domingo, 29 de junho de 2014
Violência doméstica e familiar > QUEM AMA ABRAÇA
Após o sucesso, medido pela repercussão e multiplicação da campanha em todo o Brasil em 2011, julgamos importante avançar em outros espaços de transformação. Assim, a campanha 2013/2014 visa o fortalecimento do espaço escolar (interna e externamente), como campo privilegiado para a reflexão e a superação das diferentes formas de violência contra a mulher – simbólicas ou explícitas – presentes no cotidiano das crianças e jovens, ao mesmo tempo em que estimule a Instituição Escolar e outros espaços de educação na coordenação e execução de uma ação articuladora e aglutinadora dos diversos canais sociais, públicos ou não, para a soma de práticas concretas de denúncia e enfrentamento da questão.
Violência doméstica e familiar
Uma vez detectado o impacto da violência doméstica e familiar no desenvolvimento da criança e no seu rendimento escolar, a proposta vem somar às transformações em curso, no sentido de tornar a escola um espaço e um instrumento de enfrentamento à violência para as crianças que se vêm expostas a ela no ambiente familiar.
É sabido que crianças e adolescentes que vivem a violência, sobretudo a exercida contra a mulher podem sofrer sequelas físicas e psicológicas semelhantes às da própria vítima de agressão, desde ansiedade, sentimentos de culpa e depressão até outras relacionadas ao processo de desenvolvimento infantil, que se traduzem, segundo especialistas, em problemas tais como na fala, em dificuldades de aprendizagem e de concentração, bem como físicos como dores de cabeça, úlceras, etc. Além do que, reproduz e promove a cultura da violência. A função social da escola é extremamente relevante pela possibilidade de que, ao disseminar valores através de sua atuação pedagógica, pode instrumentalizar crianças e jovens para o exercício real da cidadania.
Quem Ama Abraça Fazendo Escola tem caráter educativo e preventivo no strictus e latus sensus como campanha que vem se firmando em novos modelos e conceitos para fazer juz à real inserção da mulher na sociedade. Como já diz o velho ditado, “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. Nosso papel é o de “bater” com campanhas e “furar” o que se cristalizou socialmente nas mentes das pessoas há séculos e séculos: a mulher como ser inferior ao homem na hierarquia social. As mulheres são hoje importantes protagonistas na construção e desenvolvimento ativo da nova ordem social.
ATIVIDADES:
http://www.quemamaabraca.org.br/2013/atividades/
Vídeos:
Quem Ama Abraça
https://www.youtube.com/watch?v=0WylV6Z1L1Y
Clipe Carinho de Verdade - Contra a violência infanto-juvenil
https://www.youtube.com/watch?v=uk-Wda7TM2E
http://www.carinhodeverdade.org.br/
Artistas se unem e cantam em favor das crianças brasileiras. Entre no site oficial e divulgue o vídeo em suas redes sociais.
O "Carinho de Verdade" tem como foco o fortalecimento da divulgação de iniciativas realizadas por organizações da sociedade civil no enfrentamento à violência sexual de meninas e meninos além dos serviços públicos de denúncia, como o Disque 100 e os Conselhos Tutelares. Busca, com as ações desenvolvidas, contribuir para o fortalecimento da rede de proteção, enfrentamento e consolidação de um pacto social pela erradicação da exploração sexual de crianças e adolescentes em nosso País.
Faça sua parte
É A VEZ E A HORA DE PARTICIPAR
Você, sua escola, sua ONG, seu município ou seu estado
Denuncie
LIGUE 180
Central de atendimento à mulher
ATENÇÃO ESCOLAS! PARTICIPE DO CONCURSO
Nós abraçamos essa causa. Divulgue e relate experiências e atividades desenvolvidas na sua escola, sala de aula, por professoras (es) e alunos(as)
FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI
Passo a Passo para participar da Campanha
Chegou a hora de fazer a sua parte e ajudar a mudar o curso de uma história que já se repetiu demais! Vamos juntas (os) derrotar o machismo, o racismo, os preconceitos e valores ultrapassados!
SOMANDO FORÇAS
• Organismos de Políticas para as Mulheres e Secretarias de Educação – Vocês são peças fundamentais para a multiplicação da Campanha nos diferentes espaços, em especial nas escolas. Caso queiram fazer o Lançamento da Campanha em seu Estado ou Município entre em contato conosco.
• Organizações da sociedade civil – Se você faz parte de uma ONG, articulação, grupo de mulheres, associação, sindicato, ou é uma liderança comunitária, essa Campanha é sua também! Divulgue, multiplique e crie novas formas de disseminar a Campanha na sua comunidade, cidade, estado.
• Professor(a) – Baixe o Manual e com o encarte para trabalhar o tema com sua turma em sala de aula. Exiba os clipes e mostre o Gibi aos seus alunos e convide outros professores para participar.
• Estudante – Conheça os jogos interativos no Portal, mostre para suas amigas e amigos, veja os clipes e divulgue no seu facebook. Invente atividades com os materiais da Campanha. Use sua criatividade e mande suas ideias para o nosso e-mail: contato@quemamaabraca.org.br
• Na sua Empresa – Exiba os clipes, sugira uma palestra sobre a questão da violência contra as mulheres, proponha imprimir mais materiais para distribuição entre os funcionários (as) e seus familiares.
OUTRAS DICAS
• Coloque a música da Campanha para tocar nas rádios de sua cidade! Você poderá baixar de nosso site. São grátis! E da maior qualidade!
• Divulgue os Clipes nas TVs de sua cidade e em espaços públicos que possuam o equipamento de projeção.
• Curta a página da Campanha no Facebook, entre no site, veja os clipes e multiplique a Campanha nas redes sociais.
• Pinte os muros da sua cidade, faça camisetas, organize rodas de conversa e espalhe as informações aos quatro cantos.
Novas ideias e iniciativas são bem vindas! Faça parcerias em sua cidade para multiplicar o material e aumentar o seu alcance. Lembre-se: você pode oferecer o espaço no material impresso para que o novo apoiador acrescente sua logo. Procure apoiadores públicos e privados.
LANÇAMENTO DA CAMPANHA EM CURITIBA:
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário