Adriana Ceres Zago Bueno, 39 – Tatuquara – Regional Pinheirinho /3396-3427 E.M. DURIVAL BRITTO E SILVA – END: Rua Emílio Bertolini, 44 – Cajuru – Regional Cajuru/3366-2989 E.M. FOZ DO IGUAÇÚ - END: Rua João Reffo, 1080 – Santa Felicidade – Regional Santa felicidade/3364-0585 E.M. AUGUSTA GLUCK RIBAS – END: Rua Izaac ferreira da Cruz, 3360- Sitio cercado – Regional Bairro Novo/3349-3611 E.M. DAVID CARNEIRO – END: Rua João batista zagonel Passos, 1161 – Xaxim – Regional Boqueirão/3378-6364 E.M. AMÉRICA DA COSTA SABÓIA - END: Rua Emílio Romani, 316 Cidade industrial – regional CIC/ 3347-1615 E.M. MARIA CLARA TESSEROLI - END: Rua João Ribeiro Lemos, 361 – Novo Mundo – Regional Portão/3246-2210 23 - SMEL - Caminhada com o Grupo da Melhor Idade – Concentração Praça Nossa Senhora de Salete – 9:00h. percurso até o Bosque do Papa João Paulo II 24 - Palestra – Unimed – Florianópolis SC 25 - Palestra Regional Cajuru – 14:30hs 26 - Atividade Assembléia Legislativa do Paraná 27- Shopping Novo Batel – Teatro Paulo Autran - “Nós somos o espetáculo” – 20hs 27 - Celebrando a Vida Cor de Rosa – Secretaria Municipal de São José dos Pinhais – Câmara de Vereadores Programação Mensal do CEDAV MULHER 01 - front light com Laço Cor de Rosa durante o mês inteiro na frente da Clínica, na via rápida onde passam cerca de 20 mil veículos dia. Colorir a Clínica a noite, durante o mês inteiro. Participar de distribuição de material gráfico no TRE junto com o Rotary Club Internacional. Banner institucional apoiando o evento Contra o Câncer de Mama. Realizar o 5º Ciclo de Estudos Diagnóstico Água Verde destinado a secretárias dos médicos ginecologistas e obstetras. Distribuir dentro do CEDAV MULHER o material da campanha do HUMSOL e ROTARY CLUB Data: 05 de outubro até o dia 31/10/2011 Local : Centro Diagnóstico Mulher NOVEMBRO 08 - Leilão de Arte- Antiquários Albertus 27 - Dia Nacional de Luta contra o Câncer de Mama – Brasília Locais Iluminados de Cor de Rosa já confirmados - Assembléia Legislativa do Estado do Paraná - BazarArt – todas as 08 lojas - DAPI – Clínica de Diagnóstico por Imagem - Estufa do Jardim Botânico - Empreendimentos Thá - Faculdades Integradas do Brasil – UNIBRASIL - Largo da Ordem - Marco Rotatório Avenida das Torres – Rotary Av. das Torres - Paço da Liberdade - Palácio Iguaçu - Praça do Japão - Prefeitura Municipal de Curitiba - UNIMED – sede - Shopping Curitiba - Shopping Palladium - Empena Secretaria Municipal de Saúde - Rua XV de Novembro canteiros com flores cor de rosa - Praças de Curitiba e rotatória Centro Cívico com flores cor de rosa. - A FAS iluminará o Pinheiro com o símbolo do Paraná que faz parte do jardim da sede As Clínicas IOP1 e IOP Batel também serão iluminadas Parceiros: - FEMAMA - Antiguário Albertus - Associação Comercial de Curitiba – Conselho da Mulher Executiva - CEDAV - Centro de Diagnóstico Água Verde - Distrito 4730 do Rotary Internacional Rotary Club de Curitiba Cajuru- Projeto Rotary pelo Rosa - Gestual Danças de Salão - Governo do Estado e Secretaria Estadual de Saúde. - Insituto GRPCOM. - Prefeitura Municipal de Curitiba e suas secretarias FCC (Fundação Cultural de Curitiba), SMS (Secretaria Municipal de Saúde) – SME (Secretaria Municipal de Educação), SMEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer). FAS - Prefeitura Municipal de Araucária - Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais - Paraná Golf Club - Rede de Farmácias Minerva - Rede de Farmácias Nissei - SESC – Água Verde - Shopping Novo Batel. - TheGetz Comunicação - UNIBRASIL - UNIMED * Todas as atividades a serem desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Curitiba e Secretarias, bem como o FAS foram coordenadas e administradas pela Primeira Dama do Município e Presidente da FAS Drª Marry Ducci Atividades desenvolvidas pela FEMAMA, da qual o Instituto Humsol é filiado Evento: Coletiva de Imprensa – Lançamento da Campanha Outubro Rosa 2011 Data: 04/10/2011 Horário: 11hs Local: Copacabana Palace - Avenida Atlântica 1702, Rio de Janeiro/RJ Evento: Iluminação Santuário Nossa Senhora da Penha Data: 04/10/2011 Horário: 17hs Local: Santuário Nossa Senhora da Penha - Largo da Penha 19, Rio de Janeiro/ RJ Evento: Iluminação Cristo Redentor Data: 04/10/2011 Horário: 20hs Local: Rua Cosme Velho, 513 - Rio de Janeiro - RJ Evento: Iluminação Palácio do Congresso Nacional Data: 05/10/2011 Horário: a definir Local: Salão Negro – Câmara de Deputados - Praça dos Três Poderes - Brasília - DF Postado por Humsol - Instituto Humanista de Desenvolvimento Social

CAMPANHA DE REGISTRO PROFISSIONAL NA SRTE

Se você atua na profissão de Secretariado, observe que o registro profissional é obrigatório na SRTE (Leis 7377/85 e 9261/96), por gentileza verificar o procedimento e documentos necessários no site do Ministério do Trabalho: http://portal.mte.gov.br/delegacias/pr/ http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812C2C7051012C2C87ACA911A7/secretaria.pdf Superintendente Atual Neivo Beraldin Superintendente Substituto Elias Martins Endereço: Rua José Loureiro, 574 Centro, Curitiba / PR Horário de atendimento: De segunda a sexta, das 8h às 17h. Telefones: (41) 3901-7509 Gerência Regional Gerente Regional do Trabalho e Emprego em Cascavel Bruno Carlos Wandeley Rua Souza Naves, 3925 Centro - CEP 85810-070 Telefone: (45) 3902-2408 / 3902-2409 (Fax) Gerente Regional do Trabalho e Emprego em Foz do Iguaçu Gilberto Monte Braga Av. Jorge Schimmelpfeng, 143 Centro - CEP 85851-110 Telefones: (45) 3901-6705/ 3901-6711 Fax: (45)3901-6713 Gerente Regional do Trabalho e Emprego em Londrina Dorival Silvestre Arantes Av. Rio Branco, 269 Shangrilá - CEP 86070-690 Telefones: (43) 3328-3515 / 3327-2788 Fax: (43) 3327-2182 Gerente Regional do Trabalho e Emprego em Maringá Lauro Souza Rua Neo Alves Martins, 1124 - CEP 87050-110 Telefones: (44) 3901-4321 Fax: (44) 3901-4345 Gerente Regional do Trabalho e Emprego em Ponta Grossa Ilmor Juenge Filho Rua Teodoro Rosa, 851 - Centro - CEP 84010-180 Telefones: (42) 3901-3907 - 3901-3906 (fax) Agências Regionais AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM APUCARANA Av. Curitiba, 1188 - Centro - CEP: 86.800-005 Chefe da Agência: Anacleto Romagnoli Filho Fone/Fax (43) 3901-1000 (43) 3901-1002 AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM ARAPONGAS Av. Arapongas, 88 – Sala 504 - CEP: 86701-410 Chefe da Agência: Cirineu Dias Fone / Fax (43) 3902-1870 (43) 3902-1871 AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM ARAUCÁRIA Rua Coronel Joaquim Palhano, 62 – Centro – CEP: 83.702-440 Chefe da Agência: João Antônio Alves Fone/ Fax (41) 3905-6000 (41) 3905-6001 AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM ASSAÍ Rua Conrado Medeiros, 42 – sala 03 – Centro – CEP: 86.220-000 Chefe da Agência: Yolanda Natsue Fukunaga Fujikawa Fone/Fax (43) 3262-4945 AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM CAMPO LARGO Rua Dom Pedro II, 1344 – Centro – CEP: 83.601-160 Chefe da Agência: Stella Maris Arcie Stasievski Fone (41) 3392-6417 Fax (41) 3292-5188 AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM CAMPO MOURÃO Rua Brasil, 1019 – Jardim Laura – CEP: 87.301-140 Chefe da Agência: Cristiane M. Tortola Fone (44) 3904-1600 Fax (44) 3904-1601 AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM CIANORTE Av. Paraná, 740 - Zona 1 – CEP: 87.200-000 Chefe da Agência: Maria Terezinha Viola Fone (44) 3903-1300 Fax (44) 3903-1301 AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM CORNÉLIO PROCÓPIO Rua Massud Amim, 165 – Centro – CEP. 86.300-000 Chefe da Agência – Ana Lúcia de Oliveira Vitor Fone/Fax (43) 3904-1240 AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM FRANCISCO BELTRÃO Av. Antonio de Paiva Cantelmo, 919 - Centro – CEP: 85.601-270 Chefe da Agência: Fabrícia de Santana da Silva Fone (46) 3901-1900 Fax (46) 3901-1901 AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM GUARAPUAVA Rua Senador Pinheiro Machado, 1794 - Centro - CEP: 85.010-100 Chefe da Agência: Jussira Maria Romanowski Fone/Fax (42) 3902-1501 (42) 3902-1500 fiscalização AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM PARANAGUÁ Av. Coronel Santa Rita, 482 – Tuiuti – CEP: 83203-630 Chefe da Agência: Antonio Lourenço Zella Fone/Fax (41) 3902-1701 (41) 3902-1702 AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM PARANAVAÍ Rua Salgado Filho, 789 – Jardim Curitiba – CEP: 87.708-200 Chefe da Agência: Wallace Tadeu Néia Fone/Fax (44) 3902-1801 AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM PATO BRANCO Rua Osvaldo Aranha, 240 – Centro – CEP: 85.501-310 Chefe da Agência: Gisele de Fátima Souza do Couto Fone (46) 3902-1101 Fax (46) 3902-1100 AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM SANTO ANTONIO DA PLATINA Rua Marechal Deodoro, 475 – Centro – CEP: 86.430-000 Chefe da Agência: Maria Nilda Chagas Fone/Fax (43) 3907-1400 AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM SÃO JOSÉ DOS PINHAIS Rua Joaquim Nabuco, 2176 - Centro – CEP: 83.005-160 Chefe da Agência: Onofre Soares de Queiroz Fone/Fax (41) 3901-8400 (41) 3901-8402 Arquivo: (41) 3901-8401 AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM TOLEDO Rua Almirante Barroso, 3.113 – Centro – CEP: 85.905-010 Chefe da Agência: João Alberto Gasperin Fone/Fax (45) 3903-1880 (45) 3903-1881 AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM UMUARAMA Av. Rio Branco, 4211 – Centro – CEP: 87.501-130 Chefe da Agência: Narciso P. Barbão Fone/Fax (44) 3906-1330 AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM UNIÃO DA VITÓRIA R. Zacarias Goes Vasconcelos, 913 – São Bernardo –CEP 84.600-000 Chefe da Agência: Sueli Terezinha Tratch Fone (42) 3903-1770 Fax (42) 3903-1771 AGÊNCIA REGIONAL DO TRABALHO EM URAÍ Av. Brasil, 528 - Centro – CEP: 86.280-000 Chefe da Agência: Célia Lourenço Carneiro Comar Fone/Fax (43) 3541-2454 Setor e Telefones Central da Ouvidoria Telefones: 0800-610101

Iniciadas no Paraná Conferências Macrorregionais do Trabalho Decente

Paraná, - macrorregionais do Trabalho Decente do Paraná. Os eventos são promovidos pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária e contam com apoio da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR). Pato Branco, na região sudeste do estado, abre o ciclo de palestras preparatórias para a I Conferência Estadual marcada para os dias 25 e 26 de novembro, em Curitiba. Outras cinco conferências acontecem no mês de outubro: em Cascavel (07/10), Maringá (20/10), Londrina (21/10), Curitiba (27/10) e Ponta Grossa(28/10). A expectativa é que a conferência estadual eleja cerca de 500 delegados que representarão os órgãos governamentais, entidades de empregadores e entidades de trabalhadores no encontro estadual e na conferência nacional, a ser realizada em 2012, em Brasília. Para o superintendente do Trabalho e Emprego no Paraná, Neivo Beraldin, a iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego de promover um debate nacional sobre o trabalho decente é um passo decisivo para formular uma política nacional, como parte da estratégia de erradicação da extrema pobreza até 2014. “Esse é um grande desafio porque, infelizmente, no Brasil, ainda há trabalhadores em condição análoga à escravidão, que trabalham em condições subumanas. Apenas no ano de 2010, em 309 operações, o MTE resgatou 2.628 trabalhadores em condição análoga à escravidão. No Paraná, 120 trabalhadores foram resgatados e 325 autos de infração foram lavrados. Ainda há muito a fazer para assegurar que todos os brasileiros tenham um trabalho digno - exercido em condições de liberdade, segurança, equidade e adequadamente remunerado”, destaca Beraldin. Todas as conferências macrorregionais debaterão os eixos temáticos: Princípios e direitos fundamentais no trabalho; Proteção social; Trabalho e emprego; Fortalecimento do tripatismo e do diálogo social como instrumento de governabilidade democrática. CNETD – A I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (I CNETD) foi lançada em novembro de 2010, no Palácio do Planalto, na presença de centenas de delegados e delegadas representantes do mundo do trabalho em todo o país. A solenidade contou com a participação do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, ministros convidados que integram o Comitê Executivo da Agenda Nacional de Trabalho Decente, representantes das centrais sindicais de trabalhadores e das confederações de empregadores. O objetivo geral é a promoção de um amplo debate nacional a respeito das políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social, na perspectiva da construção de uma Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente, com base nas prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente de 2010. A I CNETD é coordenada pelo MTE e será precedida de conferencias estaduais, distritais e municipais/intermunicipais a serem realizadas ainda este ano. Em todo o processo da I CNETD é assegurada a participação das representações de empregadores e de trabalhadores, bem como de organizações interessadas e comprometidas com a promoção do emprego e trabalho decente, autoridades e instituições governamentais. Cronograma das próximas Conferências Macrorregionais Maringá - 20/10 Londrina - 21/10 Curitiba - 27/10 Ponta Grossa - 28/10 Conferência Estadual de Trabalho Decente – 25 e 26 de novembro, em Curitiba Assessoria de Imprensa do MTE - (61) 3317 - 6537/2430 - acs@mte.gov.br Fonte: http://portal.mte.gov.br/delegacias/pr/iniciadas-no-parana-conferencias-macrorregionais-do-trabalho-decente.htm

REGISTRO PROFISSIONAL NA SRTE – PARANÁ

REGISTRO PROFISSIONAL NA SRTE – PARANÁ Fonte: http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812C2C7051012C2C87ACA911A7/secretaria.pdf CAMPANHA DE REGISTRO PROFISSIONAL NA SRTE Se você atua na profissão de Secretariado, observe que o registro profissional é obrigatório na SRTE (Leis 7377/85 e 9261/96), por gentileza verificar o procedimento e documentos necessários no site do Ministério do Trabalho: http://portal.mte.gov.br/delegacias/pr/ http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812C2C7051012C2C87ACA911A7/secretaria.pdf SECRETÁRIO (Lei 7.377/85) TÉCNICO EM SECRETARIADO DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: 02 (duas) vias de requerimento* devidamente preenchidas (legíveis e sem rasuras); Cópia autenticada (ou Original e Cópia) da Cédula de Identidade (RG); Cópia autenticada (ou Original e Cópia) do Cadastro de Pessoa Física (CPF); Cópia autenticada (ou Original e Cópia) do número, série e qualificação civil da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Cópia autenticada (ou Original e Cópia) da Certidão de Casamento (se houver alteração de nome); - Cópia autenticada (ou Original e Cópia) de Comprovante de Residência (conta de água, luz ou telefone); Cópia autenticada (ou Original e Cópia) do Diploma (para registro DEFINITIVO) ou Histórico Escolar com Certificação de Conclusão + Termo de Compromisso* (para registro PROVISÓRIO) do Curso Técnico em Secretariado de nível médio; Carteira de Trabalho para a anotação do registro. * os modelos para preenchimento estão disponíveis para download nesta página. SECRETÁRIO EXECUTIVO DOCUMENTOS NECESSÁRIOS: 02 (duas) vias de requerimento* devidamente preenchidas (legíveis e sem rasuras); Cópia autenticada (ou Original e Cópia) da Cédula de Identidade (RG); Cópia autenticada (ou Original e Cópia) do Cadastro de Pessoa Física (CPF); Cópia autenticada (ou Original e Cópia) do número, série e qualificação civil da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Cópia autenticada (ou Original e Cópia) da Certidão de Casamento (se houver alteração de nome); - Cópia autenticada (ou Original e Cópia) de Comprovante de Residência (conta de água, luz ou telefone); Atenção: após o registro, gentileza informar o número ao SINSEPAR, sinsepar@gmail.com e sindicalize-se, vamos junt@s construir um futuro melhor para nossa profissão! www.jornaldassecretarias.blogspot.com e participe do CONGRESSO INTERNACIONAL DE SECRETARIADO: www.coins.sinsesp.com.br