quinta-feira, 23 de junho de 2011

Pela primeira vez, mulher presidirá o Parlamento português

Depois de rejeitar Fernando Nobre, deputados elegem Assunção Esteves

Esteves, ex-integrante da Corte Constitucional e deputada por Lisboa, foi eleita já no primeiro turno, com 186 votos, de um total de 230. (Francisco Leong / AFP)
A social-democrata Assunção Esteves, de 54 anos, se tornará a primeira mulher a presidir o Parlamento de Portugal. Esteves, ex-juíza da Corte Constitucional e deputada por Lisboa, obteve o voto de 186 parlamentares, de um total de 230. Ela sucederá ao socialista Jaime Gama, que tinha sido reeleito em outubro de 2009, com 204 votos.
Em Portugal, o presidente do Parlamento pertence tradicionalmente ao partido vencedor das eleições legislativas, neste caso o Partido Social Democrata (PSD), de centro-direita. É ele - ou, no caso, ela - quem substitui o presidente, se o poder ficar vago.
A votação - O PSD havia proposto, originalmente, o nome de Fernando Nobre para o cargo. Mas, o candidato não obteve os votos suficientes em duas eleições consecutivas, o que beneficiou Assunção. Ela foi, então, apresentada pela legenda como uma candidata alternativa.
Ao contrário do que ocorreu na segunda-feira, quando o Parlamento rejeitou a liderança de Nobre, Assunção recebeu os votos favoráveis do partido CDS-PP, parceiro governamental do PSD. A sigla não havia chegado a um consenso sobre a candidatura de Nobre.
Histórico - O PSD venceu as eleições legislativas antecipadas de 5 de junho em Portugal com 38,65% dos votos. Com isso, a legenda conquistou 108 das 230 cadeiras do Parlamento, contra 74 do Partido Socialista. O premiê apontado, como de costume, foi o líder do partido vencedor, Pedro Passos Coelho.
(Com agências EFE e France-Presse)
Tags: assunção esteves, parlamento, portugal.

http://veja.abril.com.br/noticia/internacional/mulher-presidira-o-parlamento-pela-primeira-vez-em-portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário