quarta-feira, 22 de junho de 2011

Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional se reúne em Brasília

Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional se reúne em Brasília
Finalidade é discutir a Aprendizagem Profissional, com o objetivo de sensibilizar empregadores para o cumprimento da lei, com foco na qualificação da formação profissional


Brasília, 21/06/2011 - O Fórum Nacional da Aprendizagem Profissional (FNAP) se reuniu hoje em Brasília (21). A reunião teve o objetivo de estabelecer novas metas de aprendizagem no Plano Plurianual (PPA) que vigorará entre 2012 e 2015, além de apresentar a proposta de alteração do regimento interno do FNAP.

De acordo com o Secretário Executivo Substituto do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Nilton Fraiberg Machado, “existe a meta ambiciosa de inserir mais de 600 mil aprendizes sob ação fiscal no mercado de trabalho, além de atingir um milhão e duzentos mil adolescentes e jovens, com idade entre 14 e 24 anos e pessoas com deficiência a qualquer tempo, admitidos em contratos de aprendizagem”.

A finalidade do FNAP, de acordo com Vera Lúcia Sousa, Coordenadora Substituta de Preparação e Intermediação da Mão-de-Obra Juvenil (CGPI/SPPE), é “discutir e articular questões vinculadas à aprendizagem profissional, com o objetivo de sensibilizar os diversos atores envolvidos, para o cumprimento da lei, com foco na qualificação da formação profissional”.

Somente em 2011, de acordo com dados disponíveis no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e apresentados na reunião, foram incluídos 42.780 novos aprendizes no mercado de trabalho, numa elevação de 22,2% do número de aprendizes de 2010.

A aprendizagem profissional envolve, no MTE, ações da Secretaria de Políticas Públicas do Emprego (SPPE), da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT), além da Secretaria Executiva do MTE.

O FNAP – O Fórum Nacional da Aprendizagem Profissional (FNAP) cumpre papel estratégico na condição das políticas voltadas para o tema da aprendizagem. O FNAP é coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), com a composição de membros representantes do Ministério da Educação (MEC), Ministério Público do Trabalho, Secretaria Nacional de Juventude, Centrais Sindicais, Confederações, Conselhos, Serviços Nacionais de Aprendizagem e demais instituições formadoras, além do apoio da sociedade civil.
Assessoria de Imprensa do MTE
(61) 3317-6537 - acs@mte.gov.br
fonte:www.mte.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário