segunda-feira, 20 de junho de 2011

Novo Centro Cultural Vilinha resgata história de Curitiba

http://www.youtube.com/watch?v=XMHgTFjHlXA
A Prefeitura de Curitiba entregou, às 13h30, o Centro Cultural Vilinha, no Bairro Alto. O investimento na obra é de R$ 509 mil, com recursos do Município e do governo federal. Localizado no Parque Histórico da Vilinha, onde se fixaram os primeiros colonizadores portugueses, no século 17, é o mais novo espaço cultural e turístico da cidade.
"Esta obra resgata a história de Curitiba e cria um espaço para cursos, oficinas e exposições, além de ser mais um local de apoio aos turistas que visitam a cidade", diz o prefeito Luciano Ducci.

O Centro Cultural Vilinha marca a história do povoado do Bairro Alto e da própria fundação de Curitiba. No século 17, desbravadores portugueses saíam de Paranaguá em direção ao primeiro planalto paranaense, para buscar ouro além da Serra do Mar, por um caminho batizado de Queretiba.

Depois de atravessar a serra, os portugueses se acomodavam no povoado chamado de Vilinha, às margens dos rios Atuba e Bacacheri, conforme registros históricos, onde se encontram as raízes do Bairro Alto e do vizinho, Atuba
O Parque Histórico de Curitiba foi criado em 23 de março de 1972. A área destinada ao parque foi doada à Prefeitura em 1967.

Centro Cultural Vilinha
Investimento: R$ 509 mil.
Área construída: 275 metros quadrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário