quarta-feira, 18 de maio de 2011

I ENCONTRO DE EGRESSOS, ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DE SECRETARIADO DO AMAPÁ

I ENCONTRO DE EGRESSOS, ACADÊMICOS E PROFISSIONAIS DE SECRETARIADO DO AMAPÁ
07 de junho de 2011
Macapá – Amapá - Brasil

Tema: “Sindicato das Secretárias e Secretários do Amapá - SINSEAP: unindo forças para a reativação”

APRESENTAÇÃO

O profissional de secretariado – indispensável em qualquer organização – tem a cada dia se consolidado e conquistado seu espaço no mercado de trabalho e na sociedade brasileira. Essa realidade não é diferente no Amapá. Desse modo, a necessidade de uma representatividade sindical tornou-se latente.
A realização desse evento, a partir da presença de representantes sindicais do Brasil, para nós, contribuirá de forma significativa, para a divulgação da profissão na universidade e na sociedade amapaense, além de promover e possibilitar a abertura de novos horizontes para a reativação do Sindicato das Secretárias e Secretários do Amapá – SINSEAP. Com isso, fortalecendo nossa categoria no Estado, no Brasil e no Mundo.

Esperamos por vocês...
Comissão Organizadora
PROGRAMAÇÃO

07 de junho de 2011 – Terça-feira

08h às 09h – Credenciamento

09h – Palestra de abertura: Principais diferenças da profissão entre Brasil e Estados Unidos, sustentabilidade e atuação do SINSESP para colocar o secretariado em evidência

Palestrante: Isabel Cristina Baptista – Secretária Executiva – SRTE/SP n° 73/86, Pós-graduada em Programação Neurolinguística, Presidente do Develop (Centro de Desenvolvimento Profissional), Editora da Revista Científica Gestão e Secretariado e Presidente do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de São Paulo – SINSESP

10h às 12h - Mesa-redonda: Conhecendo as realidades dos sindicatos do Brasil: Paraná, Santa Catarina e São Paulo

- Neuralice César Maina – Secretária Executiva – SRTE/PR n° 021, Socióloga, fundadora da Federação Nacional das Secretárias e Secretários - FENASSEC e Presidente do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado do Paraná – SINSEPAR

- Ana Maria Netto Silva – Secretária Executiva - SRTE/SC n° 355, Especialista Acadêmica em Secretariado, Coordenadora dos cursos Técnico e Pós-Graduação em Secretariado (Mbs) e Presidente do Sindicato dos Profissionais de Secretariado no Estado de Santa Catarina – SINSESC

- Isabel Cristina Baptista – SINSESP

12h – Encerramento das atividades da manhã (Almoço)

14h – Abertura Oficial

14h30min – Apresentação Cultural

15h às 16h30min – Mesa-redonda: Conhecendo as realidades dos sindicatos do Brasil: Minas Gerais, Amazonas e Pará

- Maria Antonieta Ferreira Mariano – Secretária Executiva – SRTE/MG n° 287/88, pós-graduada em Metodologia do Ensino Superior e Pedagogia Empresarial, fundadora e ex-presidente do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de Minas Gerais - SINDSEMG (11 anos), fundadora da Federação Nacional das Secretárias e Secretários - FENASSEC;

- Hilma Loureiro Pinagé dos Santos – Secretária Executiva – SRTE/AM n° 27/88, atuou em diversas administrações Estadual, Prefeitura, Presidente de Comissões e Disciplinar. Atualmente é Presidente do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado do Amazonas - SINSEAM.

- Adenilza Dias O' de Almeida – Formada em Gestão e Produção de Eventos Culturais, cursando MBA em Secretariado e Assessoria Executiva. Exerce há 28 anos a profissão e atualmente está como Secretária da Presidência e Secretária Executiva da Comissão de Ética da Companhia Docas do Pará – CDP. É membro suplente do Conselho Fiscal da Federação Nacional das Secretárias e Secretários - FENASSEC e responde pelo Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado do Pará – SINSEPA

16h30min – Coffee Break /Networking

16h50min às 18h– Ciclo de Palestras:

1ª - O Bacharel em Secretariado Executivo: uma análise pelo conceito de Identidade-Metamorfose

Palestrante: Marília Lobato – Bacharela em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Amapá

2ª - Histórico da profissão de secretariado no Amapá

Palestrante: Sonia Amaral - Secretária Executiva e Presidente de honra da categoria, no Amapá

18h – Coffee Break / Networking

18h20min – Apresentação do Grupo de Trabalho para Reativação do Sindicato das Secretárias e Secretários do Amapá – SINSEAP

18h40min – Confraternização de encerramento e entrega de certificados*



INSCRIÇÕES
Os participantes terão o direito de frequentar todas as atividades do encontro, ao material didático, ao certificado, aos coffee breaks, à cofraternização de encerramento e a apresentação cultural, mediante o pagamento da inscrição nos seguintes valores:
Investimentos Valor
Profissionais R$ 20,00
Estudantes/Egressos* R$ 10,00
* Mediante apresentação de comprovante de matrícula atual.

As inscrições ocorrerão no período de 16 de maio a 03 de junho de 2011.
Local: Coordenação do Curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Amapá – COSEX
Horários na Coordenação:
• De 08h as 12h;
• De 13h as 14h;
• De 16h as 21h.

LOCAL DO EVENTO

Universidade Federal do Amapá - UNIFAP
Auditório Multiuso – Anfiteatro

COMISSÃO ORGANIZADORA

Coordenação Geral:
Eduardo César Pereira Souza - Contato: (96) 8112-4471
Kelly Roberta Tavares Magalhães - Contato: (96) 8121-8065
Smaellem Thayssa de Souza Oliveira – Contato: (96) 9154-4067

Coordenação de Assessoramento:

Bruna do Nascimento Farias
Caroline Sampaio do Nascimento
Maiara de Fátima de Brito Brito
Maisa da Silva Barreto
Nelma do Nascimento Guedes
Patrícia de S. S. Damasceno Dias
Vanessa de Almeida da Silva

ORIENTAÇÃO

- Prof° Msc. Alexandre Gomes Galindo – Coordenador do Curso de Secretariado Executivo - UNIFAP
- Sra. Sonia Amaral - Secretária Executiva e Presidente de honra da categoria, no Amapá

APOIO

Universidade Federal do Amapá – UNIFAP
Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - PROEAC
Coordenação do Curso de Secretariado Executivo – COSEX/UNIFAP
Centro Acadêmico de Secretariado Executivo – CASEX/UNIFAP

Congresso Internacional de Secretariado

Congresso Internacional de Secretariado

Prezado Profissional de Secretariado,

Nos dias 28 e 29 de outubro acontecerá o Congresso Internacional de Secretariado – COINS 2011, no Sheraton WTC – São Paulo/SP.
Venha informar-se, participar e discutir as tendências da atualidade, de alto impacto nas suas competências e no seu desenvolvimento profissional.
O COINS 2011 trará informações sobre o cenário e o desenvolvimento do secretariado em outros países, promovendo o intercâmbio, experiências e os rumos da profissão em diferentes realidades mundiais.
Aproveite e pague com valor diferenciado até o dia 30 de abril – parcelado no cartão de crédito ou boleto bancário.
A inscrição no COINS 2011 poderá ser uma excelente sugestão de presente pelo Dia do Profissional de Secretariado!
Acesse: www.coins.sinsesp.com.br

11ª Conferência Municipal de Saúde: um convite a participação!

11ª Conferência Municipal de Saúde: um convite a participação!
Em 2011 viveremos mais uma vez o processo das Conferências de Saúde, em suas etapas nacional, estaduais e municipais. Em Curitiba e no Paraná não será diferente. Diferente das outras Conferências que aí estão, a participação popular no âmbito da saúde foi conquistada através de muita luta dos movimentos sociais durante a década de 1980. Infelizmente, isso não impediu de fazer com o que hoje as Conferência tinham perdido seu caráter de “controle social” e tenham se tornado muito mais um espaço para referendar as políticas dos gestores.
Mesmo entendendo os limites destas Conferências, consideramos que é importante que as entidades sindicais, do movimento estudantil, de caráter científico e do movimento social em geral, se fazem presentes. As conferências de saúde são compostas por 50% de representantes de usuários, eleitos através de “entidades de usuários”. Para fins da legislação, todas as entidades que não congregam trabalhadores de saúde em sua base são consideradas “entidades de usuários do SUS”.
Para participar, a entidade deve indicar um delegado e um suplente entre os dias 23 e 27 de maio de 2011. O delegado e o suplente indicado deverão então participar da etapa distrital da Conferência, que acontece em duas datas do mês de junho, 04-06, e 11-06 (é preciso ir em apenas um dia) e aí estarão aptos a participarem da 11ª Conferência Municipal de Saúde, em 23 e 24 de julho. Só serão aceitos delegados e suplentes de entidades que apresentem documentos “que comprovem o funcionamento há pelo menos 6 meses anteriores ao ato de inscrição, tais como estatuto, ata de possa da diretoria atual e relatório de atividades”. Ou seja, não é preciso ter CNPJ nem registro em cartório.


Segundo o regimento da 11ª Conferência, os documentos de inscrição deverão ser entregues, entre 23 e 27 de maio de 2011, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (r. Francisco Torres, 830, esquina com avenida Sete de Setembro), junto à secretaria executiva do Conselho Municipal de Saúde das 9h às 12h e das 14h às 18h.


Defender um SUS de acesso universal, público e estatal


Ao longo da história, a luta para que o sistema de saúde brasileiro tenha acesso universal, seja gratuito, público e preventivo obteve muitos avanços. Um desses avanços foi a implementação do Sistema Único de Saúde - SUS - que é bastante superior ao programa anterior, chamado de INAMPS, que limitava o acesso a saúde para aqueles que tinham carteira assinada.


Porém, muitos dos princípios do SUS não estão implementados até hoje, como a universalidade, a integralidade e seu caráter preventivo. Além disso, os processos de terceirização e privatização avançam sobre nosso sistema de saúde, tornando o cenário ainda mais caótico.


Diferente do que a propaganda da Prefeitura de Curitiba diz, o SUS em nossa cidade não vai nada bem. Situações como filas de espera de mais de um ano para um simples consulta são comuns, sem falar na ausência das equipes de saúde complementares e da crescente precarização do trabalho.


Por isso, chamamos sua entidade para estarmos juntos nesta Conferência, em defesa do caráter público, estatal e universal do SUS.

LANÇAMENTO DE LIVROS NA AREA DE SECRETARIADO

Livro:”BREVÍSSIMO TRATADO CONCEITUAL DA ASSESSORIA: PARA ENTENDER O SECRETARIADO” na universidade estadual do centro oeste – Unicentro, com o apoio da coordenação do curso de Sec. Executivo em Guarapuava –PR: Doutoranda Marlete Beatriz Maçaneiro, e do prof. Doutorando Raimundo nonato Júnior.

E, gostaria de compartilhar esse fato com a comunidade acadêmica brasileira de Secretariado Executivo, colocando meu contato a disposição caso haja o desejo em adquirir o livro para a biblioteca de sua instituição de trabalho (faculdade, Universidade), biblioteca do departamento ou a sua biblioteca particular.
Este livro esta dividido em duas partes, a primeira trata de assuntos pertinentes ao berço da assessoria e seus caminhos percorridos até a atualidade. A segunda baseia-se no conceito de assessoria no cotidiano do profissional de secretariado. E tudo isso, para entender o secretariado histórico e contemporâneo...

Convido-os a refletir comigo neste livro, os vários aspectos relevantes ao futuro da área de Secretariado Executivo.

Para maiores informações:
estou a disposição no e-mail: sauloalbertoass@hotmail.com,
ou pelo fone: 42- 88075729 - Guarapuava- PR

segunda-feira, 16 de maio de 2011

CICLO DE CAPACITAÇÃO PARA DIRIGENTES SINDICAIS DA FORÇA SINDICAL



Primeiro módulo: CIDADANIA
datas: 7 a 9 de junho
Local: FORMAR - CENTRO DE QUALIFICAÇÃO (GUARAQUEÇABA-PR)
duração: 20 horas
Inscrições: SINSEPAR, com Neuralice: 8841.4949 ou sinsepar@yahoo.com.br

ATENÇÃO: CAMPANHA DE REGISTRO PROFISSIONAL NA SRTE

Se você atua ou pretende atuar na profissão de Secretariado, observe que o registro profissional é obrigatório na SRTE do Ministério do Trabalho (Leis 7377/85 e 9261/96), por gentileza verificar o procedimento e documentos necessários no site:
http://www.mte.gov.br/delegacias/pr/secretaria.pdf
SINSEPAR
41-88414949 – 3095.5549

"O que muda o planeta é consciência.
O que cria a consciência é EDUCAÇÃO".

10 habilidades imprescindíveis para qualquer profissional

10 habilidades imprescindíveis para qualquer profissional

*Leila Navarro

Todos querem trabalhar numa excelente corporação. Todos querem estar nas "Melhores Empresas Para Se Trabalhar". O que nem todos captam é que quem faz esta ou aquela empresa ser uma organização bem quista por todos são as pessoas. São os funcionários, os capitais humanos, que fazem com que uma empresa cresça e se multiplique em seu nicho mercadológico. Logo, o que faz uma empresa ser melhor para se trabalhar é a própria pessoa que nela atua.

Várias pessoas têm conversado comigo, seja após minhas palestras, seja quando me contratam para ministrá-las, e me perguntam quais habilidades esses profissionais devem ter para fazer de qualquer organização uma empresa melhor. Como estou sempre observando o ambiente onde me encontro para identificar tendências e analisar como é o comportamento das pessoas, pude perceber quais são as necessidades das organizações e quais são os profissionais que estão um passo a frente dos demais.

Procurei sintetizar o que observei para poder compartilhar com você um pouco dessas habilidades que, creio, são imprescindíveis. Noto que essas habilidades fazem parte das pessoas que possuem um perfil empreendedor. Nas minhas palestras, costumo dizer que, se eu fizesse parte dos Recursos Humanos de uma empresa, somente contrataria aquela pessoa que tivesse brilho nos olhos, uma "cara de orgasmo", ou seja, que fosse cheia de vitalidade, de energia, que não visse a hora de “arregaçar” as mangas e começar a fazer aquilo que ela tem de melhor, porque tem consciência do que pode agregar e o que pode fazer de diferente em seu ambiente profissional.

Além desse brilho único no olhar e da consciência da relevância que ela tem no que faz, eu destaco ainda outras habilidades:

1)Flexibilidade. É a atitude para lidar com os imprevistos e contornar os momentos de crise. Para isso, tem que se “treinar” a improvisação. Mas como? Há alguns pontos que ajudam esse treinamento: reduzir o tempo que se emprega planejando uma tarefa; sempre que puder, troque um trabalho que exige minuciosidade e morosidade por ações; trabalhe com equipes que contenham uma diversidade de pessoas, que vai te ajudar a aceitar que não existem verdades absolutas; crie o costume de pedir a opinião para toda sua equipe e observe os vários pontos-de-vista para resolver um determinado problema; marque num papel os motivos que o levaram a determinar certa decisão e se você os mantém ou não quando a situação muda de rumo.

2)Autoconfiança e Autoconhecimento. Essas habilidades são importantes para você assumir riscos e ter segurança, são ótimas para o espírito empresarial, visando ser um líder e empreendedor. Para isso, saia da sua zona de conforto e comece a ter uma visão mais ampla de até onde você pode chegar; marque num papel seus objetivos, circule os que já alcançou e sempre determine novos; fuja das pessoas muito protetoras e de superiores que não delegam tarefas, limitando sua capacidade; para melhorar seu autoconhecimento, tente enxergar como as pessoas ao seu redor o vêem ou procure um especialista no assunto, como um terapeuta, para melhorar suas capacidades pessoais.

3)Iniciativa. Serve para tornar as ideias boas em prática. É agir com velocidade e inovação. Para potencializar essa habilidade: ofereça ajuda para resolver situações difíceis e imprevisíveis; se tem tendência a evitar os riscos, passe a considerar os erros cometidos no passado como novas oportunidades para aprender; desenvolva atividades que estão coligadas à iniciativa como delegar tarefas, análise de custo-benefício; clarifique suas prioridades para colocá-las em prática.

4)Competitividade. Ter metas claras, não deter-se em chegar ao objetivo comum. Preocupar-se em realizar um excelente trabalho, ir além dos objetivos determinados por seus superiores, ter tendência a inovar e desfrutar coisas que antes não conseguia. Todos esses fatores referem-se a uma competitividade sadia, um passo para o sucesso. Esta habilidade está intimamente ligada às suas emoções e motivações pessoais. Questionar sobre seus objetivos e metas, sobre aquilo que realmente gosta de fazer e evitar rotinas de trabalho, sempre inovando, é um modo de potencializar essa habilidade.

5)Visão no cliente. Descobrir os desejos ocultos do outro, investir tempo sobre as necessidades das outras pessoas e clientes, enfim, detectar aquilo que satisfaz o cliente. Para potencializar essa habilidade: controle suas emoções e tenha flexibilidade para relacionar-se com os diversos tipos de pessoas; quando tem que lidar com clientes que não são muito claros naquilo que desejam, aprenda a questioná-los, para detectar sua real necessidade e desejos; tente manter-se sempre disponível para o cliente; seja simpático; desenvolva um histórico de pedidos de todos os seus clientes, para que quando eles entrarem em contato, você possa otimizar a comunicação.

6)Compreensão interpessoal e empatia. Ter sensibilidade para lidar com todos, satisfazer aos demais, tornar-se o líder do grupo graças à sua empatia. Esta é a habilidade-chave, principalmente para aqueles que lidam diretamente com o atendimento ao cliente e profissionais na área de prestação de serviços, pois cabe a esses profissionais identificar com empatia aquilo que seus clientes realmente necessitam. Na verdade, a empatia se desenvolve com a prática, primeiro conscientemente (tomando notas do que o outro diz, escutando dúvidas e necessidades), e depois convertendo isso num hábito diário.

7)Capacidade de liderança. É a capacidade natural dos outros seguirem a você. Se você tem facilidade em motivar seus colegas de trabalho e eles sempre pedem a sua opinião para tomar decisões importantes, você já tem essa capacidade dentro de si. Fazer com que os superiores também te sigam é uma boa proposta. Para pontecializar ainda mais essa capacidade, dedique uma parte do seu tempo para escutar os demais da equipe, conhecer os problemas pelos quais estão passando e deixar claro que eles podem confiar em você para alcançarem suas metas; tente ganhar o respeito dos demais por meio de suas atitudes, trabalhando com coerência e dando sempre o bom exemplo.

8)Persuasão. Influenciar e persuadir os demais para alcançar os objetivos propostos é uma habilidade muito poderosa. Alguns têm um inexplicável magnetismo com os outros membros da equipe para que eles dêem o melhor de si. Mas, para conseguir ganhar mais capacidade de persuasão, há algumas dicas: melhore sua capacidade de comunicação e a maneira de por no papel o planejamento das metas; seja coerente em tudo o que diz ou faz, pois é a segurança de sua credibilidade e, assim, poderá fazer com que os outros te sigam. Apenas não confunda essa poderosa habilidade de persuadir com a de manipular as pessoas, pois nesse caso essa capacidade deixa de trazer benefícios profissionais para você.

9)Trabalho em Equipe. Se sentir bem em estar colaborando com todas as pessoas, em que elas também lhe digam o que deve fazer; escutar e respeitar as opiniões alheias diversas das suas; preferir trabalhar em conjunto para alcançar um objetivo comum a trabalhar sozinho para almejar por metas individuais. Essas são atitudes daqueles que possuem essa brilhante capacidade de trabalhar em equipe. Aprender a aceitar críticas; aprender a delegar tarefas; pedir opiniões para os demais e eliminar as barreiras formais em situações rotineiras são formas de você potencializar mais essa habilidade.

10)Visão do Negócio. Para aqueles que se preocupam em estar sempre atualizados; têm a própria opinião sobre em qual lugar está sua organização e para onde ela irá caminhar e é capaz de prever as consequências das suas decisões antes que elas virem um problema. Essas são as características de quem já possui essa habilidade, de aguçar seu faro para um todo. Para pontecializar ou começar a treiná-la: desenvolva seu lado e sua curiosidade intelectual, acostumando-se a ler livros, revistas e jornais periódicos; dedique uma parte do seu tempo para planejar, analisar e estabelecer prioridades na sua área de atuação; para prever possíveis consequências no futuro, passe a analisar a realidade do mercado em longo prazo, contrastando dados do passado com dados do presente.

*Leila Navarro é coach, escritora e palestrante há mais de 10 anos, tendo consolidado, neste tempo, um forte nome no Brasil e no exterior. Ao abordar temas Comportamentais, de Liderança, Gestão de Pessoas, Vendas e Empreendedorismo, já teve suas palestras assistidas por mais de um milhão de pessoas e hoje integra o ranking dos 20 maiores palestrantes do Brasil, segundo a Revista Veja. Além disso, já ganhou por duas vezes o Prêmio dos 100 Melhores Fornecedores de RH – Categoria Palestrante do Ano (2005 e 2009).
Para saber mais sobre Leila Navarro, acesse:
www.leilanavarro.com.br

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE CURSOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

SENAC

PLANEJAMENTO E PRODUÇÃO DE CURSOS EM EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA


Ao longo do curso, o aluno será solicitado a realizar diversos tipos de atividades com formas distintas de apresentação e encaminhamento ao tutor. O objetivo é reforçar o processo de socialização do grupo, estimular a interatividade entre os participantes e favorecer o processo de construção do conhecimento na perspectiva da aprendizagem cooperativa.
ÁREA
Tecnologia Educacional
OBJETIVO
Formar profissionais para planejar e produzir cursos em educação a distância, atuando como designer instrucional em diferentes instituições de ensino, organizações educacionais ou corporações.
CARGA HORÁRIA
140 horas
PRÉ-REQUISITOS
Aluno
Idade mínima: 19 anos
Escolaridade mínima: Ensino Superior Completo
Ter concluído o Windows ou ter conhecimento equivalente.

Outros

Documentação necessária para certificação :


" Fotocópia autenticada Diploma Graduação;
" Fotocópia autenticada RG e CPF;
" Currículo resumido;
" 01 foto 3x4;
" Fotocópia Comprovante de endereço;
" Contrato matrícula.
PROGRAMA
• Fundamentos da educação e da educação a distância:
• - ciências e conceitos essenciais para a educação e a educação a distância;
• - características das tecnologias e sua importância para EAD.
• Tendências pedagógicas e a educação a distância:
• - tendências pedagógicas;
• - educação a distância e ensino a distância.
• Sociedade, educação e tecnologia: o papel da EAD:
• - sociedade tecnológica.
• - inclusão digital;
• - sociedade em rede;
• - reflexões acerca da modalidade.
• Panorama nacional e internacional da educação a distância:
• - evolução histórica da EAD;
• - contexto e perspectivas;
• - importância da Internet para a EAD;
• - experiências relevantes.
• Etapa de concepção:
• - processo de planejamento de cursos em EAD: concepção e elementos fundamentais;
• - teorias da aprendizagem e abordagens pedagógicas no contexto da EAD;
• - contexto, característica e uso pedagógico das mídias.
• Planejamento e desenho de cursos em EAD:
• - características e importância das diferentes mídias em um projeto educacional na modalidade a distância;
• - utilização de rádio, vídeo, TV e conferências em EAD;
• - uso de material impresso para EAD;
• - utilização de Internet e ambientes emergentes em EAD.
• Etapa de produção do processo de planejamento e produção de cursos em EAD.
• - mapeamento dos conceitos e tratamento dos conteúdos;
• - elaboração de roteiros didáticos, de atividades e de avaliações da aprendizagem:
• 1. Design Instrucional: princípios, processos e teorias.
• 2. Estilos e estratégias de aprendizagem.
• 3. Situações didáticas para EAD.
• 4. Implementação do DI em curso em educação a distância.
• Da implementação à avaliação de cursos em EAD:
• - acompanhamento e publicação de cursos em EAD;
• - avaliação de cursos em EAD.
TURMAS ABERTAS
Data Número de Vagas Vagas Disponíveis Matrícula
17/05 a 18/10
- ONLINE 35 31 Inscreva-se


* Consulta realizada em: 16/05/2011 às 11:47h
INVESTIMENTO
à vista: R$ 727,50 (3%)
1+4: R$ 150,00


www.pr.senac.br

EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

• A COOPEDUCAR através de sua grife VIDEOAULA ON-LINE oferece um mix de serviços com tecnologia de ponta e equipes técnicas e pedagógicas especializadas em educação a distância.
Atende à instituições de ensino e empresas interessadas em oferecer cursos específicos, desenvolvendo e executando projetos de capacitação e educação virtual em geral.
• ________________________________________
• Curso de Tutoria em Educação a Distância

Consultoria em Educação a Distância
www.coopeducar.com.br
A VIDEOAULA ON-LINE oferece um mix de serviços com tecnologia de ponta e equipes técnicas e pedagógicas especializadas em educação a distância.
Atende à instituições de ensino e empresas interessadas em oferecer cursos específicos, desenvolvendo e executando projetos de capacitação e educação virtual em geral.
• assessoria e qualificação de gestores e tutores para atuarem em projetos de Educação à Distância em instituições de ensino e em educação corporativa;
• cursos de qualificação profissional em geral na modalidade e-learning;
• implantação de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) customizados;
• manutenção e suporte de AVAs via internet;
• assessoria na concepção, formulação e implantação de projetos customizados de EaD.

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica
Nº 290 - 13 de maio de 2011
Expansão
Portaria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão em vigor desde o dia 6, autoriza uma série de iniciativas relacionadas a ações prioritárias do MEC, entre elas o programa de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. O documento autoriza novas contratações para locação, aquisição e reformas de imóveis, entre outras.
Programa de acesso ao ensino técnico e ao emprego requer ação coletiva O sucesso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), que tem como meta beneficiar 8 milhões de estudantes e trabalhadores com cursos técnicos e de qualificação até 2014, depende da união dos governos federal, estaduais, das entidades que compõem o Sistema S – Sesi, Senai, Sesc e Senac e do Parlamento. A afirmação foi feita nesta quarta-feira, 11, pelo secretário de educação profissional do Ministério da Educação, Eliezer Pacheco, durante audiência pública no Senado que debateu o tema. O projeto de lei que cria o Pronatec está em tramitação em regime de urgência no Congresso Nacional.
“A educação profissional tem que ser entendida dentro de um projeto de desenvolvimento democrático e soberano do país”, observou Eliezer.
O Pronatec prevê a continuidade da expansão da rede federal de educação profissional e tecnológica, com mais 201 escolas; do programa Brasil Profissionalizado; investimento federal nas escolas técnicas estaduais; novos polos do e-tec Brasil, ensino técnico a distância, e do acordo de gratuidade com o Sistema S.
O programa traz ainda uma série de outras iniciativas, como o novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), para estudantes que queiram fazer curso técnico ou para empresas que desejam qualificar seus funcionários. Prevê também a bolsa formação para estudantes do ensino médio das redes públicas, para formação em curso técnico no contraturno escolar, e a bolsa formação para trabalhadores do seguro desemprego e beneficiários do Bolsa Família.
“Com o programa buscamos resolver a falta de mão de obra qualificada, mas também melhorar a qualidade da educação, especialmente para os estudantes do ensino médio”, disse Eliezer.

EDITORIAL REVISTA GESTÃO E SECRETARIADO

http://www.revistagestaoesecretariado.org.br/ojs-2.2.4/index.php/secretariado/issue/current

EDITORIAL REVISTA GESTÃO E SECRETARIADO

Alguns fatos marcaram a história do Secretariado e deram à profissão maior dignidade: a lei de regulamentação em 1985, a criação do código de ética em 1989, as diretrizes curriculares para os cursos superiores em 2005.
E, hoje, em 2010, a primeira edição da revista “Gestão e Secretariado”, com a publicação de artigos científicos de qualidade.

Superar desafios, perpassar questões políticas, valorizar a profissão e colaborar para que o Secretariado desenvolva pesquisas eficazes que contribuam para a produção científica na área são os objetivos da Revista Gestão e Secretariado.

Selecionamos nove artigos para a edição de lançamento que abordam temas importantes para a reflexão de nossa Profissão.

O primeiro, de autoria de Elisandra C. da Fonseca, Priscila S. Parra, Maurício S. de Azevedo e Paulo C. Lopes, mostra, por meio de um estudo de caso, o processo de implantação da Governança Corporativa profissionalizando, o processo de sucessão familiar e a importância da Secretária Executiva no nesse processo.
O segundo, tendo como autoras Maria do Carmo Whitaker e Thais Novaes Cavalcanti, aborda a missão do secretariado em relação à ética e à importância do segredo profissional como um dos atributos exigidos.
Dois textos tratam das mudanças de paradigmas, mercado de trabalho e globalização. Walkíria Gomes de Almeida, Geórgia T. S. Rogel e Alzira da Silva Shimoura, observam a atuação do Secretariado como cogestor, empreendedor, consultor com foco no resultado. E Cibele Barsalini Martins, Penha Terra, Emerson Maccari e Ismar Vicente, neste estudo, propõem reflexão sobre o processo de formação educacional, visando identificar as mudanças ocorridas no mercado de trabalho e as implicações no mundo globalizado. Editorial
Outros dois artigos demonstram a importância do conhecimento e gestão do Secretariado no arquivamento de documentos. Elisabeth Adriana Didziak discute a importância do planejamento estratégico, tático e operacional da gestão de arquivos e Fernanda Maria Alves Lourenço e Aline Cantarotti enfocam a polivalência do Secretariado atuando em várias áreas que podem interferir nos negócios da empresa, se a organização de arquivos for feita de maneira incorreta.
Finalmente, três textos trazem como assunto principal a língua portuguesa e o conhecimento de idioma estrangeiro. Marilena Zanon discorre sobre a linguagem rebuscada e artificial das correspondências escritas. Emili Barcellos Martins e Maria Sabina Kundman, identificam, através de estudo com alunos, a importância da gramática no ensino da língua materna ou estrangeira. E Ricardo José Orsis de Santis e Ivani Vecina Abib, em outro artigo, abordam novos planos de ensino da língua estrangeira, considerando a necessidades dos alunos do curso Secretariado de Executivo Bilíngue.
Boa leitura para você!
Isabel Cristina Baptista
Editora
Isabel Cristina Baptista
Presidente SINSESP - gestão 2008/2012
SRTE/SP 73/86
(11) 3662 0241 - (12) 3962 1636
www.coins.sinsesp.com.br