domingo, 26 de fevereiro de 2012
III CAMINHADA PELA SAUDE DA MULHER - IBIPORÃ-PR em 10 de março de 2012
III CAMINHADA PELA SAÚDE DA MULHER EM IBIPORÃ-PR
O tema desta III Caminhada é “ Os Direitos da Mulher que Trabalha, afinal, Todas as Mulheres São Trabalhadoras.
A Administração da Prefeitura Municipal de Ibiporã através da Secretaria de Saúde e em parceria com a Força Sindical do Paraná/Secretaria da Mulher Macronorte realiza a III Caminhada Pela Saúde da Mulher,
Este evento, A Caminhada da Pela Saúde da Mulher, nasceu da necessidade de realizar um alerta sobre vários temas relacionados à mulher, em virtude do Dia Internacional da Mulher, este ano realizaremos a Terceira Caminhada pela Saúde da Mulher, no primeiro ano foi sobre o Câncer de Mama, no segundo ano foi sobre a Violência Contra a mulher e Este ano realizaremos um alerta sobre os Direitos da Mulher Trabalhadora.
Justifica-se no interesse de que as mulheres na idade produtiva (20 a 60 anos) são as que mais trabalham e menos se cuidam, fazendo que o número de casos de câncer de mama, câncer de colo uterino, acidentes de trabalho e violência domestica aumentem nesta faixa etária.
A Caminhada pela Saúde da mulher se realizará no dia 10 de março de 2012, a partir das 8h30 m, e passará pelo Centro do município, o seu final será na Praça Central onde acontecerão diversas atividades como:
Tenda de atendimento a usuária para verificação de pressão arterial, glicemia capilar, aferição de peso e altura, atividades físicas com multiprofissionais, apresentação de show e artesanato da fundação cultural e do Caps I, massagem facial, vacinas, distribuição de brindes, apresentação de banda, feira de artesanato da APAE e apresentação de teatro e outras atividades.
Mulher venha e participe, sua presença é muito importante para nós!!!!
Mulheres avançam na conquista de direitos
Mulheres avançam na conquista de direitos
O Dia Internacional da Mulher, celebra...do em 8 de março, é a melhor ocasião para refletirmos sobre os avanços femininos na sociedade. Esse ano temas importantíssimos devem ser lembrados.
A Lei Maria da Penha ganhou nova interpretação após análise do Supremo Tribunal Federal e, a partir de agora, o Ministério Público pode denunciar os casos de agressão mesmo sem a iniciativa da vítima. Antes, qualquer medida do poder público dependia da vontade da agredida. Com a decisão dos magistrados, é possível que um número maior de monstruosidades seja evitado.
Olhando para o passado, a participação da mulher na sociedade e na política vem avançando. O voto feminino completa 80 anos com muitos resultados positivos. Essa conquista social permitiu, sem dúvidas, grandes avanços para o país, com a visão feminina, mais tranquila e muitas vezes mais competente, opinando sobre os rumos do Brasil.
É preciso celebrar também os 70 anos do Sindicato dos trabalhadores em Telecomunicações do Estado de São Paulo, pioneiro em diversos avanços trabalhistas. Sempre engajado nas causas femininas, o Sintetel dá o pontapé de suas comemorações especiais com dois grandes eventos em março, como tradicionalmente faz, justamente para homenagear as mulheres. Então vamos à luta companheiras, pois temos que avançar para melhorar a igualdade no trabalho e na sociedade para todas nós, mulheres.
Maria Edna Medeiros, diretora do Sintetel-SP
ASSESSORIA JURÍDICA NO SINSEPAR
SINDICATO DAS SECRETÁRIAS E SECRETÁRIOS DO ESTADO DO PARANÁ – SINSEPAR
ASSESSORIA JURÍDICA NO SINSEPAR-PR
A partir de 06/03/2012 o Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado do Paraná-SINSEPAR, passa a oferecer aos trabalhadores de sua categoria, assessoria jurídica, toda terça-feira das 9h às 11h, disponível em sua sede na Rua Saldanha Marinho, 66, 2.º andar, Centro, Curitiba/Pr(ao lado da Catedral).
Agende seu horário com os advogados:
Sindicato: (41) 3095.5549 e 8841.4949
Escritório Jurídico: (41) 3049-0808/3049-0404
Advogados:
JULIO CESAR RIBEIRO RODRIGUES
SIMONE Y. INOUE DE PAULA E SILVA
Secretárias e Secretários, conheçam e façam cumprir seus direitos!
Neuralice Maina, SRTE/021, Presidente SINSEPAR
sinsepar@gmail.com
www.jornaldassecretarias.blogspot.com
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
VESTIBULAR A DISTÂNCIA UNINTER TECNOLOGIA SECRETARIADO
Inscrição
De 10 de janeiro a 10 de fevereiro de 2012.
Verifique o Polo de Apoio mais próximo de você.
Clique aqui para realizar sua INSCRIÇÃO e em seguida faça contato com o POLO DE APOIO PRESENCIAL de sua opção para agendar o dia e a hora da aplicação da prova.
Taxa de inscrição
O pagamento da TAXA DE INSCRIÇÃO será efetuado por meio de BOLETO BANCÁRIO, quitado exclusivamente na REDE BANCÁRIA (bancos, lotéricas ou agencias conveniadas).
O boleto bancário deve ser gerado exclusivamente no site do Grupo Educacional UNINTER, no ato da inscrição.
Em hipótese alguma deverão ser efetuados pagamentos pessoalmente ou diretamente nos POLOS DE APOIO PRESENCIAL.
Sem o pagamento dessa taxa sua inscrição não terá validade.
Valor da taxa de inscrição:
Opção VESTIBULAR: R$ 30,00
Opção NOTA DO ENEM: isento
Para informações sobre o ingresso por transferência, aproveitamento de curso superior e dispensa de disciplina clique aqui.
Informações detalhadas sobre o processo seletivo, critérios de utilização da nota do Enem, prazos, critérios e regras consulte o EDITAL.Imprimir comprovante de inscrição
Prova
De 11 de janeiro a 13 de fevereiro de 2012.
A aplicação de prova deverá ser agendada diretamente no Polo de Apoio Presencial, conforme disponibilidade de dia e horário.
Conteúdo
Duas redações de 15 a 20 linhas cada.
Serão avaliados os conhecimentos gerais do candidato, domínio do conteúdo, clareza na articulação de ideias, capacidade de relacionar e interpretar fatos e dados, raciocínio e aplicação das normas da Língua Portuguesa.
O que levar?
Documento de identificação oficial com foto
Comprovante de inscrição (imprima aqui) e de pagamento
Caneta esferográfica preta ou azul
Não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos, entre eles celulares ou outros que possam auxiliar na resolução da prova.
Para mais informações sobre a prova, consulte o EDITAL.
http://www.vestibularadistancia.com.br/inscricao.php
SECRETARIADO A DISTANCIA INSCRIÇÕES ATE DIA 10 FEV
SAIBA COMO FUNCIONA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA UNINTER
FORMATO DAS AULAS
O aluno tem a opção de assistir às aulas em três formatos: ao vivo, via satélite, no Polo de Apoio Presencial, por meio de DVDs ou pela internet por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
As aulas ao vivo são transmitidas, via satélite, diretamente dos estúdios do Centro de Dialógica Uninter, em Curitiba para os Polos em todo o Brasil.
Em qualquer um dos formatos não há necessidade de frequência às aulas, sendo obrigatória a presença no Polo de Apoio Presencial (PAP) para as avaliações e momentos presenciais, conforme calendário acadêmico.
Em cada módulo/UTA da graduação, o aluno recebe um kit contendo DVDs com todas as aulas gravadas e livros, além de um guia do aluno com as principais informações acadêmicas e de navegação no AVA.
O Kit será entregue no Polo de Apoio Presencial em que estiver matriculado.
ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS
Interação com o professor, ao vivo, por meio de ligação gratuita no Polo de Apoio Presencial.
Esclarecer dúvidas presencialmente com o tutor no Polo de Apoio Presencial.
Com os professores da Tutoria UNINTER, que atendem via 0800, chat e e-mail.
MATERIAL DIDÁTICO E INTERATIVIDADE
Livros físicos
Biblioteca virtual
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Chat
0800
Rádio Web
E-mail
Central de Relacionamento com o Aluno (CRA)
DIPLOMA
Os diplomas dos cursos da modalidade a distância, emitidos pela FACINTER e pela FATEC Internacional, são válidos em todo o território nacional.
VANTAGENS DA GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA UNINTER
O aluno tem flexibilidade para conciliar os estudos com a vida pessoal e profissional.
Tem autonomia para estudar onde e quando quiser.
O corpo docente é composto por professores com ampla experiência acadêmica e no mercado de trabalho.
Tecnologia de ponta na produção e transmissão de aulas.
Suporte integral ao aluno.
Livros gratuitos.
Qualidade reconhecida com o melhor custo benefício do mercado.
Obter um diploma em uma instituição reconhecida e premiada, que é referência em educação a distância em todo o Brasil.
Confira vídeos de demonstração da metodologia a distância no site
http://www.vestibularadistancia.com.br/educ-a-distancia.php
INGLÊS PARA BRASILEIRO VER
FONTE:
http://www.jnoticias.com.br/especial/4940-ingles-para-brasileiro-ver
A dificuldade no aprendizado do inglês sentida por diversos alunos dos métodos convencionais de ensino está prestes a terminar. É isso o que garante um método antigo, porém ainda inovador, criado em 1960, na Itália: o método Callan. Utilizada em mais de 70 escolas ao redor do globo e amplamente reconhecida por seus resultados rápidos, a prática aposta na intensa interatividade entre professores e alunos e no estímulo do raciocínio intuitivo. Para mergulhar nesse universo de constante aprendizado, só uma exigência é feita: esquecer-se de antigos padrões formais e voltar a ser criança, quando a língua é assimilada naturalmente, primeiro ouvindo, depois falando, em seguida observando a forma escrita e só então escrevendo.
Como funciona
O Método Callan tem como ponto forte o fato de inserir a língua estrangeira no cotidiano do aluno e estimulá-lo a aprender por meio da conversasão. Para isso, o professor assume uma postura diferenciada, em que apresenta um novo vocabulário a cada aula e formula perguntas a respeito de seu conteúdo, introduzindo assim a estrutura formal da sentença, a pronúncia das palavras e estimulando a resposta instintiva por parte do estudante. Cada pergunta é sempre repetida duas vezes e, diferentemente de escolas convencionais, a sentença é reproduzida na velocidade natural da fala de um nativo, para que mente se adapte ao fluir comum de uma conversa. Neste primeiro momento, o importante não é entender tudo de imediato, mas condicionar o pensamento a absorver a linguagem em sua forma natural. A repetição e rapidez com que a interação entre o instrutor e os alunos acontece impede, por exemplo, o hábito de se tentar traduzir o que se ouve e estimula uma reação por instinto, reflexo.
Toda essa preocupação em desmistificar conceitos pré-concebidos e romper barreiras criadas ao longo de aprendizados anteriores tem por objetivo limpar a mente do estudante, para que ele inicie o curso disposto a levá-lo por uma nova ótica.
Rodízio de professores
No Método Callan, uma alternativa que procura adaptar o aluno aos variados tipos de sotaque existentes e conferir ainda mais dinamismo às aulas é o rodízio de professores. Dessa maneira, a primeira parte aula é ministrada por um instrutor e a segunda por outro. O objetivo é não deixar que o aluno se acomode com os trejeitos de seu professor e se sinta inseguro quando, na prática cotidiana da linguagem, entre em contato com maneiras diferentes de comunicação.
Isto porque, diante da globalidade alcançada atualmente pelo idioma inglês, é necessário considerar a pluralidade dos falantes e a diversidade de países em que a prática da língua é constante.
Garantia de aprendizado
Outra vantagem do Método Callan é o fato de que não há restrições de idade, sexo, nacionalidade ou mesmo cultura para que o inglês seja assimilado. Portanto não importa de que país você venha, quantos anos tenha e de que maneira tenha conduzido seu aprendizado até aqui. Tanto uma pessoa sem qualquer conhecimento da língua quanto outras em níveis intermediários ou avançados podem tirar facilmente proveito do curso. O fato de reproduzir a forma como aprendemos nossa língua materna traz uma carga de conhecimento extremamente acessível e que respeita a realidade de cada aprendiz.
Para comprovar a eficiência da instrução, a maioria das escolas habilitadas a lecionar o Método garante o sucesso de seus alunos em testes como o Preliminary English Test e o First Certificate de Cambridge após determinado número de aulas, oferecendo alguma contrapartica caso o resultado não se concretize.
Onde estudar:
Barueri já entrou no roteiro das seletas unidades de ensino particular que oferecem aos alunos a oportunidade de aprender inglês pelo Método Callan.
Para saber mais sobre o curso, entre em contato com a Oxford School of English, a primeira a utilizar integralmente o Método Callan na Região Oeste.
Serviço:
Oxford School of English
Rua Damião Fernandes, 57, Centro de Barueri
Telefone: 4326-4944
Email:
oxfordbarueri@gmail.com
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Atendendo solicitações de empresas, estamos divulgando duas vagas para Secretárias(os) Executivas(os):
1) Secretariado Executivo (com 3 anos de experiências, conhecimento em Excel, Power Point e Word avançado e registro profissional na SRTE, Salário R$2.500,00)
2) Secretariado Executivo Trilingue (com fluência em Francês e Inglês, experiência profissional)
Gentileza enviar Currículo resumido para sinsepar@gmail.com
Agradecemos,
Neuralice Maina SRTE/021
Pres.SINSEPAR
8841.4949 e 30955549
SETE BILHÕES DE QUÊ?
fonte:
http://www.jnoticias.com.br/especial/4751-sete-bilhoes-de-que
Segundo estimativa oficial de ONU (Organização das Nações Unidas) a humanidade atingiu, na última semana, a marca de sete bilhões de habitantes vivendo sobre a face da Terra. Para entender melhor qual o significado desse número expressivo na opinião de especialistas em diversas áreas do conhecimento, o JNotícias reuniu depoimentos que comentam desde as estatísticas brasileiras até o questionamento ao
"holocausto oculto", ou seja, a morte de seres humanos provocada pela falta de recursos que garantam sua sobrevivência
Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Estes e outros questionamentos, feitos por homens de todas as cores, raças e credos ao longo da existência humana ganharam força diante de um prognóstico divulgado pela UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) com base na estimativa da ONU (Organização das Nações Unidas) de que teríamos ultrapassado o contingente de sete bilhões de habitantes. O bebê que simbolicamente representou a marca nasceu em Manila, nas Filipinas. Segundo o Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, a menina Danica Mae Camacho nasce num mundo marcado por "terríveis contradições". "Há muita comida, mas um bilhão de pessoas passam fome. Poucos levam um estilo de vida generoso e muitos outros vivem na pobreza. Houve enormes avanços na medicina, enquanto mães falecem cotidianamente no parto e crianças morrem todos os dias por beber água poluída. Bilhões são gastos em armas para matar pessoas ao invés de mantê-las salvas. Em que tipo de mundo o bebê número 7 bilhões nasceu?", declarou na segunda-feira, 31 de outubro, em pronunciamento oficial.
Por trás dos números
Segundo o professor de filosofia Ronaldo Arnoni, é preciso remeter-se às tradições de antigas civiliações para se aprofundar na simbologia que existe por trás da mobilização em torno da multiplicação da humanidade. "A numerologia é tão antiga quanto à própria invenção dos números. E os números foram a primeira tentativa dos povos antigos de dizer e entender a realidade e o mundo em que viviam. E foram além. A numerologia passou a dizer o futuro das pessoas e posteriormente a definir pela somatória das letras o número de ‘sorte’ ou mesmo azar contido nos nomes próprios", conceitua. Sobre a mística por trás da estimativa da ONU, ele acrescenta: "Sabemos que o número 7 exerceu e exerce grande fascínio na história da humanidade. O número 7 representa a perfeição divina e a oposição ao 6 (somado em três sequências), que denomina o número da Besta no livro do Apocalipse na Bíblia. O número 7 também representa o ser humano com a prerrogativa do bem, antagonizando com o número 6 que representa o mal. O mundo chegou aos 7 bilhões de habitantes. Com certeza, muita especulação será criada em torno desse número", afirma.
"Viver não é somente existir"
De acordo com o "Relatório sobre a Situação da População Mundial 2011", produzido pela Divisão de Informações e Relações Externas do UNFPA, o Fundo de População das Nações Unidas, "o rápido crescimento da população mundial é fenômeno recente. Há cerca de 2.000 anos, ela era de cerca de 300 milhões. Foram necessários mais de 1.600 anos para que ela duplicasse para 600 milhões. O fenômeno teve início em 1950, com reduções de mortalidade nas regiões menos desenvolvidas, o que resultou numa população estimada em 6,1 bilhões no ano de 2000, quase duas vezes e meia a população de 1950".
Para Arnoni, é importante ressaltar que, que não fosse os conflitos, os cataclismas naturais, há muito teríamos atingido os sete bilhões de habitantes. "Assusta quando pensamos em como alimentar tanta gente, e se os recursos naturais serão suficientes para prosseguirmos nessa toada procriatória", pontua.
Ele traça um panorama acerca da situação delicada que muitos países, inclusive o Brasil, vivem social e economicamente e prevê um futuro nebuloso caso o ritmo de esgotamento de recussos naturais e de concentração de renda seja mantido ou ampliado.
"Claro que não serão todos alimentados (1/3 hoje da população mundial passa fome) e nem teremos água para todos os habitantes. Uma grande parte não terá acesso à educação, ao mercado de trabalho formal, à saúde. Infelizmente, sob a ótica das relações sociais e econômicas, isso será apenas um aumento do que denominamos ‘holocausto oculto’ ou seja, o genocídio em massa por falta de recursos".
O professor afirma que é preciso refletir e agir para além das comemorações, tendo em vista o benefício comunitário. "Teremos que pensar em quais ações sociais nos empreenderemos para fazer a dignidade da vida acontecer. Porque viver não é somente existir. As necessidades humanas devem ser saciadas para todos os habitantes e não somente para uma parcela", conclui.
As estatísticas regionais
A contagem oficial do número de habitantes no Brasil e os indicadores sociais que refletem o comportamento demográfico da população foram atualizados em 2010 por meio do Censo Demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Segundo o chefe do Instituto em Barueri, Romessi Ferraz dos Santos, não é possível determinar um padrão para o crescimento populacional em todo globo. Isso porque, segundo o especialista, "no velho mundo com países como portugal e outros, a população já vem diminuindo ao longo dos tempos. São países com uma população envelhecida o que onera muitos encargos ao governo, pois existem muitos idosos para poucos que estejam em idade para trabalhar. Mas existem países em pleno desenvolvimento em que a população vem crescendo de forma incontrolável, o que faz com seus governantes tomem medidas para bloquear o crescimento. Mas tudo isso varia de região para região, pois trata-se muito de cultura", explica.
Analisando o panorama de Barueri, ele ressalta que o município segue as tendências mundiais de aumento populacional, porém também amparado pelo desenvolvimento econômico e social. "É umas das poucas cidades da região que mostrou crescimento populacional em 10 anos, tudo isso devido a qualidade de vida que atrai outros moradores de outras regiões e investimentos públicos em moradias", opina. Mas ele afirma que, devido a ocupação acelerada, isso não significa que os olhos da administração pública não devam se voltar para a tendência da saturação do espaço. "Se pensarmos no futuro, vemos que Barueri já está com a maior parte de seu território ocupado, tendo uma tendência de que, daqui pra frente, teremos um crescimento vertical".
Santos afirma que, baseado no crescimento econômico que estimula um nível maior autonomia, apesar do aumento de habitantes, o número de ocupantes por domicílio tem caído. "Há 10 anos a média de moradores da família era de 3.9 e hoje está em 3.3 moradores por domicilio, o que mostra que criamos muitos domicílios, mas a família diminuiu, pois os jovens passam a morar sozinhos". A estimativa do IBGE é que, daqui a 50 anos, a população pare de crescer e inicie um ciclo de diminuição, pois as taxas de natalidade e fecundidade têm diminuído ao longo dos anos. "Hoje, com a liberdade da mulher, ela pensa primeiro nos estudos e depois na carreira profissional. Montar uma família já vem em terceiro plano", justifica.
O Terceiro Setor
O aumento da vulnerabilidade social e o crescimento do contingente da população em situação de risco deram origem a um terceiro setor de atuação, teoricamente sem vínculos diretos com o primeiro (Público, o Estado) e o segundo (Privado, o Mercado).
Para o ativista social Jotta Ribeiro, que desenvolve um projeto junto à crianças e adolescentes de bairros carentes da região, a atual situação de fragilidade social de áreas periféricas e as projeções para o futuro, baseadas nas estatísticas que apontam o aumento do número de habitantes, pede um novo comportamento do governo e da sociedade.
Entre os principais pontos que observa nas comunidades em que atua, ele destaca a importância do investimento em campanhas de conscientização e prevenção de gravidez na adolescência. "Segundo o site Liga das Mulheres, a cada 18 minutos uma menina de 10 a 14 anos dá à luz uma criança. Entre os 10 e 20 anos o número é ainda maior, chegando a um nascimento por minuto. O Estado de São Paulo tem o menor índice de gravidez na adolescência, mas o número é de uma a cada 5 minutos, de 10 a 20 anos. É importante lembrar que a gravidez na adolescência se repete porque 40% das adolescentes volta há engravidar dois anos depois". As informações são da Casa do Adolescente, mantida pela Secretaria de Estado da Saúde.
Jotta é o idealizador e coordenador da ONG Arte na Lata, que procura trazer, por meio da música, reciclagem e cultura, educação e valores aos jovens da região e seus familiares. "Nosso trabalho é ocupar a mente do adolescente para que ele não perca seu futuro com drogas, prostituição, criminalidade, gravidez na adolescência. Mas, se a cada dia for crescendo a demanda de jovens à nossa procura, não teremos condições de atender à todos. Temos nossas deficiências, como a falta de apoio e incentivo do Governo. E criança sempre vai onde tem mais acesso, pode ser para ONG ou para às ruas", desabafa. Sobre o número de habitantes estimado pela ONU, ele conclui: "não acho que seja motivo de comemoração e sim de preocupação para os anos subseqüentes. Muitas coisas podem aumentar, como doenças, falta de estrutura familiar e desemprego. Até 2050, conforme a ONU prevê, seremos 9,3 bilhões de pessoas", alerta.
Assinar:
Postagens (Atom)