Os Níveis de Atuação dos Profissionais de Secretariado
Marcia Siqueira, Assessora Técnico Profissional na Fenassec
A estrutura funcional dessa profissão deve ser compreendida como área secretarial, subdividida em quatro sub-áreas: processos administrativos, comunicação, atendimento e apoio logístico.
Estas sub-áreas compreendem as seguintes atribuições:
Processos Administrativos – organização do ambiente; organização do expediente diário; sistematização do fluxo de atividades e gestão da área secretarial.
Atendimento – presencial; telefônico e virtual.
Comunicação e expressão- verbal (escrita e oral); não verbal e gestão informacional.
Apoio logístico – organização de eventos; organização de viagens; contratação de serviços terceirizados; correios; telefonia entre outras atividades de apoio organizacional.
TÉCNICO EM SECRETARIADO
Nível Operacional
Grupo – profissionais que atuem em pequenas e médias empresas.
Competências:
1. dominar técnicas básicas de administração pública e
privada,
2. atuar com eficiência na gestão do expediente
administrativo,
3. intermediar as relações interpessoais internas e externas ao
ambiente organizacional,
4. revelar eficiente domínio da comunicação por diferentes
meios, e
5. executar atividades sob supervisão.
I – capacidade de articulação e operacionalização com o público interno e externo, tanto da gestão pública quanto da privada, à organização em que está inserido.
II – identificar e interpretar/operacionalizar as diretrizes do planejamento estratégico, do planejamento tático e do plano diretor aplicáveis à gestão organizacional.
III – exercício de funções de operacionalização de atividades e/ou processos administrativos e de apoio logístico.
IV - utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico, para interpretar e encaminhar situações organizacionais.
V – organizar e sistematizar procedimentos de trabalho, para assessoria das equipes que secretaria.
VI – estabelecer processo de comunicação verbal e não-verbal, entre público interno e externo, viabilizando os inter-relacionamentos.
VII – organizar e administrar os fluxos informacionais.
VIII – utilizar instrumentos tecnológicos com habilidade, agilidade e racionalidade.
IX – intermediar as relações interpessoais focado na gestão de resultados.
X – zelar pela ética profissional e organizacional.
XI - habilidade de lidar com modelos inovadores de gestão.
Perfil – domínios das técnicas da administração pública e privada, preparando-os para: a eficaz atuação na gestão do expediente administrativo de acordo com as especificidades de cada organização, intermediar as relações interpessoais internas e externas ao ambiente organizacional, revelando eficiente domínio da comunicação por diferentes meios e executar atividades sob supervisão.
Carga-horária (mínima) 800 horas
TECNÓLOGO EM SECRETARIADO
Nível Tático
Grupo – profissionais que atuem em médias e grandes empresas.
Competências:
1. deter sólidos domínios tecnológicos específicos de seu
campo de atuação;
2. assessorar na gestão de processos administrativos na
gestão pública e privada;
3. assessorar os centros decisórios e equipes;
4. dominar os diferentes meios de comunicação no seu
idioma nativo e outros idiomas;
5. ser articulador em negociações que precedam à tomada
de decisões.
I - capacidade de articulação com diferentes níveis de empresas e instituições públicas ou privadas.
II – visão generalista da organização e das suas relações com o mercado.
III – exercício de funções de funções gerenciais, com domínio dos três níveis (estratégico, tático e operacional), e habilidade para assessorar os centros decisórios em organizações públicas e privadas.
IV - - utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico, para interpretar e encaminhar situações e relações organizacionais.
V – coordenar e organizar procedimentos de trabalhos administrativos, para a gestão da área secretarial.
VI – capacidade de interpretar e lidar com modelos inovadores de gestão.
VII - desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais.
VIII – gerenciar as informações e os inter-relacionamentos profissionais, com foco na gestão de resultados.
IX – dominar e otimizar os instrumentos tecnológicos visando a eficácia na utilização e operacionalização.
X - receptividade e liderança para o trabalho em equipe, na busca da sinergia.
XI – fornecer apoio logístico, disponibilizando informações e alternativas para decisões dos centros decisórios.
PERFIL - Planeja e organiza os serviços de secretaria de centros decisórios de uma instituição. Aplicando conceitos e ferramentas tecnológicas específicas de assessoramento, de forma a otimizar os processos vinculados a suas atividades, esse profissional assessora executivos, diretores e suas respectivas equipes, planeja, organiza, implanta e executa atividades e metas da área, eventos, serviços protocolares, viagens, relações com clientes e fornecedores, comunicação e redação de textos técnicos, além de gerenciar informações.
Carga-horária (mínima) 1.600 horas
BACHAREL EM SECRETARIADO EXECUTIVO
I - capacidade de articulação com diferentes níveis de empresas e instituições públicas ou privadas.
II – visão generalista da organização e das suas relações com o mercado.
III – exercício de funções de funções gerenciais, com domínio dos três níveis (estratégico, tático e operacional), e habilidade para assessorar os centros decisórios em organizações públicas e privadas.
IV - - utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico, para interpretar e encaminhar situações e relações organizacionais.
V – coordenar e organizar procedimentos de trabalhos administrativos, para a gestão da área secretarial.
VI – capacidade de interpretar e lidar com modelos inovadores de gestão.
VII - desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais.
VIII – gerenciar as informações e os inter-relacionamentos profissionais, com foco na gestão de resultados.
IX – dominar e otimizar os instrumentos tecnológicos visando a eficácia na utilização e operacionalização.
X - receptividade e liderança para o trabalho em equipe, na busca da sinergia.
XI – fornecer apoio logístico, disponibilizando informações e alternativas para decisões dos centros decisórios.
I - capacidade de articulação com diferentes níveis de empresas e instituições públicas ou privadas;
II - visão generalista da organização e das peculiares relações hierárquicas inter-setoriais;
III - exercício de funções gerenciais, com sólido domínio sobre planejamento, organização, controle e direção;
IV - utilização do raciocínio lógico, critico e analítico, operando com valores e estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos e situações organizacionais;
V - habilidade de lidar com modelos inovadores de gestão;
VI - desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
VII - ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade de aprender, abertura às mudanças, consciência das implicações e responsabilidades éticas do seu exercício profissional;
VIII - receptividade e liderança para o trabalho em equipe, na busca da sinergia;
IX - reconhecer necessidades e equacionar soluções, para a adoção de meios alternativos relacionados com a melhoria da qualidade e da produtividade dos serviços;
X - gerenciamento de informações, assegurando uniformidade e referencial para diferentes usuários;
XI - gestão e assessoria administrativa focado nos objetivos e metas departamentais e empresariais;
XII – maximização e otimização dos recursos tecnológicos
PERFIL -
sólida formação geral e humanística, com capacidade de análise, interpretação e articulação de conceitos da administração pública e privada; preparando-os para domínio em outros ramos do saber, desenvolvimento de postura reflexiva e visão crítica que fomente a capacidade de gerir e administrar processos e pessoas (observados os níveis graduais de tomada de decisões), atuar nos três níveis do comportamento organizacional: micro, meso e macroorganizacional.
Carga-horária (mínima) 2.400 horas
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